Kosmik Band anuncia o segundo disco com o single Yogi

Grupo é formado por integrantes do Brasil, Argentina e Espanha

Kosmik Band anuncia o segundo disco com o single Yogi POP CYBER
La Charo, Nanan, Enzo Bueno e Patán, da Kosmik Band, por Sol Schiller

Hoje (24), a Kosmik Band apresenta Yogi, primeiro single do seu segundo álbum, Mantras on the Beach. Além da forte conexão com a cultura indiana, a sonoridade da banda é também marcada pela multiplicidade de seus integrantes: da Argentina, Charo Bogarín – La Charo – tem origem guarani e incorpora suas raízes indígenas no seu trabalho, Enzo Buono é produtor e atuou com o projeto Playing for Change registrando a criação musical de artistas ao redor do mundo, Carlos “Patán” Vidal, membro mais recente do grupo, é um dos mais importantes pianistas de jazz do país; da Espanha, o guitarrista Diego “Twanguero” García é vencedor do Grammy Latino por seu trabalho com o cantor de flamenco Diego El Cigala; e do Brasil, Nanan, é músico e ambientalista conhecido mundialmente pela canção “Casa da Floresta”. Ouça aqui.

Yogi é dedicada ao pai de Enzo Buono, que faleceu após uma batalha contra o câncer. “Eu estava em um voo de Los Angeles para Buenos Aires para ver meu pai uma última vez. Lembro-me de cantar mentalmente as palavras ‘estou a caminho, pai, por favor, esteja aí’. Isto se tornou a melodia instrumental da introdução de Yogi. Quando cheguei em Buenos Aires minha irmã estava esperando no aeroporto com a triste notícia de que meu pai já havia partido”, conta. A música chega acompanhada de um videoclipe com registros das gravações e imagens da Índia. Assista aqui.

À melodia criada por Enzo foi incorporado o Guru mantra, cujo significado em sânscrito representa a gratidão aos professores espirituais e às orientações deles para superar a ignorância e encontrar a iluminação. “Naquela semana fiquei tocando a música sem parar e comecei a cantar um mantra que aprendi na Índia. A sobreposição com o Guru mantra tornou-se muito natural”, completa.



Mantras on the Beach vai apresentar uma nova abordagem do grupo, que em seu último álbum, Tudo Está Bom, teve a presença dos mantras misturados a diferentes gêneros musicais. “Geralmente tocamos os mantras de um jeito festivo, mais groovado e alegre. Desta vez, eles aparecem inspirados pela prática de yoga. O álbum segue uma energia que vai fluindo até o shavasana, que é um momento muito quieto da yoga”, antecipa Enzo.

POP CYBER
Capa de Yogi por Pedro Roth

Capa

A arte do single é assinada por Pedro Roth, artista húngaro de 85 anos responsável por todas as capas de músicas da Kosmik Band lançadas até o momento. Sobrevivente do Holocausto e residente em Buenos Aires, Roth recebeu em 2023 o Prêmio Nacional que reconhece a importância de sua trajetória artística, oferecido pelo Museu Nacional de Belas Artes em parceria com o Ministério da Cultura do país.



Trajetória da banda

O embrião do grupo surgiu pela primeira vez na década de 2000, altura em que Enzo, inspirado por um retiro espiritual que frequentou na Índia, desafiou-se a transformar os mantras “lentos e contemplativos” que aprendeu “em algo que as pessoas pudessem dançar”.

Dessa missão surgiu, em 2009, um projeto, inicialmente chamado La Oneness Band, que cruzava a transcendência indiana com os sons das latitudes que descobriu enquanto produtor da Playing For Change, instituição de ação social através da música com a qual viajou a países como a República Democrática do Congo, a Jamaica, Cuba, o Senegal ou o Mali.



Depois de conhecer Nanan, em 2019, não demorou muito a descobrir ali um novo grupo: à identidade sonora que Enzo vinha recolhendo pelo mundo fora, Nanan veio acrescentar “o toque mágico brasileiro”. Mais tarde, somaram-se ao grupo La Charo, Diego “Twanguero” García e Patan.

FICHA TÉCNICA

Composição e Violão: Enzo Buono

Piano e Rhodes: Carlos “Patán” Vidal

Contrabaixo: Mariano Otero

Vocais: Nanan e La Charo

Produção: Enzo Buono

Assistência de produção: Damian Roth

Engenharia de som: Guido Nisenson

Assistência de engenharia de som: Esmeralda Cuneo e Bautista Filgueira

Mixagem e Masterização: Greg Morgenstein

capa Amanda Birchal Mulher Impossivel POP CYBER

Amanda Birchal apresenta seu novo hino de empoderamento feminino: “Mulher Impossível”

Rauw Alejandro scaled POP CYBER

Rauw Alejandro lança novo single e vídeo “Touching The Sky”