in

“Pop agridoce”, é assim que o paulistano RAVIH define seu novo single

A música autoral revela as inseguranças e medos do artista de Parelheiros, Zona Sul da capital paulista

Pop agridoce, é assim que o paulistano RAVIH define seu novo single
Crédito: Samuel Santos

E se eu escrevesse uma música em que eu confessasse todos os meus maiores medos?” Foi a partir dessa reflexão que o paulistano RAVIH escreveu a música “Medo”, que chega na sexta-feira, 07 de junho, em todas as plataformas digitais. “Essa letra surgiu em um momento em que eu me dei conta que estava se tornando um adulto e de como isso era assustador”, aponta o artista de Parelheiros, frisando que sua percepção de mundo foi profundamente alterada após se reconhecer como uma pessoa negra e queer. Ele é o único compositor de “Medo” e divide a produção musical da faixa com Arielly Porto. RAVIH cita nomes como Rico Dalasam, MC Tha e Yoún como referências para a canção, descrita por ele como um “pop agridoce”.

A música chega acompanhada por um videoclipe em animação ilustrado e animado pelo artista Pedro Borges, com roteiro e direção de RAVIH. “Conheci o trabalho do Pedro ouvindo um podcast, fui pesquisar sobre e adorei o traço dele, achei perfeito pra história que eu queria contar, além do fato me identificar por ele também ser um jovem negro e queer”, explica o cantor. Na história contada no clipe, RAVIH embarca numa viagem de trem, onde assiste todo o seu futuro, incluindo a realização do seu maior medo, que é o falecimento da mãe: “Sempre morri de medo da ideia de me afastar dela, então escrevi a música e o roteiro como um exercício para internalizar a ideia de que o vínculo ancestral vai além do plano físico”.

Em 2023, RAVIH encerrou o ciclo de seu EP de estreia (“Distância”, 2020) com turnê e videoclipe na Europa, vitória no Prêmio Pretas Potências e com o lançamento de “Além do seu portão”, primeiro single de seu álbum, que ganhou um videoclipe filmado dentro do Theatro Municipal de São Paulo. O próximo passo do artista é o lançamento de “Próprio”, seu primeiro álbum, a ser lançado em agosto deste ano. “’Medo’ foi a primeira que eu escrevi e gravei para o álbum e embora a letra cite inseguranças, a mensagem dela é sobre a importância de manter vínculos e redes de confiança”, finaliza RAVIH.

Sobre RAVIH

RAVIH é músico, comunicador e realizador audiovisual de Parelheiros, extremo Sul do município de São Paulo. Em 2020, lançou EP visual “Distância”, que chegou acompanhado de quatro videoclipes, uma série documental, um podcast e um show virtual. Com esse trabalho, RAVIH realizou apresentações em diversos eventos como SIM São Paulo, FLICEUS, Praças da Cultura, além de uma turnê de verão na Europa em 2023.

RAVIH já produziu projetos artísticos para organizações como Fundação Roberto Marinho, SPcine e United Way Brasil, RAVIH teve seus trabalhos veiculados por mídias como Globoplay, Multishow, Terra, Correio Braziliense, e Indie Criollo (Equador). É vencedor do Prêmio Potências Pretas 2023, e o artista também foi selecionado para o Festival de Cinema de Caruaru (PE) em 2022 e para II Festival de Cinema Negro em Ação de Porto Alegre (RS) em 2021.

“Medo” é o segundo single de seu álbum de estreia, que será lançado em agosto de 2024.

foto de perfil de gustavo neves author do pop cyber

Escrito por Gustavo Neves

Gustavo Neves é um jornalista experiente na cobertura de notícias nacionais e internacionais. Com uma paixão inabalável pela música, tem se destacado em diversas áreas. E-mail: [email protected]

Vencedor de dois Grammys, KAYTRANADA lança novo álbum

Vencedor de dois Grammys, KAYTRANADA lança novo álbum

Emicida e Pitty encerram a 21ª edição do João Rock

Emicida e Pitty encerram a 21ª edição do João Rock