in

MARATY é o novo festival livre de música do Brasil

Totalmente gratuito e inclusivo, festival internacional trará shows, filmes e workshops para a cidade histórica de Paraty entre 14 e 16 de junho

MARATY e o novo festival livre de musica do Brasil POP CYBER
Tedesco Mídia

cidade histórica de Paraty receberá um novo festival de música livre – totalmente gratuito, democrático e inclusivo –, dedicado a estimular o amor à cultura e a valorização da música de qualidade, independentemente de gênero. Com curadoria do produtor musical João Marcello Bôscoli e do jornalista André Barcinski e produção de Leandro Carbonato, o festival MARATY será realizado de 14 a 16 de junho de 2024, com atrações em diversos pontos da cidade: shows, debates, workshops e exibição de filmes sobre música. A organização do evento também conta com Carlos Pitchu na direção de Marketing e Parcerias.

O lançamento do MARATY foi destaque na plataforma Meio e Mensagem, confira aqui.

A proposta do MARATY é ser um evento imersivo e tranquilo, sem atrações simultâneas e que permita ao público prestigiar todos os artistas que se apresentarem no festival e participar de debates e workshops.

Na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico, um grande palco terá shows nacionais e internacionais de artistas de diferentes estilos, do rock ao soul, do afrobeat ao eletrônico, do jazz de vanguarda à música de raiz. Um palco-balsa itinerante, montado especialmente para o evento, levará alguns dos artistas do festival para apresentações em comunidades de ilhas e regiões costeiras mais distantes da cidade.

No Cinema da Praça, uma mostra de documentários musicais celebrará grandes nomes da música brasileira, enquanto um espaço em frente à Igreja de Santa Rita promoverá debates sobre nossa música, com presença de artistas e pesquisadores musicais. Artistas do festival também participarão de ciclos de workshop com estudantes da rede pública de ensino e moradores da região.

“O festival tem muitas propriedades. Seu ritmo, cadência, exuberância natural e cuidadosa curadoria musical trazem as pessoas para perto, informando, divertindo e formando plateias”, afirma João Marcello Bôscoli, um dos curadores do evento.

A produção local do MARATY empregará moradoras e moradores da cidade, pessoas acostumadas a trabalhar em grandes eventos realizados na região. Pelo menos 80% da mão-de-obra do evento será local, e todos os serviços essenciais – palco, iluminação, som, estruturas de tendas – serão contratados de empresas de Paraty, beneficiando diretamente a economia da região.

“Paraty está muito contente com a presença do Maraty no calendário de 2024. A cidade vem se destacando por sua programação de eventos musicais, e agora recebemos mais um festival que vai agregar qualidade a nosso calendário. Seja bem-vindo, Maraty, que 2024 seja o primeiro ano de muitos, e que traga bons frutos à nossa economia local e à nossa cultura”, comemora Marcos Paulo (Paulino), secretário de Turismo da Prefeitura, que apoia o festival.

O secretário de Cultura de Paraty, José Sérgio Barros, acrescenta que “o MARATY nasce na perspectiva de um novo modelo de festival em Paraty, possibilitando o envolvimento de diversos setores culturais e envolvendo a cidade em sua construção, a expectativa é de um evento totalmente inclusivo e diverso.”

A escolha da cidade não foi por acaso. Quase equidistante de Rio de Janeiro e São Paulo e próxima do Vale do Paraíba, Paraty tem uma história rica e uma cultura singular, com a presença de quilombos, aldeias indígenas e grupos musicais e artísticos que preservam e celebram nossas raízes. A cidade respira cultura e pulsa história.

Além disso, Paraty fica numa das regiões mais bonitas do Brasil, com praias e ilhas paradisíacas. A infraestrutura turística é de excelência, com centenas de pousadas, hotéis e agências de turismo, que faz de Paraty uma cidade acostumada a receber bem pessoas do Brasil e do mundo.

“Moro em Paraty há 13 anos e frequento a cidade há 40. É uma alegria imensa fazer um festival que pretende beneficiar essa região que tanto amamos, trazendo música de qualidade de forma gratuita, realizando debates e workshops para a população local, e atraindo turistas que vão ajudar a economia local”, afirma o curador André Barcinski.

Sobre MARATY

Concebido pelo jornalista, autor e produtor de eventos André Barcinski, que há 13 anos mora em Paraty, e pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, um apaixonado pela música e pela região, MARATY é um evento de celebração livre da música.

Inclusivo, democrático e totalmente gratuito, MARATY estimula o amor à música de qualidade e a valorização da população e da cultura local.

A organização do evento também conta com Leandro Carbonato na produção e Carlos Pitchu na direção de marketing e parcerias.

Reflexivo inspirador pop e dancante ouca Solitude album de estreia de Ted Troll POP CYBER

Reflexivo, inspirador, pop e dançante: ouça “Solitude”, álbum de estreia de Ted Troll

Com datas anunciadas no Brasil Yussef Dayes destaque do jazz apresenta 22Live from Malibu22 POP CYBER

Com datas anunciadas no Brasil, Yussef Dayes, destaque do jazz, apresenta “Live from Malibu”