1. Home
  2. »
  3. Entretenimento
  4. »
  5. Juscelino Filho se...
in

Juscelino Filho se reúne com associação de operadoras no RS e garante fundo para recuperação de rede de telecomunicações

Segundo o ministro, o principal desafio no momento é a falta de energia elétrica para que as operadoras de banda larga funcionem

Juscelino Filho se reune com associacao de operadoras no RS e garante fundo para recuperacao de rede de telecomunicacoes POP CYBER
Foto: Kayo Souza/MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu nesta quinta-feira (9), em Porto Alegre, com o presidente da Internet Sul (Associação de Provedores de Serviços e Informações), Fábio Badra, para garantir o apoio do Governo Federal para o restabelecimento da infraestrutura de telecomunicações no Rio Grande do Sul, que foi seriamente afetada pelas fortes chuvas que atingem o estado.

“Vamos criar esse mecanismo para estender a mão amiga do Governo Federal, para que todas as empresas do setor sejam reerguidas e mantenham os empregos e os serviços à população, que são essenciais na vida das pessoas”, disse Juscelino, ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta; do presidente da Telebras, Fred Siqueira; e secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Essa ajuda será disponibilizada por meio do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que junto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), irá financiar a recuperação da infraestrutura das redes afetadas no estado gaúcho.

“Ontem no Ministério das Comunicações, nós fizemos um anúncio importante dos primeiros contratos do Fust. É um marco histórico. Nós também já anunciamos que o Conselho Gestor do Fust, que é coordenado pelo Ministério das Comunicações, aprovou que vai priorizar o acesso a esses recursos para projetos de recuperação dessas empresas de redes do Rio Grande do Sul”, complementou.
Segundo o ministro, o principal desafio no momento é a falta de energia elétrica para que as operadoras de banda larga funcionem. A Internet Sul reúne mais de 1 mil provedores no estado e todos eles estão muito sensibilizados com a situação.
“Há provedores que tinham 1 mil clientes e atendiam pequenas regiões, e que simplesmente perderam tudo. Tinham 50 empregados, isso significa que 50 famílias que dependiam deles. A empresa foi toda perdida e hoje estamos ao lado dessas pequenas, médias e até das grandes empresas para se reestabeleceram”, enfatizou Juscelino.

Ações para o RS

A força-tarefa do Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras conseguiu reduzir de 12 para quatro cidades no estado sem serviços de telecomunicações: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso.

Além disso, as operadoras de telefonia móvel vão manter o sinal dos clientes inadimplentes no Rio Grande do Sul. Isso permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.

O Ministério das Comunicações disponibilizou 33 antenas de emergência da Telebras para apoiar as equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes.

A rede de agências dos Correios nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul (no RS, apenas algumas cidades) e no Distrito Federal está disponível para doações para o Rio Grande do Sul. São aceitos itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. A ação começou na segunda-feira (6) e já arrecadou 1,2 mil toneladas.

Manuela Dias faz evento no RJ para lancar a sua editora Voante e1715290966362 POP CYBER

Manuela Dias faz evento no RJ para lançar a sua editora Voante

Mais de 12 mil pessoas passaram pela Multi Arena nos quatro primeiros shows POP CYBER

Mais de 12 mil pessoas passaram pela Multi Arena nos quatro primeiros shows