1. Home
  2. »
  3. Música
  4. »
  5. “ANCESTRES DE PRIMA...
in

“ANCESTRES DE PRIMA VERA” Salloma Salomão e Sincrônica Al Andaluz

Salloma Salomao — Show Sesc Pompeia — Foto Nego Junior © 2022 @negojunior — IMG 23316 2 1 POP CYBER
Foto: Nego Junior

“Ancestres de Prima Vera” é o décimo álbum do compositor e pesquisador mineiro Salloma Salomão, junto à Sincrônica Al Andaluz. No álbum, os timbres, texturas e paisagens sonoras instrumentais e vocais prescindem da letra e do formato convencional da canção para colocar o público em contato com a sonoridade instrumental orgânica produzida por cordas, sopros, vozes, percussão, piano e bateria.

Salloma, conhecido por sua abordagem singular, partiu da pesquisa dos patrimônios harmônicos, melódicos e rítmicos próprios das culturas musicais africanas e de suas expressões diaspóricas, como o ragtime, jazz, maxixe, choro, samba, tango, fandango e habanera. Uma viagem musical que se perde nos ecos do Atlântico, explorando funduras e margens de uma expressão única. Com influências marcantemente, “Ancestres de Prima Vera” transcende as fronteiras, buscando uma síntese em meio à efervescência da sociedade contemporânea.

Gui Braz, Fábio Leandro, Tô Bernado e Luiza Carvalho se unem a Salloma nas orquestrações, criando um conjunto delicado de paisagens, texturas e construções musicais que desafiam convenções. Além disso, a equipe por trás deste projeto inclui um grande grupo que inclui talentosos percussionistas, uma banda de base com baixos, guitarras, teclado-piano, um quarteto de cordas, sexteto de sopros, um coro com quatro cantoras.

O álbum, composto por 4 faixas – com participação especial de Fabiana Cozza na faixa “Muzambinhos” – teve seu lançamento no dia Novembro de 2023 e seu show de estreia no dia janeiro de 2024, no Sesc Vila Mariana. Na apresentação, Salloma subiu ao palco do Teatro Antunes Filho acompanhado pela Sincrônica Al Andaluz. Em cooperação com a Cine Becos foi produzida uma série de vídeos com depoimentos que apresentam os conceitos e a estética envolvidos na criação do álbum, como elaboração do complexo significado em torno das ideias de ancestralidades. A série está acessível gratuitamente nas redes sociais de Salloma e no YouTube.

Micareta Sao Paulo POP CYBER

Micareta São Paulo anuncia novo local com atração internacional

billie eilish hit me hard and soft POP CYBER

Leia letra e tradução de “SKINNY” da Billie Eilish