1. Home
  2. »
  3. Música
  4. »
  5. Pete Tong e...
in

Pete Tong e Gerd Janson, duas lendas da música eletrônica, aterrissam no D-EDGE Rio e São Paulo

Saiba mais sobre os dois artistas, que tocam tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo

Pete Tong e Gerd Janson duas lendas da musica eletronica aterrissam no D EDGE Rio e Sao Paulo POP CYBER
Foto por @sigmamediahouse

Abril é o mês que o D-EDGE celebra seu aniversário e, por isso, tanto a casa de São Paulo quanto a do Rio estão cheias de atrações incríveis ao longo do período. Duas das mais especiais são eles: o britânico Pete Tong e o alemão Gerd Janson, que vêm como principais atrações destes 24 anos de clube.

Pete Tong

L4SFuaiwU9WVltTJ6PekgaS4FGjNxnmZ1N9RzKmz0Fnq15a7IUMK8NxhayZBQYQQI8TzbkFJi5OGx8L29oCGGyF7fzaHWO1OYVB2k7ud63CisxEZzK1AZ8S9PkoEI0UKge9l EKG62ZJJhz3RQjw9ng POP CYBER
Boreal Agency

O primeiro é figura fundamental da cena eletrônica, não somente da Inglaterra, como do mundo todo. Tong foi um dos pioneiros a se entusiasmar com a house music que emergia em Chicago e a importá-la para seu país, fazendo-o chegar até a principal estação de rádio do Reino Unido, a BBC, e lá, transformando-se em uma voz fundamental para a difusão da cultura clubber.

Nascido em Darford, Kent, Pete Tong iniciou sua carreira como baterista na adolescência, antes de se tornar DJ, tocando em festas e casamentos durante o final dos anos 70, e também passando por pequenos selos musicais. Sua primeira incursão no rádio se deu pela Radio Invicta, uma estação pirata dedicada ao soul. Em 1983, entrou como A&R da London Records, e logo depois, caiu de cara no ascendente universo da house music, que então dava seus primeiros passos em Chicago.

Após se reunir com os proprietários da DJ International e Trax Records (os dois selos de house mais importantes da cidade, à época), organizou uma compilação em 1986 intitulada “The House Sound of Chicago, Vol. 1”, que foi o primeiro lançamento britânico a focar no estilo.

Ele nunca abandonou a discotecagem durante seu tempo na London Records, e começou a promover a house em clubes ao redor de Londres, sendo um dos pioneiros na disseminação do gênero musical na Terra da Rainha.

Quando a BBC começou a dar espaço para a vertente, Pete Tong foi uma escolha natural para comandar os programas, e o seu Essential Selection (transmitido toda sexta-feira à noite, a partir de 1991) tornou-se o grande lugar para se ficar ligado no que havia de mais quente na cena.

Pete tradicionalmente escolhe uma música promissora como a Essential New Tune da semana, muitas das quais se tornam grandes sucessos e clássicos duradouros. Desde 1993, ele também apresenta o Essential Mix, um programa semanal que emula o formato de mixagem contínua dos clubes, e apresenta uma ampla variedade de DJs, tanto estabelecidos quanto em ascensão.

No D-EDGE, se apresenta primeiro no Rio, nesta sexta-feira (12), em edição da DOG_MA, e parte no dia seguinte para SP, onde toca na pista 2 da NAVE — a pista 1 fica sob o comando da residência do DJ Marky.

Gerd Janson

sSAdiMXYxEyCJigAuegG1Wcw 6Kv7oeXgfnfgxguNwxnbqi xABzaVm 6XhkUSQxv3hGEaKyWRN7B97fk1FwFnSv2wd POP CYBER
Boreal Agency

Já Gerd Janson é um dos DJs mais interessantes e diferenciados do cenário alemão da house e do techno.

Residente dos clubes Panorama Bar/Berghain e Robert Johnson (neste, desde 2000, onde, como DJ e curador, ajudou a fazer dele uma das casas mais celebradas da cena), o artista se notabilizou por ser um exímio pesquisador, capaz de resgatar clássicos de maneiras inesperadas e emplacar tendências nas pistas de dança.

Tendo a versatilidade como uma das suas principais marcas — passeia por estilos como disco house, UK funky, synth-pop e techno —, Janson passou a se destacar pelo mundo, ganhando a oportunidade de tocar em países como Austrália, Israel, Japão e Singapura, além do Brasil, é claro.

Além disso, Gerd é celebrado como uma das cabeças da gravadora Running Back, que, fundada em 2002, teve papel importante para promover novos talentos e construir uma comunidade musical ao seu redor. Todd Terje, Tensnake, Henrik Schwarz, Radio Slave e Telephones são alguns dos nomes promovidos pela label.

Como produtor, emplacou hits enérgicos como “Surrender”, com Shan, mas se destacou mesmo com seus remixes e edits, com encomendas de artistas como The Chemical Brothers, George Ezra, Keinemusik, Krystal Klear e Tensnake.

No D-EDGE, também faz a dobradinha: D-EDGE Rio na sexta (neste caso, a do dia 26, que ainda conta com o núcleo Horse Meat Disco), D-EDGE SP no sábado (27), em noite da NAVE que ainda conta com o belga Biesmans.

CAOS recebe Sirus Hood como grande atracao da Dale deste sabado POP CYBER

CAOS recebe Sirus Hood como grande atração da Dale! deste sábado

Do house music ao pop CAOS recebe atracao internacional e segue com programacao aquecida em abril POP CYBER

Do house music ao pop: CAOS recebe atração internacional e segue com programação aquecida em abril