Machete Bomb volta a ativa em nova formação com single “Corpo Acuado / Mente Livre”

Primeira faixa de novo álbum, previsto para 2025, tem letra assinada por Alienação Afrofurista e Thestrow, MCs que assumiram a frente lírica e vocal do projeto, e chega nas plataformas de áudio nesta sexta (16)

Machete Bomb volta a ativa em nova formação com single Corpo Acuado : Mente Livre
Crédito: Machete Bomb/Divulgação

A banda curitibana Machete Bomb está pronta para surpreender mais uma vez com o lançamento de sua nova música, “Corpo Acuado / Mente Livre”. Conhecido pela ousada mistura de gêneros – como rap, rock, samba, beats eletrônicos, além de seu cavaco distorcido e cheio de efeitos, capaz de soar do samba ao peso de uma guitarra de sete cordas – e pelo compromisso inabalável com a crítica social, o grupo está voltando a ativa na sequência do lançamento de dois DVDs e um disco de estúdio. Prestes a divulgar sua agenda de shows e em nova formação – composta por Theo “Thestrow” Willyan Santos (vocais), Alessandro “Alienação Afrofuturista” Ramos (vocais), Otávio “Madu” Madureira (cavaquinho), Priscilla Link (percussão) e Guilherme Moreno (bateria) – a banda lança o primeiro single de seu próximo álbum, que será disponibilizado em todas as plataformas digitais a partir de sexta-feira, 16 de agosto, e promete ser um marco na trajetória artística do grupo – link para pre-save.

“Corpo Acuado / Mente Livre” traz a assinatura da Machete Bomb em uma verdadeira pedrada musical, com uma fusão potente de rock, rap, dub e boombap, e a autoridade dos integrantes Alienação Afrofurista e Thestrow – MCs que assumiram a frente lírica e vocal do novo projeto – como autores da letra, falando e escrevendo sobre aquilo que vivem. A track apresenta um beat robusto e agressivo, complementado por momentos de protagonismo da cuíca e efeitos inovadores no cavaco, que simulam pads e noises, criando uma base sonora intensa e envolvente. A utilização de timbal e tambores reforça as raízes e influências africanas da banda, proporcionando uma experiência auditiva disruptiva, contemporânea e visceral, sem perder a brasilidade como identidade sonora, característica marcante do grupo.

O conceito central da música gira em torno da ideia de um “corpo acuado” que, apesar das limitações físicas e sociais, possui uma “mente livre” capaz de transcender medos e opressões. A letra, inspirada nas experiências pessoais e coletivas dos integrantes, aborda temas de resistência, liberdade e superação. A narrativa explora a capacidade do pensamento e da consciência em superar momentos de medo e suas diversas formas, refletindo as duras realidades das periferias e a luta contra preconceitos e violências.



Com uma formação mais real e cuja vivência dos integrantes se traduz nas novas letras, a Machete Bomb reafirma seu caráter combativo e compromisso social ao oferecer “Corpo Acuado / Mente Livre” como um hino de empoderamento e luta. A música não apenas desafia os ouvintes a buscar suas próprias soluções e a sobreviver em face de adversidades, mas também inspira a inquietação e busca pela paz – sem recorrer a passividade e ao pacifismo -, destacando o poder da mente em transformar realidades.

Desde seu surgimento em 2013, a Machete Bomb tem se destacado na cena musical nacional por sua abordagem inovadora e crítica, misturando rap, rock, samba e outras influências em uma experiência única. Com uma discografia que inclui cinco discos de estúdio, quatro DVDs ao vivo, quatro discos especiais de remixes e acústicas e diversas colaborações de peso – como Lobato e Xandão (ambos d’O Rappa), Mateo Piracés-Ugarte (Francisco, el Hombre), Nave, Odair José, TUYO, BNegão, Dedé Paraízo (Demônios da Garoa), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Fred 04 (Mundo Livre S/A) e Egypcio (Tihuana) -, a banda acumula mais de 5 milhões de plays em suas plataformas digitais e continua a quebrar paradigmas com sua proposta musical audaciosa.



Escrito por Gustavo Neves

Gustavo Neves, jornalista e especialista em marketing, produção de conteúdo e definição de linha editorial, possui vasta experiência na realização de entrevistas, organização de coberturas de eventos, gerenciamento de redes sociais e coordenação da equipe.

Após explosão de Triplex, Matheus Fernandes lança primeiro volume de DVD ao lado de Léo Santana

Após explosão de Triplex, Matheus Fernandes lança primeiro volume de DVD ao lado de Léo Santana

Zé Felipe, Nattan e o Rei da Batidinha

Zé Felipe, Nattan e o Rei da Batidinha fazem releitura de “Patrai”