Categories: Entrevistas

ENTREVISTA: Atriz Camila Curty fala sobre a carreira e projetos em quarentena

Com uma grande bagagem de projetos, sendo protagonista de produções audiovisuais nacionais e internacionais, teatro, espetáculos, diretora, fotógrafa, produtora e roteirista, Camila Curty coleciona grandes projetos e trabalhos em cerca 10 anos de carreira.

“Cartas Para O Fim de Um Mundo” é um de seus projetos mais recentes, tendo sido produzido neste período de quarentena, assim como a série internacional “La Llamada”, que ela também protagoniza.

Além disso, Camila possui, em sociedade com alguns amigos, uma Associação de Atores, intitulada “Studio Casa”, onde buscam desenvolver e estudar técnicas americanas de atuação. E não para por aí, buscando dar continuidade do estudo da arte, Camila fundou ao lado de seu namorado, Pablo Cortez, o Laboratório de Atores, uma escola de pesquisa de atuação, com atores incitantes ou mais experientes.

Em uma entrevista especial, podemos conhecer um pouco mais sobre a talentosa Camila Curty, que tem muita coisa para contar para a gente sobre suas mais diversas experiências com a arte em todos esses anos de carreira. Confira:

Portal Pop Cyber – Quando e como começou a sua paixão por Artes Cênicas?

Camila – Eu sou atriz há quase 10 anos. Minha paixão começou no teatro. Minha mãe costumava me levar pra assistir peças quando criança, o que infelizmente não é tão comum pras crianças de hoje, e eu sempre amei ir com ela assistir as peças. Na minha escola tinha um investimento muito grande na área artística e eu via sempre meus amigos dedicados e envolvidos no teatro, nas peças da escola… Eu morria de vergonha, mas eu lembro até hoje da emoção que foi meu primeiro dia de aula de teatro no colégio. Meu coração estava super acelerado… Desde então eu segui na carreira.

Portal Pop Cyber – Você investiu bastante em Arte Cênicas e estudou fora do país, o que sem dúvidas contribui bastante para a sua bagagem como atriz. Como foi essa experiência? O que mais te agregou de aprendizado?

Camila – Eu carrego comigo tudo que aprendi até hoje. Estudei um pouco de tudo ao longo desses quase 10 anos de carreira. Tentei todas as linguagens teatrais possíveis. Eu investi muito e ralei muito pra ter alguma base, porque apesar de ter algum incentivo em casa era eu por mim. Há uns 6 ou 7 anos atrás eu comecei a investigar dramaturgia contemporânea latino-americana e teatro documental, que eu amo de paixão. E uns 5 anos atrás eu me dediquei a uma área de pesquisa totalmente diferente que são as técnicas de atuação americanas (o Method Acting). Pra mim fazia sentido estudar o mesmo que atores que eu tanto amo estudaram (como Marilyn Monroe, Al Pacino, De Niro, Marlon Brando). A partir daí vieram os estudos, como com o professor Robert Castle e nas escolas Stella Adler Studio e Lee Strasberg Institute.

Portal Pop Cyber – Além de trabalhar como atriz, você também já esteve nos bastidores, roteirizando, produzindo e dirigindo projetos e espetáculos, por exemplo! Como é viver esse outro lado da sua vida profissional?

Camila – Eu demorei a aceitar que eu curtia muito produzir, dirigir, escrever… Eu achava que eu seria menos atriz se me dedicasse as outras funções. Que o universo falaria “você é boa nisso, então chega de trabalho de atriz pra você” (risos). Eu precisei passar por um processo de amadurecimento e de muita terapia pra entender que eu posso fazer tudo isso muito bem e que uma coisa não anula a outra.

Me sinto muito mais interessante por dominar as outras áreas, por ter a minha produtora, por poder me dar trabalho e dar trabalho pra pessoas tão talentosas ao meu redor.

Hoje em dia, todas as minhas funções caminham lado a lado e eu amo cada uma delas.

Portal Pop Cyber – Você também abriu uma escola de atores. Como surgiu a ideia? E como tem sido vivenciar essa experiência?

Camila – A ideia surgiu de compartilhar o conhecimento que eu absorvi ao longo de todos esses anos.

Apesar de ter passado uns perrengues (principalmente financeiros), eu reconheço a minha posição de privilégio e acho importante poder compartilhar (já que fazemos isso de forma acessível).

Antes da pandemia o Pablo Cortez (que é meu namorado e que tem a mesma bagagem que eu) quis dar um workshop pra compartilhar nossas pesquisas, me chamou pra ser assistente dele e foi um sucesso! Durante a pandemia ficamos um tempinho com a carreira estagnada, e ai surgiu a ideia de fazer o Laboratório de Atores, que é a nossa escola de atuação e que funciona super bem online.

Portal Pop Cyber – Durante a quarentena “Lockdown” é um dos seus projetos em produção. Conta mais sobre esse projeto para a gente!

Camila – Lockdown é um projeto que surgiu no ano passado e foi idealizado por mim e pelos atores Pablo Cortez e Gabriel Canella. Queríamos trabalhar juntos e fazer algo no teatro bem diferente do que estávamos assistindo nos últimos anos. Pra isso, fechamos nossa parceria com o autor Herton Gustavo Gratto que está escrevendo o texto. A obra é uma intertextualização entre Um Bonde Chamado Desejo do Tennessee Williams (que é um clássico e eu amo!!!) e a situação atual da pandemia.

Portal Pop Cyber – Como surgiu a ideia de “Cartas Para O Fim de Um Mundo” e o quão especial esse projeto é para você?

Camila – Cartas Para o Fim de Um Mundo é uma websérie que eu faço como atriz, diretora, roteirista, diretora de fotografia, produtora… e eu divido tudo isso com meu amor, Pablo Cortez. Isso é tudo que torna o projeto especial demais pra mim! O projeto surgiu em uma das leituras de Lockdown quando o Herton, que é um dos autores das cartas, dividiu comigo e com o Pablo a troca de cartas entre ele e Ligia Prieto (a outra autora). Daí veio a ideia de transformar em um projeto audiovisual.

Portal Pop Cyber – Qual foi sua parte favorita de gravar “Cartas Para O Fim de Um Mundo”?

Camila – Minha parte favorita é ver cada episódio pronto, no ar, disponível pras pessoas. Sinto que ali meu dever foi cumprido e já não é só meu ou do Pablo ou dos outros envolvidos. É de quem quiser.

Camila Curty em “Cartas Para O Fim De Um Mundo”

Portal Pop Cyber – Como foi participar de “La Llamada”, se tratando de uma produção internacional?

Camila – Foi muito importante pra mim por muitas razões. Eu sempre quis participar de um projeto internacional porque envolve muitas coisas, tipo o desafio de me comunicar em outra língua e pela conexão entre vários artistas do mundo… Além disso, é um projeto que eu acredito e me identifico. Isso é primordial pra um artista e alimenta a vontade de trabalhar e investir na carreira que é tão dura.

Portal Pop Cyber – “La Llhamada” é uma produção à distância que possibilitou unir atores de todo mundo em um só projeto. Você acredita que formatos como esse podem continuar sendo utilizados após a pandemia também?

Camila – Eu acredito que é a linguagem do futuro. Muitas coisas de qualidade estão sendo produzidas à distância. Isso facilita muita coisa e amplia as possibilidades. Não acredito que “quando tudo voltar ao normal” as produções convencionais vão terminar. Não mesmo. E eu quero muito que continuem e que tenham cada vez mais investimento. Mas eu espero que as produções a distância continuem com a mesma força.

Portal Pop Cyber – Até hoje durante sua carreira, tem algum trabalho que você tem um apego maior? Se sim, o que o torna tão especial?

Camila – Nesse momento talvez seja a websérie. É especial porque eu e Pablo fizemos juntos, pela primeira vez, toda a parte braçal sozinhos. Óbvio que tem muito defeitinho, muita coisa pra melhorar, mas nós estamos aprendendo na prática e estamos muito engajados em dar o nosso melhor apesar das limitações.

Portal Pop Cyber – Tem algum tipo de projeto que você tem muita vontade de fazer?

Camila – Vários! (Risos) Eu já fiz muita coisa ao longo de todos esses anos, mas tem muita coisa que eu ainda não fiz. Por exemplo, meu sonho de princesa é fazer uma Carminha ou uma Nazaré. (Risos)

Portal Pop Cyber – Você conseguiria escolher entre o teatro e o audiovisual?

Camila – Alguns anos atrás eu escolheria teatro sem dúvida alguma. Hoje é impossível escolher um só. No meu coração tem espaço pras duas coisas.

Aproveite para conferir um pouco do talento da Camila em “Cartas Para O Fim de Um Mundo”:

Tags: Camila Curty
Julia Diniz

Jornalista formada, trabalha na área desde 2017. Possui a própria empresa de assessoria de imprensa e é apaixonada pelo meio artístico e audiovisual. E-mail: contato@portalpopcyber.com

PUBLICIDADE