MOOC é agência criativa por trás do rebranding de 15 anos do Festival Latinidades

Para celebrar o maior festival de mulheres negras da América Latina, o Instituto Afrolatinas se une à MOOC em momento importante para a marca

Fundado em 2008, o Festival Latinidades nasceu inspirado pelo 25 de julho, o Dia da Mulher Afro Latino-americana e Caribenha. Em decorrência das desigualdades baseadas em gênero e raça, o marco foi estabelecido como um levante de lutas em prol das mais de 80 milhões de mulheres negras na América Latina e no Caribe. O festival, por sua vez, reúne representantes dos movimentos negros há mais de 10 anos para celebrar, construir e possibilitar novos horizontes para as mulheres negras.

Em 2022, comemora-se 15 anos de existência do Festival Latinidades. O aniversário traz consigo um importante rebranding para a marca, liderado pela MOOC (Movimento Observador Criativo), agência criativa que visa ampliar as possibilidades de negócios que pessoas pretas podem desenvolver e tornar o processo de inclusão da diversidade e equidade mais fluido do que o mercado determina atualmente.

Com a missão de construir a identidade visual da campanha, desenvolver as ações para os canais digitais e executar um plano de comunicação integrado para a marca, a agência criativa exalta a história inovadora do festival num movimento de celebração à comunidade negra.

A identidade visual para celebração de 15 anos do Festival Latinidades foi inspirada na movimentação e amplificação da identidade da mulher negra latino americana e caribenha promovida pelo evento. A textura iridescente representa esse mix cultural e a inovação presente, apoiada por uma tipografia marcante, faz com que o key visual transmita o nome e o sobrenome desse momento tão importante para a marca” diz Lucas Andrade, diretor criativo da MOOC, sobre o racional criativo por trás do rebranding.

Mais que um festival, esse grande encontro de saberes e potências de mulheres negras atravessa as décadas como um projeto multilinguagens que celebra memória, força e legado, uma vez que são 15 anos movimentando e amplificando a identidade da mulher negra latino-americana e caribenha. Jaqueline Fernandes, idealizadora e diretora geral do Festival Latinidades, afirma que “celebrar 15 anos presencialmente, após duas edições online, nos faz crer que somos também um espaço de encontro, acolhimento e cura”.

O Festival Latinidades acontece durante os dias 22, 23 e 24 de julho, no Museu Nacional de Brasília, com o tema “Mulheres negras: todas as alternativas passam por nós”. Entre shows nacionais e internacionais, lançamento de livros, feira gastronômica, central de apoio a PCDs e muito mais, a programação está repleta de representatividade para celebrar os 15 anos de festival com a presença de grandes nomes do movimento negro brasileiro como Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Beth de Oxum, Drik Barbosa, Nduduzo Siba (África do Sul) e Lia de Itamaracá.

A entrada é gratuita e a programação completa você confere no site oficial da plataforma: www.afrolatinas.com.br

 

Maitê Barboza

Conheça a voz por trás da Hitmaker

Dr. Leandro Teles

Renata Brás prestigia noite de autógrafo do Dr. Leandro Teles