Laura Lavieri e Cacá Machado interpretam João Gilberto dia 21 em SP e 31 no Rio

Eles apresentam as canções do álbum “João Gilberto” (1973) no show “Melhor que o Silêncio”

LAURA CACA FOTOS JONAS TUCCIF0150 2 scaled POP CYBER
JONAS TUCCIF

Em 1973, João Gilberto gravou o disco que melhor sintetiza sua proposta artística: o chamado “álbum branco”.  João se isolou em um estúdio nos arredores de Nova York com o percussionista norte-americano Sonny Carr junto à pioneira da música eletrônica nos EUA, Wendy Carlos, que assumiu os processos técnicos e criativos das gravações. O trio criou uma experiência radical entre o minimalismo da voz e violão de João e uma ambiência sonora percussiva hipnótica permeada por ruídos de respiração e vassourinha sobre cesta de vime.

Cinquenta anos depois, a cantora Laura Lavieri e o compositor e violonista Cacá Machado criaram o projeto “Melhor do que silêncio”, no qual se encontram para celebrar e recriar esta obra-prima, com a participação especial do percussionista Igor Caracas. Esse trio percorre a seu modo o repertório do disco na busca do espírito radical de João: entoar mantras, flertar com o silêncio e deixar o tempo passar devagarinho.



Tudo começou com o cinquentenário do álbum, em 2023, que gerou o desejo de fazer uma homenagem. “Para mim esse álbum é a gema, ele sintetiza o que tem de mais precioso na obra do João, que é esse minimalismo, esse radicalismo de conseguir tirar tudo o que é excesso e chegar no que é essencial da música, com a nota mais precisa e a interpretação mais forte” – comentou Laura – “O fato de ser só ele voz e violão e um cesto de vime me emocionou muito, nunca tinha visto uma percussão tocada num cesto de vime. O Igor Caracas fez uma grande pesquisa e também utiliza folhas secas e vassoura de piaçava como instrumentos dentro do show”.

Cacá Machado, assim que foi convidado para integrar o projeto, sugeriu que eles estudassem minuciosamente a obra de João, “tirasse exatamente o violão de João Gilberto, procurasse o jeito de posicionar a mão e outros detalhes. E a gente vem estudando isso cada vez mais porque não é fácil entrar na dinâmica de outro músico, muito menos na de João Gilberto” – contou Cacá. – “Para mim também foi muito bacana porque me reencontrei com o violão. Sempre fui um violonista, mas depois acabei indo para a carreira de produtor, compositor, e o violão deixou de ser um protagonista. Então neste período reencontrei o instrumento, o jeito de tocar, as sutilezas”.



Assim, Laura Lavieri, Cacá Machado e Igor Caracas apresentam esse show, se apropriando do álbum, mas trazendo uma leitura deles, “tentando se aproximar o máximo possível do João Gilberto e se distanciando o máximo possível dele, pois  a gente não quer ser e nem sabe ser um cover, então trazemos um jeito nosso” – finaliza Cacá.

Publicado por Gustavo Neves

Gustavo Neves, jornalista e especialista em marketing, produção de conteúdo e definição de linha editorial, possui vasta experiência na realização de entrevistas, organização de coberturas de eventos, gerenciamento de redes sociais e coordenação da equipe. E-mail: [email protected]