in

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é a infecção de Justin Bieber?

justin bieber compartilhou um video nas redes sociais para explicar a sindrome rara que esta afetando a sua saude 1654891848300 v2 4x3 POP CYBER
(Foto: Assessoria de Imprensa)

Justin Bieber publicou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (10) com metade do seu rosto paralisado. Na postagem, Bieber disse aos seus fãs que ele teria sido diagnosticado com a rara síndrome de Ramsay Hunt.

A enfermidade, também chamada herpes-zoster do ouvido, é provocada pelo mesmo vírus que causa a varicela e o herpes-zoster (que é diferente do herpes-labial).

Sua principal caractérisca, além da paralisia da musculatura do rosto, é uma forte dor de ouvido, tendo em vista que a infecção acomete o nervo facial perto do ouvido interno, a parte mais profunda do órgão.

Entenda mais abaixo:

O que é Síndrome de Ramsay Hunt?

Fernando Cendes, professor titular de Neurologia da Unicamp, explica que o vírus da síndrome, o varicella-zoster, pode se alojar tanto próximo ao olho (no chamado zoster oftálmico) quando próximo ao ouvido, onde passa o nervo facial que controla o funções nervosas e musculares que permitem os movimentos da face.

Ele conta que a principal características da doença é uma forte dor no ouvido, surgimento de bolhas (vesículas) do lado interno ou externo do ouvido e uma paralisia facial.

O que causa?

Cendes explica que ela não é uma doença genética. O mais comum é condição antigir imunossuprimidos ou pessoas que tiveram uma diminuição da sua imunidade, como uma infecção ou algum outro problema de saúde.

Porém, acrescenta o especialista, a síndrome pode acontecer sem uma razão justificável.

“Mas isso é mais raro ainda. Porém é algo que acontece”, diz.

Quais os sintomas? Quanto tempo duram?

Os sintomas costumam durar de uma a três semanas. Os principais são as intensas dores no ouvido e a paralisia dos músculos do rosto.

  1. Forte dor no ouvido
  2. Paralisia facial periférica (inflamação dos nervos que controlam a musculatura do rosto)
  3. Zumbido no ouvido, alterações na audição ou hipersensibilidade ao som
  4. Dor de cabeça
  5. Tontura
  6. Vertigens
  7. No geral, em casos de paralisia facial, a fala também fica mais alterada

“As lesões no ouvido e a dor no ouvido são componentes muito importantes nessa síndrome”, destaca o médico.

Quem está mais suscetível?

Danilo Anunciatto Sguillar, otorrinolaringologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que como a síndrome é causada pelo vírus da varicella-zoster, pessoas que tiveram a doença são mais suscetíveis a terem a reativação do vírus em algum momento da vida, principalmente após algum episódio de deficiência do sistema imunológico.

“No momento que essa pessoa tem uma imunossupressão, como o diabates, ela tem uma propensão ao quadro de infecção. Além disso, crianças e idosos também são mais suscetíveis”, diz.

Qual é o tratamento? Quais são as possíveis sequelas?

O tratamento geralmente é feito com antivirais orais que atacam o vírus e, no caso da paralisia facial, corticoides, medicamentos anti-inflamatórios.

Sguillar diz que, na maioria dos casos, o tratamento normalmente tem boa recuperação.

Além disso, Cendes acrescenta que a paralisia facial periférica tem uma boa recuperação com o tratamento, mas que é importante fazer fisioterapia para ajudar a reestabelecer a função muscular que foi prejudicada.

Casos mais raros, quando a paralisia facia não é revertida com o tratamento, podem exigir a necessidade de uma cirurgia para descompressão do nervo facial.

Sobre Justin Bieber:

Justin Bieber é um cantor e compositor canadense que ganhou destaque na indústria da música em 2008, quando foi descoberto por meio de vídeos postados no YouTube. Ele nasceu em 1º de março de 1994 em London, Ontário, Canadá.

Bieber lançou seu primeiro álbum de estúdio, “My World 2.0”, em 2010, que apresentou singles como “Baby”, “Somebody to Love” e “U Smile”. O álbum foi um grande sucesso comercial, estreando em primeiro lugar nas paradas da Billboard 200 e vendendo milhões de cópias em todo o mundo.

Desde então, Bieber lançou vários outros álbuns, incluindo “Believe” (2012), “Purpose” (2015) e “Changes” (2020). Ele é conhecido por sua habilidade em combinar elementos de pop, R&B e eletrônica em suas músicas, bem como por sua voz distintiva.

Bieber também é conhecido por sua presença nas redes sociais e por sua vida pessoal.

No entanto, Bieber também enfrentou controvérsias em sua carreira, incluindo problemas com a lei, problemas de saúde mental e comportamentos problemáticos no passado. Apesar disso, ele tem usado sua plataforma para falar abertamente sobre suas lutas pessoais e apoiar causas como a saúde mental e a justiça social.

logo do pop cyber

Cantora e compositora Karyn G lança “Obsession”, terceira faixa do futuro EP “Reset”

logo do pop cyber

Estrela do TikTok, Cooper Noriega morre aos 19 anos