1. Home
  2. »
  3. Tecnologia
  4. »
  5. Twitter: entenda taxa de limit...
in

Twitter: entenda taxa de limite excedida

Até 300 tuítes por dia: Musk limita quanto cada um pode ler no Twitter por dia

Twitter POP CYBER
Logo do Twitter instalado no escritório da empresa, em Nova York - Brendan McDermid/Reuters

Elon Musk afirmou que o Twitter estabeleceu um limite para a leitura de posts, a fim de lidar com os “níveis extremos” de extração de dados. Ele se referiu a robôs treinados para coletar informações na internet, o que consome a capacidade dos sites. O ChatGPT, por exemplo, é um exemplo desse tipo de robô.

A nova política de limites de leitura para os usuários é a seguinte:

  • Contas verificadas: até 6 mil posts por dia;
  • Contas não verificadas: até 600 posts por dia;
  • Contas novas não verificadas: até 300 posts por dia.

Nos últimos meses, Musk tem criticado cada vez mais as empresas que desenvolvem esses robôs. Em dezembro, ele acusou a OpenAI, criadora do ChatGPT, de utilizar dados do Twitter para treinar seus modelos de inteligência artificial.

Tomaremos medidas legais contra aqueles que roubaram nossos dados e esperamos vê-los no tribunal daqui a 2 ou 3 anos” disse ele em outra ocasião, de acordo com a Reuters. Em abril, ele também acusou a Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI, de desenvolver seus próprios robôs usando dados do Twitter de forma ilegal: “Hora do processo”, escreveu.

Na sexta-feira (30), Musk anunciou que o Twitter restringiria a visualização de tuítes apenas para usuários logados, como uma medida para impedir a coleta de dados que, segundo ele, estava sendo realizada por centenas de organizações.

Estávamos sofrendo com tantos dados roubados que isso estava prejudicando os usuários comuns“, afirmou o bilionário.

Cada acesso, seja de uma pessoa ou de um robô, requer que o site utilize a capacidade de seus servidores para exibir a página. No caso da coleta de dados, esses acessos são frequentemente feitos em uma escala muito maior, o que aumenta os custos das plataformas em termos de infraestrutura.

Assim como a internet é varrida pelos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, para indexar o conteúdo encontrado e nos permitir fazer pesquisas, os robôs também percorrem o que publicamos nas redes sociais em um processo chamado de coleta de dados“, explicou Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.

Musk também mencionou que o Twitter está enfrentando problemas de “manipulação do sistema”. De acordo com Ayub, o bilionário pode estar se referindo a casos de spam e atividades inautênticas, como seguidores e curtidas falsas.

Ayub explicou ainda que, embora os robôs estejam se tornando cada vez mais avançados, o Twitter poderia reforçar a proteção contra a coleta não autorizada de dados. “Isso seria viável e é o que a maioria esmagadora dos sistemas faz“, afirmou o especialista.

Essas medidas incluem, por exemplo, a solicitação para que os usuários digitem letras distorcidas em uma imagem, identifiquem um objeto entre vários ou mostrem seu rosto na câmera.

Até o momento, o Twitter não divulgou mudanças nesse sentido desde que os limites foram anunciados. Portanto, contas que desejarem visualizar até 6 mil tuítes por dia deverão ter o selo de verificação por sua relevância ou assinar o Twitter Blue, uma versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.

Tritom lanca single em parceria com Nanno scaled POP CYBER

Tritom lança single em parceria com Nanno

Nothing But Thieves lanca novo album Dead Club City POP CYBER

Nothing But Thieves lança novo álbum ‘Dead Club City’