Connect with us

Entrevistas

ENTREVISTA: Grupo Façanha fala sobre novo DVD

Published

on

aaa

O Grupo Façanha iniciou oficialmente na música em 1995. Na época, os irmãos Cauique e Jhow se juntaram com primos e amigos e assim deram início a história do grupo que hoje figura entre os principais nomes do samba paulista.

Formado atualmente por Cauique, Jhow e Jair, o Façanha ganhou maior destaque e visibilidade em 2007 ao lançar o hit “Saudades do Amor”. A música foi destaque nas rádios de todo o Brasil. O primeiro disco “Concertos para Churrasco” foi lançado em 2011 e contou com as participações do Fundo de Quintal e da cantora Leci Brandão, padrinhos dos músicos.

Agora, após três CD`s, a banda acaba de lançar seu quarto disco e primeiro DVD: “Façanha na Praia”. Com um clima praiano, pé na areia em estilo luau, o grupo aposta no calor do verão brasileiro e no balanço de suas canções que prometem embalar os corações.

“Façanha na Praia” traz um repertório autoral e de grandes promessas da música. Além dos sucessos “Saudades do Amor”, “Não vejo à hora”, o grupo assina canções com nomes conceituados do Samba como: “Verdadeira Chama” e “Nosso Grito” (Part. FUNDO de QUINTAL), “Contrariando a Regra” (Part. LECI BRANDÃO) e “Balacochê” (Part. DIOGO NOGUEIRA). Além das inéditas “Vem pra Boa”, “Provocação”, “Valei-me Nossa Senhora” e o novo single “O Nosso Amor é uma Onda”, que já estão agitando as apresentações do Grupo.

Com irreverência, swingue e qualidade musical, o Façanha apresenta em seus shows desde os grandes bambas, como Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Beth Carvalho, até grupos parceiros da nova geração, como Revelação, Pixote, Thiaguinho, Ferrugem, entre outros. Confira uma entrevista exclusiva com o grupo sobre o novo projeto:

Portal Pop Cyber – De quem foi a ideia de gravar o DVD na praia?

JHOW – A ideia foi do Cauique (vocalista). Nós somos irmãos e crescemos juntos na praia de Peruíbe. É um lugar muito importante e que faz parte da nossa história. Por isso escolhemos esse local para o nosso primeiro DVD.

Portal Pop Cyber – Como foi a escolha do repertório?

CAUIQUE – Esse trabalho é quase todo autoral. Tivemos alguns parceiros como Rodrigo Leite e Serginho Meriti, mas a maioria é de minha autoria. Pensando no nome do nosso grupo, as músicas foram escolhidas para apresentarem uma façanha diferente, ou seja, canções que fogem um pouco do que o nosso público está acostumado, mas com toda energia que o grupo sempre apresenta nos shows e rodas de samba. O cenário natural também fez toda diferença na escolha das músicas!

Portal Pop Cyber – Na época o evento foi apenas para convidados ou aberto ao público?

JHOW – Foi aberto ao público, a princípio seria um evento particular, dentro de uma casa, ou pousada, mas a notícia se espalhou e o evento foi tomando uma proporção que nos motivou a fazer na beira da praia para todos, ao vivo e de graça! Lembrando que foi gravado antes da Pandemia.

Portal Pop Cyber – Como vocês enxergam o cenário atual da música pós pandemia?

CAUIQUE – Eu enxergo esse cenário pós pandemia um pouco mais humano, todo mundo teve a oportunidade de ver a importância da música no contexto social. A música vai muito além de negócios, e esse período deixou a gente muito mais próximo de todos os públicos, ficamos mais próximos dos outros gêneros, de outros artistas que no tempo da correria dos tempos normais a gente não conseguiria acompanhar. Tudo isso em prol de uma solidariedade que uniu geral. Se é que se pode falar que houve algo favorável nesse período, o que mudou foi esse olhar que vamos colher os resultados mais para frente. A música está mais democrática, mas também muito mais amorosa.

Portal Pop Cyber – Hoje em dia o foco dos lançamentos é muito na internet. Como vocês enxergam e lidam com isso?

JAIR –  Nós temos um público de faixa etária muito diversa, desde crianças até os mais velhos curtem nosso som. No começo dessa transição para o mundo digital, confesso que achava tudo muito “frio”, e isso porque parte do nosso público ainda não estava nesse ambiente. Hoje, além de lidarmos muito bem com tudo isso, temos também assessoria digital que nos dá todo suporte no que ainda não conhecemos. Buscamos sempre tirar o maior proveito da força da internet e crescer com isso.

Portal Pop Cyber – O que o público pode esperar de vocês em 2021?

CAUIQUE – Estamos trabalhando a divulgação do DVD “Façanha na Praia”, porém os trabalhos não param, já estamos pensando no processo de gravação do nosso novo single “Tum Tic Tum”, que algumas pessoas já conseguiram conferir nos shows. Se trata de uma canção muito animada que vai deixar todo mundo viciado. De resto, estamos sempre buscando evoluir e melhorar como artistas, para entregar para os nossos fãs a melhor experiência em música e diversão.

Portal Pop Cyber – Tem planos ou previsão de gravar algum outro DVD?

CAUIQUE – A verdade é que queríamos gravar no carnaval nosso novo projeto audiovisual, mas com tudo que vem acontecendo, as recomendações da OMS e o cancelamento do carnaval acabamos adiando esse projeto. Em breve irá rolar e vamos avisar todo mundo.

 

Portal Pop Cyber – Deixe um recado para os fãs do grupo que acompanham o Pop Cyber

CAUIQUE – Obrigado à todos amigos e fãs do grupo, que sempre acompanham e prestigiam o nosso trabalho, o carinho de vocês é combustível dos nossos sonhos. Continuem nos seguindo nas redes sociais e em breve estaremos todos juntos!!!!

Jornalista formada, trabalha na área desde 2017. Possui a própria empresa de assessoria de comunicação e é apaixonada pelo meio artístico e audiovisual. E-mail: [email protected]

Advertisement