Categories: Música

Shakira é investigada por sonegar milhões em impostos na Espanha

Shakira está sendo investigada investigada pelo governo da Espanha por supostamente ter sonegado cerca de 90 milhões de reais em impostos. De acordo com o El País, a cantora tem 14 empresas fantasmas em paraísos fiscais para driblar as leis espanholas. O assunto se tornou um dos mais comentados no Twitter.

A reportagem sugere que, como as empresas não possuem funcionários ou materiais, serviriam de fachada para esconder a fortuna de Shakira em locais como as Ilhas Virgens e as Ilhas Caymã.

Em 2011, Shakira chegou a pagar 24 milhões de euros à Espnha, que já havia a considerada culpada por sonegação. Agora, a investigação foca nos anos 2012, 2013 e 2014. O desfalque em impostos é avaliado em 14,5 milhões de euros.

No ano passado, Shakira testemunhou e alegou que não morava na Espanha. Ela se rotulou como uma “nômade sem raízes” e que não morava em “nenhum lugar em específico”, apesar de viver em Barcelona com o marido, Gerard Piqué, desde 2011.

A reportagem também afirmou que o governo de Nassau, nas Bahamas, não cooperou com as investigações. Shakira não se tornou uma residente espanhola até 2014, quando já era mãe de Milan e estava grávida de Sasha. A artista mantinha uma casa em Nassau por 1 milhão de dólares desde 2007 e seria a prova de sua residência permanente no país.

Apesar de Shakira entregar contas de luz e água como prova de que mantinha o lar em Nassau, o ex-empresário de Shakira, Antonio de La Rúa, afirmou que ela não visitou o país entre 2011 e 2014 e que os familiares da colombiana viajavam constantemente para Barcelona.

Tags: Shakira
Gustavo Neves

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: contato@portalpopcyber.com

PUBLICIDADE