2ª edição do Festival ECENF – Povos Originários destaca a cultura e tradição indígena em São Paulo

Evento é gratuito e acontece dia 14 de julho, no Teatro Flávio Império

445198080-1205405303954069-2418653406479931982-n
(Crédito: Lari Albuquerque)

Povos Originários’ chega à sua 2ª edição, no dia 14 de julho, destacando a riqueza e diversidade das culturas e tradições indígenas. O evento contará com a presença de 22 etnias/povos, que compartilharão suas vivências através de cânticos sagrados, literatura, danças, rituais, palestras, rodas de conversa, contação de histórias, oficinas, exposição de artesanato e música.

Aproximadamente 300 indígenas estarão presentes, honrando suas histórias e ancestralidades. Durante todo o dia, o evento acontece no Teatro Flávio Império, localizado em Cangaíba, na grande São Paulo. Participarão as etnias Aymará, Fulni-ô, Guarani, Guarani Mbya, Huni Kuin, Kaimbé, Kaingang, Kariboka, Kariri Xocó, Kariú Kariri, Noke Koi, Pankararé, Pankararu, Pataxó, Tabajara, Tupi, Tupi Guarani, Tupi Nhandeva, Wapichana, Wassu Cocal, Xavante e Xucuru.



Exposição e artesanatos

O festival apresentará artesanatos tradicionais de 22 povos, incluindo instrumentos sagrados como maracá, arco e flecha, machadinha, colares, pulseiras, brincos, aneis, filtros dos sonhos, cachimbos, paus de chuva, cocares, entre outros. Haverá também uma tenda específica para venda de obras literárias de autores indígenas. Além disso, haverá o lançamento do CD “Opy Mirim” do Coral Indígena da Tekoá Pyau, da Terra Indígena Jaraguá, localizado na capital paulista.



Apresentações artísticas

As apresentações artísticas incluirão cânticos e corais dos Guarani da Terra Indígena Jaraguá e Parelheiros, além da dança e Tongo Xondaro. O Toré, dança ritualística dos indígenas do nordeste, será apresentado pela Reserva Multiétnica Filhos desta Terra de Guarulhos, Kariri Xocó e Aldeia Wassu de Guarulhos. Outros destaques incluem a participação do artista Guaraci da Tekoá Pakowaty, cânticos sagrados da Amazônia com a Comitiva VinoKene, representantes dos Kaimbé, Kariú Kariri, e a apresentação do multi-instrumentista Freddy Carrillo, vindo diretamente de La Paz, Bolívia.

Palestras e rodas de conversa

O festival também oferecerá palestras sobre fitoterapia, ervas medicinais, cultura indígena e sabedoria ancestral com especialistas como Juliana Potydju, entre outros. As rodas de conversa abordarão temas como mulheres indígenas e desafios para a preservação das tradições indígenas.



Oficinas e encontros literários

Haverá oficinas de pintura e artesanato tradicional com os povos Tupi, Guarani e Pankararu, contação de histórias com Cristino Wapichana, e um encontro de autores indígenas, incluindo Auritha Tabajara, Olívio Jekupé, Cristino Wapichana, Ubiratã Gomes Awá M´Baretédjú e Kara’i Djagwa Tukumbó.

Serviço completo:

Data: 14 de julho de 2024, domingo
Horário: 9h às 18h
Local: Teatro Flávio Império
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP
Informações: (11) 95290-0756
Realização: ECENF – Essência Cultural do Espírito Nativo da Floresta
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Entrada Gratuita: todas as atividades são gratuitas.
Retire o seu ingresso: 2º Festival ECENF – Povos Originários em São Paulo – Sympla

Bruna Viola lança “Vida” com participação de Chitãozinho e Xororó

Bruna Viola lança “Vida” com participação de Chitãozinho e Xororó

Lauana Prado lança com Zé Neto e Cristiano o feat Sombra desconhecida

Lauana Prado lança com Zé Neto e Cristiano o feat “Sombra desconhecida”