in

Jona Poeta lança canção “Tua Mania” inspirada em Chico Buarque

WhatsApp Image 2023 08 30 at 16.38.02 POP CYBER
Reprodução: ZAZ Conteúdo

Nos anos 90, ainda um menino, Jona Poeta ouviu pela primeira vez a canção “Futuros Amantes”, de Chico Buarque. Naquele cenário, sem recursos e possibilidades de se fazer música, ele enchia garrafas de vidro no intuito de encontrar a medida certa de água para reproduzir as notas dos primeiros acordes. Até chegava perto, mas não como agora. Na próxima sexta-feira (1º), o cantor e compositor gaúcho radicado em São Paulo lança “Tua Mania”, composta inspirada na canção de Chico.

A canção, que chega a todos os aplicativos de música à meia-noite e ganha videoclipe, às 12h, no YouTube do artista, abre caminhos para o álbum ‘As Canções Que Fiz Com Chico’ que será lançado ainda neste ano. “Essa foi a primeira música que eu fiz, mais de 10 anos atrás. É uma estrutura de MPB com uma sonoridade que é mais contemporânea. Quando a canção nasceu, eu não tinha nítida qual música do repertório do Chico estava por trás da influência, depois que o arranjo ficou pronto, com baixo, piano, synths e beats eu falei: ‘Futuros Amantes’ e criamos a intro que deixa escancarada a fonte, que inclusive é o que eu reproduzia nas garrafas d’água quando criança tentando tocar a música do Chico, foi muito especial quando isso aconteceu”, comenta o cantor.

Com produção musical de Binho Mantenti e produção executiva de Renan Ribeiro, a sonoridade deste novo trabalho é uma pausa no pop que o artista vinha trabalhando até o momento, para mergulhar nessa veia MPB repaginada pela contemporaneidade. “Em termos de narrativa é o que o meu público já conhece de mim: vulnerabilidade, autocrítica e aceitação das partes reais vividas na minha história”, explica.

LEMBRANÇAS

Gravado em Florianópolis, o clipe apresenta Jona contracenando com o Luiz Castro, com a direção de Pedro Oliveira, da Kriya Films. O material apresenta uma transição estética dos trabalhos do artista e, em termos de narrativa, a história contada no recente lançamento “Último Gesto” ganha agora um lado B. “Se naquele trabalho eu lembrava das partes boas, agora, em ‘Tua Mania’ fico atormentado pelas lembranças das brigas e a saudade ardente regada de memórias sexuais. Estou falando da lembrança que eu odeio ter sobre alguém a quem eu adoro lembrar”, conta Jona Poeta.

LIBERDADE

A canção “Último Gesto” contou com uma versão com sonoridade mais moderna e uma versão voz e violão, propositalmente, para que o público entendesse essa transição de estrutura conhecida da nossa MPB, com uma roupagem mais contemporânea, que Jona explora neste trabalho. “Agora, ‘Tua Mania’ vem me libertar de fazer as coisas bonitinhas, facilmente compreensíveis. Se no lançamento anterior eu avisei que não seria ‘hetero-friendly’, agora, eu não estou preocupado em avisar, quem não conseguir desfrutar das cenas lindas de dois homens se amando intensamente é só dar um skip e voltar para o mainstream que é feito para agradar”, finaliza o artista.

Escrito por Júlia Diniz

CEO da DD Assessoria e atuante na área da assessoria de comunicação, planejamento estratégico, criação de conteúdo e com grande experiência com público externo no meio artístico. E-mail: [email protected]

IMG 0577 scaled POP CYBER

Ronná traz sobre crise com delicadeza em seu novo single “Freima”

WhatsApp Image 2023 08 30 at 16.48.03 POP CYBER

Tuany retoma lançamentos com o primeiro single de novo álbum