Connect with us

Tecnologia

Alexa comemora segundo aniversário no Brasil

Published

on

EchoShow8 BLK Kitchen scaled
(Foto: Divulgação)

Essa semana a Amazon comemora 2 anos desde o lançamento de Alexa no Brasil e 7 anos do serviço de voz no mundo. A Alexa está em constante evolução, se tornando cada vez mais inteligente, e aqui no país é projetada e desenvolvida por brasileiros para brasileiros. A cada dia, a Alexa se adapta mais à cultura local. “Alexa, bom dia” é uma das ativações mais solicitadas por aqui: foi dita mais de 38 milhões de vezes nos últimos 12 meses, 4 vezes mais do que no primeiro ano no país. No mesmo período, a Amazon lançou seis novos modelos de seus dispositivos Echo e Fire TV, entre eles o Echo Show 10, uma reinvenção completa do Echo com tela, com display HD que se move automaticamente conforme as pessoas interagem com a Alexa, acompanhando o deslocamento do cliente no ambiente, e o Fire TV Stick 4K, que traz controle remoto inteligente com Alexa.

Outra evolução significativa foi vista entre os dispositivos domésticos conectados com Alexa, tornando mais fácil para as pessoas usarem Alexa em suas casas inteligentes. Hoje, são mais de 650 produtos compatíveis ou com Alexa embutida, fabricados por marcas como Samsung, LG, Multilaser, Intelbras, Positivo, Philips Hue, entre outras, tornando a automação residencial mais fácil e acessível.

Ao longo dos últimos 12 meses, os clientes contaram com a Alexa para execução de diversas tarefas. O comando de acender ou apagar a luz esteve entre os principais, ativado nada menos do que 320 milhões de vezes pelos brasileiros com equipamentos de casa de inteligente. Configurar alarmes e lembretes também esteve entre os pedidos mais populares, ativado em mais de 26 milhões de interações. Consultar a previsão do tempo é outra interação que esteve entre as principais, solicitada mais de 34 milhões de vezes no último ano.

Estamos muito felizes em comemorar o segundo aniversário da Alexa no Brasil com tantos novos dispositivos e recursos que ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil e divertida, dando a elas um bem muito valioso: tempo”, diz Talita Taliberti, Country Manager da Alexa na Amazon Brazil.

Infografico

Infográfico (Foto: Divulgação)

Tecnologia em favor da acessibilidade

Nos últimos 2 anos, a Alexa tornou-se uma aliada das pessoas com deficiência no Brasil, oferecendo ferramentas para ajudar em sua autonomia e independência ao realizar tarefas por comando de voz para ligar e desligar as luzes, ativar o ar condicionado, ou simplesmente escolher uma música. Em 2020, a Amazon incentivou os desenvolvedores a criar skills voltadas para essa comunidade, com o Prêmio Alexa de Acessibilidade.

Com as inscrições do prêmio, a Alexa ganhou 98 novas skills, como a vencedora “Memória Sonora”, que ajuda no desenvolvimento mental e na cognição, e a segunda colocada “Onde eu guardo isso”, que ajuda as pessoas a se lembrarem onde guardaram objetos. Para continuar apoiando a comunidade de pessoas com deficiência, a Alexa fez parte do Teleton 2021, uma campanha da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) de incentivo a doações para a ONG, trazendo informações sobre o programa na voz da Alexa e divulgando histórias de como a IA apoia profissionais de saúde que cuidam de pessoas com deficiência e pessoas assistidas pela instituição.

Curiosidades sobre o segundo ano de Alexa no Brasil:

●     “Alexa, bom dia”, foi dito mais de 38 milhões de vezes.

●     “Alexa, tudo bem?” foi perguntado mais de 5,8 milhões de vezes.

●     “Alexa, boa noite” foi dito mais de 28 milhões de vezes.

●     “Alexa, me conte uma piada” foi solicitado mais de 20 milhões de vezes.

●     “Alexa, cante uma canção” foi pedido mais de 6 milhões de vezes.

●     “Alexa, me conte uma história” foi dita mais de 1 milhão de vezes.

●     “Alexa, cante parabéns a você” já foi pedido mais de 1,2 milhão de vezes.

●     “Alexa, imite o Bob Esponja”, foi dito também mais de 600 mil vezes.

●     “Alexa, solte um pum”, foi solicitado mais de 1 milhão de vezes.

 

Cuidados com a saúde

A Alexa também fez parte da vida dos brasileiros nesses anos desafiadores. Os usuários puderam contar com a Alexa para saber mais sobre a Síndrome de Burnout, graças ao conteúdo em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); sobre a prevenção do coronavírus com a skill do Hospital Albert Einstein e o status das vacinações. Outras skills trazidas por várias marcas têm ajudado as pessoas a cuidar da saúde mental, meditar e relaxar, como Meditopia, uma das skills mais populares de meditação.

 

Diversão e jogos

O segundo ano de Alexa no Brasil também foi marcado pelos jogos de voz. Jurassic World Challenge foi lançado recentemente pela Universal Studios; um dos jogos mais populares, o jogo de adivinhação Akinator, foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo “Jogo do Milhão”, que foi jogado mais de 2,1 milhões de vezes no mesmo período. A Galinha Pintadinha é outra skill de entretenimento muito popular, e já foi ativada mais de 1,6 milhão de vezes desde novembro de 2020. A Alexa entreteve clientes com jogos, cantando errado e imitando celebridades como Galvão Bueno ou personagens como o Bob Esponja. Também homenageou personalidades e esteve presente em datas comemorativas brasileiras em 2021, como em um “Bom dia” com a Elza Soares, cumprimentos de Gilberto Gil durante a Festa Junina, homenagem ao aniversário de Roberto Carlos, além de uma interação com a Juliette, trazendo sua nova música.

 

Interações divertidas

A Alexa também conta com inúmeras interações divertidas. Basta perguntar ou pedir:

 

●        “Alexa, toca sertanejo”

●        “Alexa, sextou”

●        “Alexa, tudo bem?

●        “Alexa, sorte ou revés?”

●        “Alexa, como se diz Eu te amo em Francês?”

●        “Alexa, ache meu celular”

●        “Alexa, conte uma história”

●        “Alexa, canta um samba”

●        “Alexa, leia meu livro no Kindle”

●        “Alexa, adiciona Bananas na lista de compras”

●        “Alexa, canta errado”

●        “Alexa, me acorde com a música X às 7h

●        “Alexa, você pode miar?”

●        “Alexa, timer de 20 minutos

●        “Alexa, com que roupa eu vou?”

●        “Alexa, quando é o próximo jogo do Corinthians?”

●        “Alexa, é verdade esse bilhete?”

●        “Alexa, quais são as notícias?”

●        “Alexa, biscoito ou bolacha?”

●         “Alexa, me assusta”

●        “Alexa, vai chover amanhã?”

●        “Alexa, que horas são agora em Madrid?”

●        “Alexa, me conte um segredo”

●        “Alexa, me surpreenda com uma bebida selecionada”

●        “Alexa, imite a Aracy da Top Therm”

●        “Alexa, o que o Robin diria?”

●         “Alexa, como eu encontro o Chuck Norris?”

●         “Alexa, modo gás hélio”

●        “Alexa, o que aconteceu em dezembro de 81?”

●        “Alexa, modo novela mexicana”

●        “Alexa, modo adolescente”

●        “Alexa, canta parabéns para cachorro”

●        “Alexa, diz um trava-línguas”

●        “Alexa, quando dá 100 reais em dólares?”

●        “Alexa, hoje é dia do que?”

“Alexa, feliz aniversário”

A Alexa completa seu sétimo aniversário no mundo e 2 anos de Brasil no próximo sábado, dia 6 de novembro. Para comemorar, uma playlist com as músicas mais pedidas para a Alexa no país está à disposição dos clientes no Amazon Music. Basta pedir “Alexa, toque sua playlist de aniversário” para ouvir músicas que vão desde pop até sertanejo. A playlist também pode ser acessada no link https://music.amazon.com.br/playlists/B088MKFQCH. Novos clientes poderão ainda experimentar gratuitamente o streaming de áudio de qualidade premium por três meses ao assinarem o serviço Amazon Music Unlimited. A oferta vale por tempo limitado.

Ainda em novembro, a Alexa responderá a perguntas sobre seu signo e compartilhará detalhes divertidos sobre si mesma. Ao longo do último ano, perguntas sobre os signos foram feitas mais de um milhão de vezes.

Advertisement