Gagged aborda solidão e individualismo em novo single “Cárcere”

Nova música é o primeiro lançamento da banda com sua nova formação, dando início às comemorações dos 20 anos de trajetória na música independente

Gagged aborda solidão e individualismo em novo single “Cárcere”
Foto: Guilherme Ribeiro

Formada em São Carlos, interior de São Paulo, a banda Gagged lança nesta sexta-feira (28) o seu novo single intitulado “Cárcere”. A música aborda solidão e individualismo contemporâneo sob perspectiva da jornada de redescoberta, marcando o reencontro com seu público e início das comemorações dos 20 anos do grupo. O single é também o primeiro material da banda gravado com sua nova formação, que além de Zeca Ruas (vocais), Murilo Ramos (bateria) e Eric Costa (baixo), conta com o novo reforço de Giovane Dorado (guitarra).

Sem se afastar da sonoridade e referências do hardcore melódico noventista que marcam a história da banda, o novo lançamento apresenta novas nuances sonoras e aprofunda questões existenciais: “Cárcere tem uma série de camadas de significados”, afirma o autor da música, Zeca Ruas: “Ela carrega consigo uma discussão sobre o aspecto da depressão, apresentando essa pessoa que está fugindo do mundo, presa dentro deste cárcere provocado pelo individualismo competitivo. Essa prisão é, na verdade, uma negação desse ‘outro’ que julga, e dos sentimentos que a vida social apresenta. É como se estivesse tentando se anestesiar, mas acaba em um labirinto, preso e distante das coisas boas e ruins que a vida proporciona”, salienta o compositor que também afirma ser uma canção anti-individualista: “A letra é o inverso do individualismo, mostrando que a liberdade nunca é individual, ela é coletiva e se realiza junto com outro. É a arte do encontro”, completa.

“Cárcere” tem a produção assinada por um grande conhecido de outrora da banda, o músico e produtor Ali Zaher Jr., hoje baixista do CPM 22, mas que integrou a Gagged até 2018: “Como eu fiz parte da banda por nove anos, então eu não vejo esse trabalho apenas como produção, como eu apenas sendo uma parte externa. Na Gagged eu me sinto parte da banda”, completa o produtor, que também é proprietário do recém lançado selo independente Mutt Discos, responsável pelo lançamento de “Cárcere”, que também conta com a distribuição da Ditto Music nas plataformas de áudio.

Duas décadas de Gagged

O lançamento de “Cárcere” marca o início das comemorações dos 20 anos da banda que ainda prevê o lançamento do videoclipe do novo single para a próxima quarta-feira (03/06), o relançamento do segundo disco do quarteto: “Sobre Nós” (2018) em edição comemorativa, além do lançamento de mais um single no último trimestre do ano. “Já temos uma música gravada que falta apenas ser finalizada, iremos lançar ela no final do ano. Tanto ela, quanto Cárcere, estarão presentes no novo álbum da Gagged a ser lançado em 2025”, revela Ruas.

Shows de lançamento de “Cárcere”

Marcando o lançamento do novo single, a Gagged se apresenta em dois shows no interior paulista na próxima semana. Na próxima sexta-feira (5), a banda toca na Hup Sounds, em Americana, ao lado do Garage Fuzz e Brand New Face. Enquanto no domingo (7), a banda se apresenta em casa, no Os Pirata, em São Carlos, juntamente com Dance Of Days, Nomadica e Distantes Finais. A primeira apresentação do single novo em São Paulo ocorrerá no dia 17 de agosto, no Tendal da Lapa.

Alex Cohen lança álbum em versão remix

Alex Cohen lança álbum em versão remix

Camila Jun estreia em uma das maiores gravadoras de house music do mundo, a Nervous Records, em parceria com Roland Clark

Camila Jun estreia em uma das maiores gravadoras de house music do mundo, a Nervous Records, em parceria com Roland Clark