Categories: Colunas

Gusttavo, Sonza, Vitão, Cabello e Shawn: quando a curiosidade do público acaba sendo o melhor marketing

Nesta sexta, dia 09, fomos surpreendidos na Internet com a seguinte notícia: Gusttavo Lima e Andressa Suita se separam depois de cinco anos de casamento”. Coincidentemente, no mesmo dia rolou o lançamento de “Café e amor”, segundo single do cantor do grandioso “O embaixador: the legacy”. Com um cenário inspirado em Game of Thrones, o DVD de inéditas teve até um jogo, “The Legacy Game”, em que Gusttavo aparece como personagem em uma aventura medieval. O game 3D oferece ao usuário avatar personalizado e tem desafios que andam de acordo com as letras das músicas do projeto. O universo gamer está em alta e a sacada do artista em se inserir neste contexto demonstra o quanto a sua equipe está ligada em tudo o que acontece. Não à toa, a separação divulgada exatamente no dia do lançamento da música gerou aquela dúvida: separou mesmo, ou é a famosa jogada de marketing para o lançamento?

Se é uma estratégia ou não, ainda não temos como saber. O próprio Gusttavo fez questão de alimentar todo o imaginário de quem acredita na jogada. Em sua conta no Twitter, fez um post enigmático no Twitter que dizia “Melhor terminar cada um por si”. Os fãs mais ligados sabiam que a frase se trata de um trecho da música de trabalho do cantor. Mesmo assim, a frase gerou o burburinho esperado. Pouco tempo depois, o sertanejo retuitou a mesma mensagem se explicando: “Minha mais nova música, ‘Café e amor’”! Já assistiram o clipe?”.

A música fala do fim de um relacionamento que já está desgastado e diz que “café e amor são duas coisas que não se servem frio”. O término de Gusttavo e Andressa deixou os fãs surpresos, já que o casal aparecia com frequência nas famosas lives do cantor e em posts nas redes sociais. Uma coisa é certa: a canção não foi feita para o fim do relacionamento, já que o DVD foi gravado no mês passado e o primeiro lançamento, “De menina pra mulher”, aconteceu em 17 de setembro. Já a escolha do segundo single… Quem sabe? Ele foi anunciado na última segunda e, de acordo com os sites de notícias, até semana passada os dois estariam casados. Ao jornalista Leo Dias, Gusttavo disse que os boatos de que seria uma estratégia são infundados. “Fazer marketing com separação… Não sou desse tipo que faz tudo pelo sucesso.”, disse. “Ainda mais com um casamento, pelo amor de Deus. Estou muito triste pelo que está acontecendo. Não eram nossos planos. Agora é o momento de resguardar a família”, completou.

No caso de Gusttavo, o término do seu casamento se encaixa perfeitamente com seu lançamento. Mas o contrário já estamos cansados de ver por aí, não é mesmo? O tal do “namoro para lançamento”. Citando alguns muito recentes, temos Luisa Sonza e Vitão e também o casal Camila Cabello e Shawn Mendes. Ambos estavam solteiros na época em que gravaram e causaram aquele tumulto no mundo da fofoca. E hoje em dia, olha como deu certo, os dois casais estão juntinhos.

E por que esse interesse acontece? Simples. Muitas vezes a vida pessoal das pessoas públicas acaba chamando mais atenção do que um simples lançamento. Sabendo disso, muitas gravadoras e suas agências apelam para esse lado. Os cantores hoje em dia não são somente cantores, mas sim,  influencers, e tudo o que acontece na rotina deles vira notícia com uma potência muito maior em relação ao que acontecia antes de estarmos vivendo na era das redes sociais.

Em entrevista ao Hugo Gloss, Vitão admitiu que os flagras que rolaram dele com a Luisa Sonza antes de “Flores” ser lançada faziam parte da estratégia de Marketing do lançamento. Isso porque as imagens dos dois juntinhos apareceram na mídia bem antes do anúncio oficial da nova parceria entre os dois (a primeira foi “Bomba relógio”). Na entrevista, o cantor disse que os dois ainda não tinham ficado na época da primeira fofoca, mas que pouco depois começaram a se gostar. Antes de “Flores”, ainda casada com o YouTuber Whinderson Nunes, Luisa foi alvo de comentários maldosos (zero planejados) ao lançar uma música com Dilsinho, “Não vai embora”. Na época, apontavam o pagodeiro, que é casado, como affair da loira. Fofoca plantada, ou não, vamos aos resultados: “Flores” está com a impressionante marca de 95 milhões de views neste instante e “Não vai embora” conta com mais de 66 milhões de visualizações no YouTube até agora. Quando você estiver lendo isso, os dois clipes terão ido muito mais longe.

Lá fora, em 2019, só se falava em “Señorita”, parceria entre Shawn Mendes e Camilla Cabello, que entrou em “Romance”, álbum da cantora. Ainda durante as gravações começaram a pipocar os boatos de que os dois andavam muito próximos, dando a entender que estava rolando alguma coisa ali. Os dois passaram a ser fotografados constantemente em clima de intimidade e quando finalmente o clipe saiu, os dois assumiram o namoro. Namoro esse que muitos acreditam até hoje ser fake. O casal protagonizou ano passado um dos momentos mais icônicos da Internet, dando um beijão de língua no Instagram para “provar” que estariam juntos pra valer. Se começou sendo marketing, a gente não tem como garantir, mas que os dois estão juntinhos até hoje, estão. Shawnmila, como os fãs shippam, é real, galera! O interesse pela vida pessoal dos artistas é completamente compreensível, com tanta exposição em cima deles. O que a gente espera é que, entre cliques, views, likes e afins, todo mundo saia com o coração intacto dessa engrenagem.

Assista ao clipe do Gusttavo Lima, “Café e amor”:

Ju Pires

Ju Pires é jornalista e produtora de conteúdo com passagem pela rádio FM O Dia, Mix Rio FM e SulAmérica Paradiso. Fã de Britney Spears, seu lema é: “se a princesinha do pop superou 2007, somos capazes de superar tudo”.

PUBLICIDADE