Connect with us

Música

Ouça “Me Gusta”, novo single de Anitta com Cardi B e Myke Towers

Published

on

20200914174547959678i

Mais uma aposta de Anitta acabou de ser lançada nesta sexta-feira (18/9), e conta com participação de Myke Towers e Cardi B. O lançamento chega com a missão de colocar a brasileira na mais famosa parada de sucessos do mundo: a Billboard Hot 100. Assista:

Não é uma música em português é uma música internacional. Eu não posso revelar muito desse trabalho. Vai vir mais pra frente, mas fala de mulheres“, disse à época.

Uma das cenas que promete chamar atenção é o momento em que Anitta veste as cores da bandeira LGBTQIA+ na frente de umas das principais igrejas da cidade.

A música fala das cores da Bahia, que eu acho muito bonita. A gente mistura funk e pagodão baiano. Por isso, a gente gravou na Bahia, mas, dessa vez trazendo uma coisa mais cultural, a mulher brasileira e cultura baiana”, finalizou Anitta em entrevista ao G1 no início deste ano.

Cada execução de uma música em uma plataforma paga (Apple Music, por exemplo) conta como 1 ponto cheio. Execuções em plataformas com modalidades gratuitas (casos de Spotify, SoundCloud e YouTube) valem 2/3 de 1 ponto, enquanto plays em rádios programadas (Pandora e Slacker Radio, populares nos Estados Unidos) contam meio ponto.

Em números, a fórmula básica é: 1 ponto equivale a 250 streams pagos ou 375 streams gratuitos. Para almejar uma posição dentro do Top 10, é preciso no mínimo por volta de 15 milhões de reproduções pagas. Mas não é só isso: para chegar lá é preciso ter bom desempenho em outras modalidades também.

Ainda que o streaming seja o principal pilar da Hot 100, as vendas digitais e físicas também podem impactar o desempenho de uma música. Desde 1991, a Billboard conta com o apoio da empresa Nielsen Music, especialista em métricas de audiência, com base em cerca de 90% do mercado de música nos Estados Unidos.

O combo inclui lojas de departamento e as principais casas de concertos, lojas especializadas em música e lojas digitais, que compilam tanto vendas físicas como digitais, com o download de músicas e discos.

Ou seja: além do bom desempenho em streamings, é interessante pensar em pelo menos 30 mil cópias vendidas de “Me Gusta”. Seja no iTunes ou no próprio site do artista (CD singles e vinis são boas estratégias para colecionadores).

De início, “Me Gusta” não deverá despertar grande atenção das principais rádios. Artistas latinos ainda precisam derrubar alguns “muros” até conseguirem uma boa adesão. De toda forma, é importante ressaltar que o apoio delas também ajuda a alavancar um trabalho.

 

 

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: [email protected]

Advertisement
Advertisement