in

Marcia Castro mergulha nas tradições nordestinas em seu novo EP “Pipoca Junina”

WhatsApp Image 2023 06 06 at 11.30.05 2 POP CYBER
Reprodução: Assessoria de Imprensa | Ari Prensa

A cantora baiana Marcia Castro está pronta para encantar o público mais uma vez com o lançamento de seu novo EP, intitulado “Pipoca Junina”. O projeto, que chega nesta terça-feira (06), em todas as plataformas digitais, é composto por três músicas que celebram a rica cultura musical nordestina do forró, combinando com a MPB e misturando raízes e contemporaneidade em sua sonoridade.

As faixas selecionadas para o trabalho são releituras de clássicos do repertório baiano de forró. Entre elas, destaca-se a música foco “Doce Feito Mel”, gravada pelo Chiclete com Banana, que traz consigo a nostalgia e a força da memória afetiva de uma época. Outra música presente no EP é “Poético Olodum”, gravada pela banda Olodum, uma composição que se tornou um verdadeiro hino e símbolo de Salvador. Por fim, “Ao Mar”, gravada por Pedro Pondé, que representa a versatilidade da música baiana.

Segundo a cantora, fazer a escolha das canções que iriam compor o projeto foi um processo muito fluido. “Essas músicas passeavam na minha mente e foram rememoradas pelo meu parceiro no projeto, Alex Pinto. Tenho um interesse muito grande pelo repertório da música baiana. Trabalhei esse repertório no meu último disco, o AXÉ, porém com músicas inéditas. Agora, surgiu esse desejo de revisitar canções, coisa que faço desde o meu primeiro disco, ‘Pecadinho’”, revela Marcia.

A escolha do mês de lançamento também é significativa, uma vez que ocorre durante as festividades do São João, a festa mais importante do Nordeste brasileiro. As festas juninas são tradições culturais que invadem inúmeras cidades nordestinas e o novo trabalho da cantora representa um pouco dessa rica cultura.

“Há muito tempo eu desejo fazer um trabalho que flerte com o São João, uma festa que tem significado especial para mim. Sou baiana descendente de uma família do nordeste, passei uma boa parte de minha infância com avós e tios no sertão, e tenho memórias muito especiais de noites juninas regadas a fogueira, céu estrelado e forró. Na pandemia, fiz lives dentro dessa atmosfera junina e agora senti um momento oportuno pra registrar essa história num EP!”, conta a artista.

“Pipoca Junina” é um desdobramento do projeto “Pipoca Moderna”, idealizado por Márcia Castro e que acontece durante os verões baianos. O projeto já reuniu no mesmo palco diversos artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil,Luiz Melodia, Elza Soares, Emicida, Daniela Mercury, Zeca Baleiro, entre outros.

Escrito por ju

Jornalista formada, trabalha na área desde 2017. E-mail: [email protected]

Dilsinho @daniivalverdee previa diferentao 247 scaled POP CYBER

Dilsinho se apresenta em especial romântico na Barra da Tijuca

Gincana musical 22Amazon Music Quiz22 estreia no Brasil POP CYBER

Gincana musical “Amazon Music Quiz” estreia no Brasil