Connect with us
[the_ad id="42828"]

Colunas

Anitta: um ano depois do Rock in Rio, seu palco agora é o mundo

Ju Pires

Published

on

Em setembro do ano passado, ela se preparava para um dos seus shows mais importantes no Brasil, o Rock in Rio. Anitta chegou ao festival com banca de artista headliner, o que, para muita gente, ela era! Em um dos dias mais lotados de evento, que tinha a cantora P!nk como artista principal, a grande maioria queria mesmo era ver o show da poderosa. Seja para tietar, seja para apontar um defeito e falar mal: ela sempre provocou, sem querer, essas reações. Nos últimos dias ela voltou a causar, mas desta vez no palco mundo REAL. A artista fez uma apresentação histórica no “The tonight show”, programa do Jimmy Fallon, um dos mais assistidos do mundo, desta vez como a atração musical da noite. A apresentação foi assistida no mundo todo. Para apresentar Anitta, Jimmy escolheu o termo “brazillian superstar”.

Advertisements

Jimmy também deu um spoiler do próximo álbum da cantora, que vai se chamar “Girl from Rio”. Esse será, eu acredito, o álbum que vai consolidar Anitta como cantora internacional. Vamos nos acostumar a vê-la em premiações assim como Maluma, J Balvin e Rosalía.  O que eu observo com o nome desse álbum é o que Anitta vem fazendo há tempos. Ela leva para a sua carreira lá fora vários elementos da nossa cultura. Há quem não entenda o motivo que faça com que ela cante músicas em inglês e espanhol, embora muitas vezes a própria tenha explicado que faz parte de sua estratégia para o sucesso mundial.  De mansinho, Anitta leva o nosso funk, nossa estética, nosso material e cultura para o mundo. Ela sabe disso e busca em todas as suas escolhas. Por exemplo, no Rock in Rio Lisboa, em 2018, na sua estreia no festival, Anitta caprichou no visual de Carmen Miranda, uma perfeita união Brasil- Portugal. No “The tonight show”, o figurino em animal print foi usado como um alerta em relação às queimadas do Pantanal, que estão destruindo grande parte da nossa fauna. A cantora é muito ligada na causa ambiental e sempre que pode usa as suas redes sociais para a conscientização sobre o tema. Além disso, para essa apresentação, Anitta fez questão de estar em um ponto turístico do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar, para que o mundo inteiro pudesse ver as belezas daqui, ao invés de tantas notícias negativas que saem na mídia internacional. E ela conseguiu! Assim como leva um pouco do Brasil em cada apresentação internacional que faz, Anitta não se esquece do que a fez chegar ao estrelato e sempre que está em um grande momento, destaca alguns elementos quase que como uma forma de agradecimento. Um exemplo foi o show do Rock in Rio, que teve no cenário um paredão de funk, que foi o que fez com que todos conhecessem Anitta.

Advertisements

Já entrevistei Anitta em várias situações, desde o início da sua carreira. Uma coisa que sempre observei é que ela fica feliz com todas as suas conquistas, porém não me parece nunca surpresa com a proporção do que está rolando, já que trabalhou muito para aquilo acontecer. Eu acho que faz total sentido agradecer à ela mesma, antes de qualquer coisa. Ao final da sua apresentação no Rock in Rio, cheguei a falar isso para ela em uma gravação. Naquele momento, colhendo todos ou louros da sua apresentação impecável, ela ainda estava atenta ao que não tinha conseguido fazer. “Eu estava zero tranquila porque entramos no palco sem conhecer, já que não conseguimos passar o som”, disse ela. Essa inquietude que a leva longe. Provavelmente agora, ao invés de somente comemorar, ela já está planejando o próximo passo.

Advertisements

Em um intervalo de dois dias, vimos Anitta no Rio de Janeiro, para um programa gravado em Nova Iorque e também direto da Bahia, para a gravação da sua performance para o “MTV Miaw”, que aconteceu na última quinta-feira em São Paulo. Ela fez a divulgação do seu single com Mike Towers e Cardi B, “Me gusta”, abusando das cores no Forte São Marcelo, em Salvador, acompanhada da Banda Didá. A banda não foi escolhida de bobeira: é formada somente por mulheres percussionistas. Mais uma vez ela apresentou um ponto turístico brasileiro para o mundo. Podemos esperar por aí outros cartões postais da nossa terrinha nas apresentações da Anitta? Eu aposto que sim. Podemos dizer também, depois de tanta história para chegar ao Rock in Rio que, um ano depois, o palco da Anitta está muito maior e faz jus ao nome dado ao lugar principal do festival: o palco da Anitta agora é o mundo.

Advertisements

Advertisements

Ju Pires é jornalista e produtora de conteúdo com passagem pela rádio FM O Dia, Mix Rio FM e SulAmérica Paradiso. Fã de Britney Spears, seu lema é: “se a princesinha do pop superou 2007, somos capazes de superar tudo”.

Advertisements