O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, que sofreu uma arritmia cardíaca durante a partida contra o São Paulo pela Copa Libertadores, foi diagnosticado com essa condição médica há pelo menos 10 anos. A informação foi confirmada por Sebástian Bauzá, secretário de Esporte do Uruguai, em entrevista à rádio uruguaia Carve Deportiva.
Segundo Bauzá, a arritmia foi detectada quando Izquierdo, então com 17 anos, atuava pelo Cerro. O diagnóstico foi feito durante exames realizados pelo projeto governamental Gol para o Futuro, que monitora as categorias de base no Uruguai. “Ele passou por um eletrocardiograma, e foi informado sobre a pequena arritmia“, revelou Bauzá.
O secretário destacou que a presença de uma arritmia não necessariamente impede um atleta de continuar sua carreira no futebol, mas exige acompanhamento médico e tratamento contínuo. “É preciso controlar, e estamos confiantes de que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou mantiveram esse controle“, afirmou.
Izquierdo está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o último boletim médico, divulgado na noite de domingo (25/8), o quadro do jogador piorou, apresentando “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.