Spotify revela mais de 1,3 milhão de playlists com o tema “quarentena”

x82428297 FILE PHOTO A smartphone is seen in front of a screen projection of Spotify logo in this pic.jpg.pagespeed.ic .63GkzqgoeO

O ano de 2020 veio pra mostrar que a vida é feita de momentos e que mesmo em época de pandemia, os momentos são melhores quando acompanhados de uma trilha sonora. Pensando nisso, o Spotify levantou as novas tendências de consumo relacionadas a música no Brasil e constatou que, entre 5 de maio e 30 de julho, foram criadas mais de 1,3 milhão de playlists com o tema “quarentena” em todo o mundo.

Além disso, as faixas mais populares dentro dessas playlists, incluem: ” Stuck With U” de Ariana Grande Justin Bieber, ” Bored In The House” de Tyga Curtis Roach, ” Be Kind (with Halsey)” de Halsey Marshmello, ” Lockdown” de Anderson Paak e o novo álbum de Taylor Swift, sua faixa ” exile” com Bon Iver. E seríamos negligentes se não fizéssemos um lembrete especial aos que estão vivendo em modo solo na quarentena que podem ser os responsáveis por adicionar ” I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” de Whitney Houston a essas playlists – a gente entende vocês!

Aqui podemos observar outras atividades que tiveram um crescimento na criação de playlists dentro da plataforma do Spotify e suas trilhas sonoras mais populares:

• Andar de bicicleta ou patins provou ser passatempos populares e uma alternativa como forma de exercício durante a quarentena. Foram mais de 54 mil playlists criadas globalmente em torno dessas atividades entre 5 de maio a 30 de julho.
– Algumas das músicas mais populares adicionadas a playlists com o tema “ciclismo” incluem: ” Bebi Minha Bicicleta (Coração Falido) – Ao Vivo”, de Zé Neto & Cristiano, ” Kolors” de Monte Booker, Smino, ” Don’t Start Now”, de Dua Lipa, ” Roses – Imanbek Remix” do Imanbek, SAINt JHN e ” Dance Monkey” da Tones And I.
– Músicas populares em playlists de “patinação / patins” incluem: ” Don’t Start Now” da Dua Lipa, ” Rain On Me (with Ariana Grande)” da Ariana Grande com a Lady Gaga, ” Roses – Imanbek Remix” do Imanbek, ” Break My Heart” da Dua Lipa e ” Say So” da Doja Cat.

• Good Vibes: notamos uma mudança na “vibe” dos ouvintes de música ao redor do mundo e também no Brasil. Em janeiro de 2020, vimos um pico dos ouvintes ouvindo músicas mais animadas em comparação com os meses seguintes aqui no Brasil, sendo maio de 2020 o mês em que os ouvintes ouviram faixas mais “tristes” ou músicas mais lentas.

• De carona com sua música preferida: Mesmo com muita gente em casa, algumas não tiveram opções e uma parcela das pessoas tiveram que trabalhar ou até mesmo viajaram de carro para espairecer. O Spotify notou que de junho a julho houve um crescimento de 40% nas playlists de viagem aqui no Brasil.
– Aqui no Brasil as músicas mais utilizadas nessas playlists foram: ” Riptide” de Vance Joy, ” Sweet Home Alabama” do Lynyrd Skynyrd, ” Blinding Lights” de The Weeknd, ” Watermelon Sugar’” de Harry Styles e ” Bohemian Rhapsody – 2011 Mix” do Queen.
– Sabe quais países criaram a maioria das playlists de viagem? Os Estados Unidos, em primeiro lugar, seguidos pelo Reino Unido, Austrália, Canadá e Alemanha.
– Mostrando que muitos ouvintes estão em movimento, notamos um crescimento de 10% nos usuários que ouvem músicas e podcasts no modo offline.

• Férias em casa: Muitas pessoas estão ficando em casa em vez de viajar nas férias e vimos um aumento de quase 18% na criação de playlists por usuários no Brasil com o tema “férias em casa” de junho a julho.
– As músicas preferidas para esse tipo de férias incluem: ” Believer” do Imagine Dragons, ” Break My Heart” da Dua Lipa, ” Thunder” do Imagine Dragons, ” Something Just Like This” do Coldplay, The Chainsmokers, ” Every Breath You Take” do The Police;
– Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar na criação de playlists de férias em casa, seguidos pelo Reino Unido, Brasil, Canadá e Irlanda.

• Música ao ar livre: Os ouvintes parecem buscar atividades ao ar livre, já que vimos um aumento de quase 8% de playlists no Brasil com esse tema de junho a julho sendo criadas no Spotify.
– Algumas das músicas mais adicionadas a playlists de atividades ao ar livre, incluem: ” Na Raba Toma Tapão” do MC Niack, ” Liberdade Provisória – Ao Vivo” de Henrique e Juliano, ” Tudo no Sigilo (Vytinho NG e Bianca)” da MC Bianca, Vytinho NG, ” BRABA” da Luísa Sonza e ” Te Prometo” do DJ Dennis DJ e Mc Don Juan;

• Alguém está entediado? Sim! Acontece que tem muita gente se sentindo um pouco inquieto; mais de 54 mil playlists foram criadas com o título de “tédio” entre 5 de maio e 30 de julho no Brasil.
– As principais músicas incluídas nas playlists, são: ” Tempo Perdido” de Legião Urbana, ” Anunciação” de Alceu Valença, ” Velha Infância” dos Tribalistas, ” Pra Você Guardei O Amor” de Ana Cañas, Nando Reis e ” Pupila” de ANAVITÓRIA, Vitor Kley.

• Streaming com os amigos: Além disso, embora o distanciamento social permaneça em vigor em muitas partes do mundo, inclusive, no Brasil, o Spotify ajudou os usuários a se reunirem por meio do recurso Sessão em Grupo do Spotify, que permite que ouvintes Premium em todo o mundo sintonizem a mesma lista de reprodução ou podcast simultaneamente.

Muito legal, né? Para saber mais detalhes sobre as tendências, acesse o For the Record, blog do Spotify!

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

IMG 0904

Flay confirma participação de Boca Rosa e Cinthia Cruz em clipe de “Saudades, Né Minha Filha?”

7f0809961f8e77772792535d1210a1c5

Tiësto e Vintage Culture lançam a música inédita Coffee (Give Me Something)