“CRM da Música”: conheça a startup que conecta artistas e fãs

Com ferramentas inovadoras, Klave já capturou mais de 120 mil fãs e atendeu mais de 270 músicos, selos e gravadoras

CRM da Música- conheça a startup que conecta artistas e fãs
Agência Taxquim

Facilitar o contato de artistas, selos e gravadoras com os fãs. Foi com esse propósito que a Klave surgiu. Em pouco mais de quatro meses, a plataforma, conhecida como o “CRM da Música”, já conta com mais de 40 empresas e 270 usuários e se prepara para atingir o mercado internacional.

Criada por Lucas Winter e Enio Kaniak, a Klave é uma music tech – empresa de tecnologia especializada em trazer soluções para o mercado musical. Seguindo a metodologia das startups e inovações só vistas na Europa e Estados Unidos, a plataforma foi desenvolvida em cerca de oito meses e fornece ferramentas para o artista captar, engajar e monetizar sua base de fãs.

Hoje, o artista precisa se ver como empresa e enxergar os fãs como clientes. A Klave o ajuda a ter um relacionamento mais próximo e automatizado com esse público. Se você é um artista ou trabalha com eles, precisa ter dados sobre seus fãs, para saber onde estão e o que gostam de consumir“, destaca Lucas Winter.



Para permitir que o músico seja dono de sua base de fãs, a music tech une uma série de ferramentas que são capazes de aumentar a conexão e monetização.

Através da Klave, o artista pode capturar o contato dos fãs, disparar notificações automáticas avisando sobre lançamentos, criar campanhas segmentadas para promover shows e turnês e reunir todos os dados da fanbase em um único lugar, como cidade, idade, contatos e entre outras informações relevantes.



As funcionalidades fazem com que os resultados da plataforma sejam impressionantes. Já são mais de 120.000 fãs capturados, além de 400.000 emails disparados para esse público.

A maioria dos artistas dependem dos algoritmos das redes sociais para divulgar os lançamentos aos fãs. Mas ali, você não tem controle sobre a entrega do conteúdo e não tem noção de quem são os fãs mais engajados. Quando você captura o contato do fã, se torna dono dessa base e passa a ter muito mais controle sobre a entrega e insights de como gerar mais receita na música“, complementa.



Com sede em Florianópolis, a Klave conta com oito profissionais em seu time. A empresa já atendeu nomes como a banda Fresno e MC Kapela, da gravadora GR6, além de músicos independentes, empresas de marketing musical e majors do mercado. Agora, a plataforma está prestes a lançar a ferramenta de Campanhas, em que será possível segmentar a audiência e disparar mensagens para promover a carreira do artista.

Essa funcionalidade vai revolucionar o contato com o fã. Ela poderá contribuir tanto para um lançamento musical, quanto para venda de merchs e até mesmo para ingressos de shows. Por exemplo, o cantor vai se apresentar em uma cidade. Lá, ele já saberá quantas pessoas o acompanham naquele local, além de poder planejar entregas exclusivas e se comunicar diretamente com elas“, adianta.

Kweller abre os trabalhos de primeiro álbum solo com o single “Ponto G”

Kweller abre os trabalhos de primeiro álbum solo com o single “Ponto G”

Lucas LM e Rafinha RSQ scaled POP CYBER

Com “Suas Amigas (Assereje)” Lucas LM entra no Top 50 Viral do TikTok