A banda de rock Portugal. The Man, vencedora do GRAMMY, acaba de lançar o novo álbum, “Chris Black Changed My Life”, já disponível em todas as plataformas digitais. O projeto foi produzido pelo lendário Jeff Bhasker (Beyonce, Harry Styles, SZA, Mark Ronson).
Além do novo lançamento, Portugal. The Man está incentivando os fãs a aprenderem um pouco mais sobre as campanhas “Frances Changed My Life” e “Chris Black Changed My Life”. Ambas as iniciativas capacitam pessoas, com o objetivo de celebrarem aqueles que impactaram suas vidas.
“Chris Black era tão grande e tão cheio de vida que sua energia era um lembrete constante de como somos sortudos e de como devemos ser gratos pelas pessoas com quem compartilhamos esta vida. Eu sinto que é muito importante homenagear essas pessoas, e esse é o objetivo deste álbum – homenagear essas pessoas que mudam nossas vidas e dizer isso enquanto eles estão aqui. Nós amamos essas pessoas. Reconheça-os”, afirmou o vocalista e guitarrista da banda, John Gourley.
Portugal. The Man fez seu retorno triunfal no início de março com a contagiante canção “Dummy”, que se tornou o quarto single da banda no Top 5 na Alternative Radio, por 15 semanas, e foi imediatamente elogiado pela Billboard como “um jingle apocalíptico”, logo após o lançamento. A faixa chegou com um videoclipe oficial dirigido por Noel Paul e estrelado pelo novo membro da banda, Tank Dog.
Na última quinta-feira (22), John Gourley foi capa da Billboard. Confira a matéria completa, com fotos exclusivas do astro, tiradas pelo fotógrafo indígena Brian Adams.
Após o lançamento de “Dummy”, a banda compartilhou outros singles como “Plastic Island”, “Summer of Luv”, em parceria com Unknown Mortal Orchestra, “Thunderdome [W.T.A]”, com Black Thought e Natalia Lafourcade, e “Champ”, que foi produzido a partir de uma e-imaginação do sucesso de 1971 do músico vencedor do GRAMMY, Edgar Winter, “Dying to Live”.
“Chris Black Changed My Life” é o primeiro álbum completo da banda desde o lançamento de seu disco de 2017, “Woodstock”. A música de abertura, “Heavy Games II (feat. Jeff Bhasker)”, deu sequência ao trabalho seguinte do grupo, com um visual produzido por Jeff Bhasker. O título do novo projeto é dedicado ao falecido amigo e membro da banda, Chris Black.
No novo álbum, a banda se juntou ainda aos colaboradores Paul Williams (John Lennon, David Bowie, Mac Miller), Jeff Bhasker (Beyonce, Harry Styles, SZA, Mark Ronson), Asa Taccone, Black Thought, Unknown Mortal Orchestra, Nick Reinhart, Homer Steinweiss e Natalia Lafourcade.
Os roqueiros de Portland darão sequência ao lançamento de “Chris Black Changed My Life”, com uma série limitada de shows, ainda em 2023. Apresentando uma setlist da carreira, cada show acontecerá em um local icônico, durante o verão americano, incluindo Portland’s Edgefield, Colorado’s Red Rocks Amphitheatre, o Radio City Music Hall de Nova York, o Hollywood Bowl de Los Angeles e uma série de datas, recém-anunciada, no Canadá, atravessando o país de Vancouver a Toronto e parando em muitas cidades intermediárias.
Confira a tracklist completa de “CHRIS BLACK CHANGED MY LIFE”:
Heavy Games II (feat. Jeff Bhasker)
Grim Generation
Thunderdome [W.T.A] (feat. Black Thought & Natalia Lafourcade)
Dummy
Summer of Luv (feat. Unknown Mortal Orchestra)
Ghost Town
Time’s a Fantasy (feat. Jeff Bhasker)
Doubt
Plastic Island
Champ (feat. Edgar Winter)
Anxiety:Clarity (feat. Paul Williams)
SOBRE “PORTUGAL. THE MAN”:
Na última década, Portugal. The Man se estabeleceu como um dos bens mais valiosos do rock e um fenômeno ao vivo, com mais de 1.600 shows em seus currículos e uma reputação histórica como favoritos dos festivais.
Originalmente vindo do Alasca, a banda de Portland alcançou novos patamares em 2017 com o lançamento de seu álbum Woodstock, agora conceituado pela RIAA, com uma certificação de platina. O álbum foi marcado pelo sucesso surpreendente de single contagiante, “Feel It Still”, que rendeu ao grupo uma infinidade de novos prêmios, incluindo um GRAMMY de “Melhor Duo Pop/Performance de Grupo”, uma certificação RIAA (7x platina), um recorde se mantendo 20 semanas em primeiro lugar nas rádios alternativas e uma presença inevitável nas 40 principais ondas de rádio.
Juntamente com o brilho de suas realizações musicais, está a paixão de longa data do grupo pela justiça social. Aliás, é precisamente neste cruzamento que Portugal. The Man prospera. Ao longo de sua carreira, a banda sempre foi um exemplo de como se comprometer profundamente com a arte e o ativismo. Isso os inspirou a lançar oficialmente a Fundação PTM em 2020, focada em questões universais relacionadas a direitos humanos, saúde comunitária e meio ambiente, com ênfase em causas que impactam diretamente os povos indígenas, incluindo o Alaska Native Health (fornecendo a mais alta qualidade de serviços de saúde para os nativos do Alasca) e o Seeding Sovereignty (acabando com espaços colonizados por meio de terra, corpo, trabalho de soberania alimentar e muito mais).
Portugal. The Man também fez parceria com uma série de organizações, como National Coalition Against Censorship, The Skatepark Project (ajudando comunidades a construir parques públicos de skate para jovens carentes), March for Our Lives (reforma de armas), Keep Oregon Well (saúde mental), Protect Our Winters (Mudanças Climáticas), entre outros. Em 2022, a banda aumentou sua paixão pelo ativismo quando lançou a iniciativa NIGHT OUT da PTM, apoiando fãs com deficiência que precisam de acessos especiais.
SOBRE “CHRIS BLACK CHANGED MY LIFE”:
Perdemos um amigo muito querido nosso em 19 de maio de 2019. Isso nos abalou profundamente. Chris era uma daquelas pessoas que eram como cola, ele juntou todo mundo. A morte dele mexeu muito com a gente. A banda estava em ruínas e este álbum é a primeira vez que sinto que fiz um álbum completo, um pensamento completo sobre o mundo desmoronando ao nosso redor e a jornada de volta. Embora seja uma jornada muito pessoal, sinto que todo mundo tem um Chris Black em sua vida. Ou pelo menos eu espero que todos tenham um Chris Black em suas vidas. Aquele amigo que tem um jeito de fazer tudo certo e tornar tudo divertido. Aquele que o mantém sob controle quando você sai do curso e está sempre presente para comemorar os bons momentos e apoiá-lo nos momentos ruins. Chris Black mudou minha vida.