1. Home
  2. »
  3. Música
  4. »
  5. Alan Bernardes lança...
in

Alan Bernardes lança “Menino Brasil”

Fauna, flora e folclores brasileiros são temas do novo álbum de Alan Bernardes, lançado na quinta-feira, dia 16, com participação de Luiz Antônio Simas

Alan Bernardes lanca 22Menino Brasil22 POP CYBER
Crédito: Raiany Black

Artista carioca ligado aos manguezais de Guaratiba, Alan Bernardes sabe bem que preservar a biodiversidade é fundamental para manter viva a cultura de um povo e que a extinção da floresta é também a desertificação da subjetividade. Sendo assim, fauna, flora e folclore se misturam em “Menino Brasil”, seu novo álbum que será lançado na quinta-feira, dia 16, e que conta com a participação de Luiz Antonio Simas.

Nele, Alan Bernardes convida os bichos e as lendas da floresta para um baile brasileiro e busca promover o repasse de uma tradição centenária para futuras gerações. Sua poesia não só une temáticas ambientais, mas também o sincretismo religioso e a pluralidade da cultura popular. Figuras como o Curupira, Iara, Boitatá, Oxossi, São Jorge, Ogum e seres encantados se reúnem em uma grande celebração das riquezas do país.

Para esse projeto de exaltação à nossa diversidade, Alan buscou trazer uma pluralidade de vozes. Além de um feat com a cantora pernambucana Flaira Ferro e da vinheta com relato da Dona Marilsa, uma voz ribeirinha e amazônica, “Menino Brasil” conta ainda com a ilustre participação do professor, historiador e compositor Luiz Antonio Simas em duas faixas. Seus textos repletos de ginga e de palavras cheias de significância pro imaginário popular servem como prelúdios que ajudam a contar a história do disco. “Ter a participação do Simas é uma alegria imensa! Acompanho ele há muito tempo e me lembro quando pulava a estação de trem de Campo Grande só para assistir suas aulas abertas na praça do Méier. Eu sempre fui fascinado pelas suas pesquisas sobre as manifestações populares e ter um cara como ele no meu álbum é muito inspirador”, comenta Alan Bernardes.

Ao longo de quinze faixas, “Menino Brasil” reacende a chama da cultura oral por meio de lendas, crenças e feitiços que envolvem o público em sentimentos, apalpando o Brasil pelos ouvidos. Carregado de esperança no país, Alan Bernardes usa a música como ferramenta de transformação social e comenta: “Esse álbum é, antes de tudo, um canto de proteção aos seres das matas e um apelo pela conscientização ambiental, mas sem perder a fé na potência que tem o Brasil. Espero conseguir trazer luz para a nossa cultura e biodiversidade de uma forma leve e que encante as pessoas.”

Sobre o artista

Alan Bernardes é um cantor, compositor e instrumentista da música popular brasileira nascido em Campo Grande, bairro mais populoso do país, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. A força de sua música está na poesia que flui do subúrbio para os centros das grandes metrópoles, ao mesmo tempo que caminha Brasil adentro, chegando também ao interior. Suas canções passeiam por diferentes vertentes musicais, não se prendendo a nenhum estilo exclusivamente, mas sempre marcados por uma escrita única.

“867” foi seu álbum de estreia e com “Maré Vazante”, de 2020, Alan Bernardes conseguiu projeção nacional graças às letras criativas, belas melodias e a temática fácil de se identificar. Em 2021 lançou o EP “Fruto Bruto”, trabalho que ganhou destaque especialmente por conta das faixas “Jagunço” e “Passarela”, que já ultrapassou 1 milhão de streams nas plataformas digitais.

Para 2024, Alan Bernardes se prepara para o lançamento de “Menino Brasil”, álbum que é, antes de tudo, um canto de proteção aos seres das matas e um apelo pela conscientização ambiental. O cantor se mantém atento aos ataques contra a biodiversidade e se manifesta por meio da música, uma das ferramentas mais poderosas para a transformação social. Dessa forma, o repertório autoral do novo disco contribui para a valorização de identidades culturais, enriquecimento do imaginário e conscientização do público.

LAURA CACA FOTOS JONAS TUCCIF0150 2 POP CYBER

Laura Lavieri e Cacá Machado interpretam João Gilberto dia 21 em SP e 31 no Rio

​Twenty One Pilots POP CYBER

Twenty One Pilots abre venda de ingressos para sua primeira turnê solo pelo Brasil