“Muito Brabo”: Xamã revela primeira amostra do novo álbum, previsto para o segundo semestre

Single de boom bap é uma parceria com LEALL e vem acompanhado por clipe

Muito Brabo- Xamã revela primeira amostra do novo álbum, previsto para o segundo semestre
Crédito: Lucas Nogueira

Xamã anuncia o lançamento de seu novo single, “Muito Brabo“, em colaboração com LEALL. A faixa é um boom bap – subgênero do hip hop, onde “boom” refere-se ao som do bumbo da bateria e “bap” ao som da caixa – e estará disponível em todas as plataformas digitais de áudio a partir desta quinta-feira (27). Já o clipe oficial, poderá ser assistido no canal oficial do rapper no Youtube na sexta-feira (28), às 11h.

Composta pelos intérpretes e produzida por El Lif Beatz e Drow Mattos, “Muito Brabo” é a primeira amostra do próximo álbum de Xamã, que vem sendo criado desde 2021 e promete uma experiência mais underground, semelhante ao estilo que caracterizou o início de sua carreira.

Acredito muito nesse projeto, quero jogar logo pro mundo esse som que é tão significativo pra mim. ‘Muito Brabo’ é um retorno às minhas raízes e uma homenagem à essência do rap que me construiu como artista.“, disse Xamã.

O clipe propõe uma viagem ao final do milênio passado, quando o boom bap foi criado. “Ele tem referências de clipes dos anos 1990, com um figurino que remete à época e lentes mais abertas, criando uma linguagem visual autêntica e crua. O clipe foi gravado no centro do Rio, na zona portuária, combinando uma estética underground e urbana com elementos artísticos e lúdicos que refletem a personalidade do Xamã. As mulheres são representadas de forma poética, com uma cena icônica de Xamã fazendo a unha com uma mulher de balaclava.”conta Uriel Calomani, o diretor do vídeo.

Xamã vem atiçando a curiosidade dos fãs nas redes sociais ao dar spoilers empolgantes nas suas redes sociais. O artista revelou trechos de músicas inéditas com rimas afiadas em batidas de boom bap. Os seguidores do rapper logo encheram os comentários das publicações de pedidos por um novo disco do estilo.

A expectativa para o sucessor de “Zodíaco” é alta. Lançado em 2020, o projeto inspirado na astrologia consagrou Xamã como um dos principais expoentes do rap no Brasil e contou com a participação de nomes como Marília MendonçaLuísa Sonza e Gloria Groove. A faixa “Leão” foi regravada pela rainha da sofrência pouco antes de sua morte e quebrou recordes no Spotify, além de se tornar a música mais tocada em shows em 2023.

Com três álbuns, quatro EP’s e apenas oito anos de carreira, Xamã se firmou como um dos principais artistas do país, com forte representatividade em diversas frentes. As redes sociais contam com mais de 15 milhões de seguidores. Na música são diversos hits no topo das paradas, quase 10 milhões de ouvintes mensais somente no Spotify e bilhões de plays nas plataformas digitais. Além de vários contratos publicitários, o artista também mostra seu brilho no campo da atuação – seja na TV aberta em Renascer, no streaming em “Justiça 2” e no cinema, com projeto a estrear.

Mais sobre o Boom Bap

O Boom Bap é um subgênero do hip hop, “boom” refere-se ao som do bumbo da bateria e “bap” ao som da caixa. Ele surgiu em meados dos anos 80 e início dos anos 90 na Costa Leste dos Estados Unidos utilizando uma batida distinta e marcante. Ele nasceu a partir da falta de equipamentos que os DJ’s da época precisavam e não tinham para produzir sons.

Esse subgênero do hip-hop se destaca por ter batidas marcantes e com um padrão de som constante. Outra característica é que elementos de outros ritmos são utilizados para enriquecer os beats e as letras, com o Jazz e o Soul. O Boom Bap também está muito presente nas batalhas de breaking.

Imagine Dragons lançam hoje o novo álbum LOOM

Imagine Dragons lançam hoje o novo álbum “LOOM”

LAROI-GIRLS

The Kid Laroi aquece o verão norte-americano com o aguardado single “Girls”