Conecte-se conosco

Tecnologia

Amazon anuncia novas experiências de Alexa, Ring, Fire TV e mais na CES 2022

Publicado

em

amazon alexa logo pop cyber

Todos os anos nós esperamos pelo evento Consumer Eletronics Show (CES) como uma forma de destacar como nossos times – incluindo Alexa, Fire TV, Ring e Amazon Web Services (AWS) – trabalham com outros fabricantes de dispositivos, desenvolvedores e líderes da indústria para criar novas maneiras para a inteligência artificial (IA) melhorar vidas. Nossa visão permanece totalmente focada na inteligência ambiente – o tipo de tecnologia que entende você e se adapta ao seu uso, está lá quando você precisa e fica em segundo plano quando você não precisa.

Ainda que não estejamos na CES presencialmente este ano, estamos animados em compartilhar com você alguns dos nossos anúncios favoritos, todos que demonstram o poder dessa tecnologia tanto dentro como fora de casa. Dê uma olhada e fique atento para mais novidades em 2022:

“Alexa, me leve à lua”

Junto com a Lockheed Martin, nós anunciamos planos para mandar a Alexa para o espaço como parte da Artemis I, a primeira de muitas missões da NASA que irá enviar a primeira mulher a primeira pessoa negra à lua. A Alexa se juntará a missão como parte da Callisto, uma demonstração da tecnologia incorporada à espaçonave Orion da NASA e construída em colaboração com engenheiros da Amazon, Lockheed Martin e Cisco. A Alexa é uma das muitas tecnologias novas e inovadoras que serão testadas como parte do Artemis I, e a integração ajudará os envolvidos a explorar como a tecnologia de voz e IA podem ajudar os astronautas em missões futuras.

Juntamente com a jornada da Alexa no espaço, estamos desenvolvendo uma série de experiências para tornar a exploração espacial mais acessível para estudantes, professores e famílias que querem seguir juntos com a missão Artemis I. O conteúdo e as experiências da Artemis com a Alexa serão lançados junto com a missão, mas uma prévia já está disponível. Para começar, já se pode configurar lembretes para os próximos marcos da missão, basta dizer: “Alexa, leve-me para a lua”. Leia mais sobre a jornada da Alexa no espaço.

Uma experiência centrada no cliente e conectada em milhões de veículos

Juntamente com a Stellanis, fabricante líder global de automóveis, anunciamos uma série de acordos globais de longo prazo que transformarão a experiência de milhões de clientes e promoverão a transição da indústria de mobilidade para um futuro sustentável definido por software. A colaboração reúne nossa liderança e inovação em experiências digitais, computação em nuvem, IA e machine learning com a excelência em engenharia automotiva da Stellantis e portfólio de 14 marcas de veículos icônicos, incluindo Jeep, Chrysler, Dodge, Fiat e Peugeot.

O que nosso CEO Andy Jassy tem a dizer sobre isso:

“Nas duas últimas décadas, a Amazon construiu tecnologias, experiência e a cultura de inovação para ser uma líder global em computação em nuvem, inteligência artificial e machine learning. Temos utilizado essa capacidade para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo por meio de produtos e serviços como a Alexa, Kindle e Fire TV e, com a AWS, ajudamos milhares de empresas a se transformarem e também as suas indústrias. Estamos animados em colaborar com a Stellanis para a transformação da indústria automotiva e reinventar a experiência nos veículos. Estamos criando soluções que ajudarão a Stellanis a acelerar as experiências conectadas e personalizadas nos veículos, para que cada momento em movimento seja inteligente, seguro e personalizado para cada ocupante. Juntos, criaremos a base para que a Stellantis se transforme de uma fabricante tradicional de automóveis a uma líder global no desenvolvimento e engenharia orientados a software” Leia mais a respeito da colaboração entre a Amazon e a Stellantis.

Fire TV em movimento

Fire TV ultrapassou um marco importante com mais de 150 milhões de dispositivos Fire TV vendidos em todo o mundo, e agora estamos fazendo ainda mais para oferecer uma experiência de entretenimento incrível – não importa onde você esteja – apresentando, por exemplo, uma nova experiência Fire TV para o carro. Você poderá usar a Alexa ou os controles de toque na tela para acessar mais de 1 milhão de episódios de TV e filmes no Fire TV em veículos nos Estados Unidos, incluindo os favoritos do Prime Video.

Além disso, estamos combinando a experiência do Fire TV em todos os dispositivos com configurações personalizadas, de modo que seu Fire TV terá a mesma aparência, esteja você olhando para a TV na sua sala ou no seu carro. Você também poderá interromper a reprodução em sua casa e retomar no carro. O Fire TV estará disponível como opção no Jeep Wagoneer, Grand Wagoneer e Grand Cherokee; Chrysler Pacifica, Ford Expedition e Lincoln Navigator. Leia mais a respeito do Fire TV no blog.

Rings traz ainda mais funcionalidades para o Ring Alarm e o AlarmPro

Ring Alarm sempre fez tudo para proteger sua casa e lhe dar tranquilidade. E com a adição de uma variedade de sensores, como Flood and Freeze ou Smoke and CO (vendidos separadamente), qualquer Ring Alarm e seus sensores compatíveis fornecem um nível adicional de proteção.

Na CES, nós anunciamos o novo sensor Ring Alarm Glass Break, que permite uma customização do seu sistema de segurança doméstico. Esse novo sensor usa tecnologia de inteligência artificial para detectar com precisão situações de quebra de vidro, como janelas sendo quebradas a até 7 metros de distância, e descarta alarmes falsos, como chaves tilintando ou pratos barulhentos. Se o som for detectado, você receberá uma notificação em seu dispositivo móvel. Você também pode atualizar suas configurações para acionar automaticamente a sirene do alarme quando estiver no modo Casa ou Ausente e receber uma chamada de nosso centro de monitoramento se estiver inscrito no Monitoramento Profissional com uma assinatura Ring Protect Pro. Leia mais a respeito do Ring no blog.

As empresas do Alexa Fund apresentam tecnologia pessoal e acessível

O Alexa Fund apoia empreendedores e startups que ajudam a moldar o futuro da voz, computação ambiente, robótica e inteligência artificial. Na CES, uma empresa do Alexa Fund, a Labrador Systems, revelou seu robô pessoal projetado para permitir que as pessoas  vivam de forma mais independente, fornecendo assistência prática e física nas atividades diárias em casa. Você pode usar um dispositivo habilitado Alexa para pedir ao Retriever Labrador para mover grandes cargas pela sua casa ou trazer itens. Além da Labrador, outras empresas que fazem parte do Alexa Fund e Alexa Startup – incluindo Endel, TalkSocket, Embodied, Asleep, CLMBR e Mui Labs – compartilharam suas últimas invenções. Leia mais no Amazon Developer blog.

Suporte Matter para fabricantes de dispositivos

Acreditamos que sua casa incluirá dispositivos de muitas empresas e marcas diferentes. Você pode comprar uma geladeira inteligente de um fabricante, uma fechadura inteligente de outro e uma lâmpada inteligente ainda de outro. É nosso trabalho reunir esses vários dispositivos e serviços em seu nome. É por isso que apoiamos há muito tempo os principais padrões e protocolos de casa inteligente, incluindo o Matter. No ano passado, nós anunciamos  que o Matter está chegando à maioria dos dispositivos Echo e que os dispositivos Echo (4 Geração) e eero devices  se tornarão roteadores de borda Matter Thread. Também nos comprometemos em trazer a configuração Frustration-Free Setup para o Matter e garantimos que em toda a funcionalidade que um dispositivo precisará para implementar a configuração Frustration-Free Setup estará na especificação Matter, sem que nenhum código personalizado ou kit de desenvolvimento de software seja necessário.

Agora, a documentação Frustration-Free Setup está disponível para os fabricantes de dispositivos analisarem, e marcas como eWeLink, Ledvance, Sengled, TP-Link, Tuya e Lifx estão trabalhando conosco para oferecer uma ótima experiência de configuração. Também estamos trabalhando com Philips Hue, Resideo e outros para implementar o recurso Commissionable Endpoint para Alexa, que permite adicionar dispositivos Alexa como administradores secundários para dispositivos Matter, para que você possa aproveitar os controles de casa inteligente mesmo quando sua conexão com a internet estiver desligada.

Também estamos colaborando com fornecedores do silício – incluindo SiLabs, Espressif, Beken, Realtek, Nordic e TI – para oferecer suporte a recursos como a configuração Frustration-Free Setup. Os fornecedores de silício começaram a desenvolver suas ofertas Matter, que geralmente incluem ferramentas e ambientes de teste para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos. Este trabalho de validação permite que os fornecedores de silício comercializem um Matter System on a Chip (SoC), que oferece suporte à configuração livre de frustração. Leia mais a respeito no Amazon Developer blog.

Ainda mais opções nos assistentes de voz

Além de nosso suporte para padrões e protocolos domésticos inteligentes, queremos que você possa escolher entre uma variedade de assistentes de voz em um único dispositivo – porque cada assistente de voz terá suas próprias habilidades e recursos exclusivos. É por isso que, em 2019, lançamos o Voice Interoperability Initiative, programa que agora tem mais de 90 membros trabalhando em prol dessa visão, incluindo Facebook, Intel, Qualcomm, Sonos e Garmin. Assistentes de voz coexistem em dispositivos de marcas como Facebook, Samsung e LG, bem como em dispositivos recém-anunciados da SK Telecom e KT. Leia mais no Amazon Developer blog.