Connect with us

Música

Zaz lança álbum “Isa”

Published

on

Zaz lança álbum 22Isa22
(Foto: Divulgação)

“Parece que estou emergindo de um longo inverno de dois anos. E com esse disco, é como se fosse primavera outra vez!”, diz Zaz. Três anos depois do álbum certificado com a platina “Effet Miroir”, Zaz lança o quinto projeto de estúdio, “ISA”, disponível hoje em todas as plataformas digitais. Um recorde que ela começou a marcar durante o lockdown em 2020. Um período que realmente sacudiu a cantora. “Eu precisava ficar mais calma, quase me ausentar. Isso não foi o que fiz nos últimos dez anos, é um paradoxo”, se diverte a cantora com 5 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, e que nunca parou de viajar pelo planeta desde seu sucesso fenomenal pelo primeiro álbum de 2010, impulsionado pelo hit global “Je veux”.

Depois de uma década frenética de shows, com ingressos esgotados, prêmios e colaborações de prestígio (Quincy Jones, Charles Aznavour, Kelly Clarkson…), foi depois do final da última turnê, que terminou nos Estados Unidos, que Zaz voltou o foco para ela mesma. Silenciosamente. “Eu tinha outro nível de entendimento. É um novo ciclo. Eu finalmente entendi meu lado adulto”, diz a artista. “O que eu experimentei ao longo desses últimos anos foi super enriquecedor. Tudo foi novo. Eu até exportei meu Zazimut festival para a Rússia! Eu experimentei de tudo, mais e além. É minha natureza”, diz.

022899aa d496 d692 f32a 655c18f4803c

Créditos da Imagem: Yann Orhan

E completa: “mas em algum ponto eu desejei que a Zaz morresse. Zaz, a figura pública, a performer, o nome artístico ocupou todo o espaço, deixando pouco para a ‘Isa’. E desse então eu passei dez anos projetando energia a minha volta e por todo o mundo, foi uma jornada diferente que comecei dessa vez, em que me dediquei totalmente a me voltar ao meu interior. Então fez sentido que esse álbum devesse se chamar… “ISA”! (uma contração de Isabelle, nome verdadeiro da artista).

Para o projeto, Zaz trabalhou com o produtor holandês REYN. Pianista e compositor de trilhas sonoras que convidou a artista para o estúdio particular que mantém na Holanda. Zaz também gravou muitas canções em casa, graças ao novo estúdio que fez em casa, também no ICP estúdio, em Bruxelas, e no sul da França, em Provence. Ela mostrou o passo a passo da produção, com gravações de making of disponíveis no canal dela no YouTube, “Le Journal d’Isa”.

Zaz também continua o trabalho vocal, iniciado em “Effet Miroir” – mas cheio de nuances e contido.

385b5e1a 7a40 86bc 6ac6 bbcbd118dfd0

Créditos da Imagem: Yann Orhan

Ela sonha com um mundo “mais afetusoso que esse” na canção “Imagine”, revelada como um prelúdio no fim do primeiro semestre. “Eu tentei deixar minha voz fluir. Eu tenho a tendência de forçar, de ir a algo de forma muito dura. Às vezes, minha voz ficava um caos. Agora eu deixo minha voz fazer assim, tento respirar melhor. Ser menos apressada. É o que realmente me move agora”, ri Zaz. “Imagine o mundo em sintonia com você”, I let my voice do its thing. I try to breathe better. To be less rushed. That’s really what I’m all about”, Zaz laughs.“Imagine a world in tune with you”, aconselha Zaz no primeiro single. “Quando você vê o estado em que o mundo está, isso me entristece muito. O que nós vamos deixar para nossos filhos?”, pergunta a artista, que sempre se envolveu profundamente em questões relacionadas à educação e ecologia. “É triste, é assustador. Mas ‘Imagine’ é uma canção de esperança “, ela explica.

Há todo um conjunto de cidadãos realmente fazendo coisas”, conclui Zaz. “Se formos verdadeiros com nós mesmos e construir algo que nos faça felizes e realizados, isso irá se projetar no mundo”, finaliza.

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: [email protected]

Advertisement
Advertisement