Connect with us

Lifestyle

Yung Buda se consolida no cenário brasileiro ao unir cultura pop e o trap nas músicas

Published

on

Yung Buda se consolida no cenário brasileiro ao unir cultura pop e o trap nas músicas
Fonte: Unsplash

Atualmente, o trap é um dos estilos que mais ganhou espaço no cenário musical brasileiro. A grande popularidade de alguns artistas nas redes sociais e também nas plataformas de streaming fizeram com que algumas músicas alcançassem um grande público. Um caso de sucesso é o rapper Yung Buda, autor dos hits “Akatsuki de Vila” e “Dior”. O paulista de 26 anos conseguiu um bom público ao misturar referências da cultura pop, seja de anime ou de jogos eletrônicos, com a profundidade das letras do rap nacional.

Nascido em Jundiaí, Yung Buda é um nome até recente no trap nacional, mas também é um dos principais responsáveis pelo crescimento do estilo por aqui. Apenas no Spotify, por exemplo, ele conta com mais de 130 mil seguidores e cerca de 280 mil ouvintes mensais. A música mais escutada do artista, a “Akatsuki de Vila”, ultrapassou a marca de 6 milhões de vezes que foi ouvida na plataforma de streaming de música. São números que dizem bastante do sucesso dele com os fãs de trap.

A principal característica do rapper é unir cultura pop com o trap. Por exemplo, a música “Digimon”, lançada no primeiro semestre de 2021, possui diversas referências de animes famosos no Brasil. Essa conexão faz com que a música do Yung Buda tenha uma proximidade maior com a nova geração. Isso é algo que vem dando resultado, e os números dele e de outros artistas do trap comprovam isso.

Nas redes sociais, a presença de Yung Buda é muito forte no YouTube, principalmente com o Sound Food Gang. Esse grupo reúne alguns dos maiores nomes do trap nacional, como o rapper niLL, e conta com uma boa quantidade de fãs. Atualmente, o canal na plataforma possui quase 110 mil inscritos e um pouco mais de 42 milhões de visualizações nos clipes lançados. Os vídeos de Yung Buda são os mais populares, com algumas músicas superando os 7 milhões de visualizações.

Do anime aos eSports

Não são apenas os animes que inspiram o trap nacional, principalmente com Yung Buda. Em entrevista para o Blog Betway Insider, o artista comentou sobre a forte influência dos jogos eletrônicos e dos torneios de eSports nas letras das músicas. “Sempre tive muito contato, tirei muita referência disso. Então, foi um processo natural estar sintetizando as paradas que a gente gosta dentro da nossa arte”, afirmou o rapper referência no estilo.

Ele também citou alguns dos jogos que mais contribuíram para essa paixão. Alguns títulos conhecidos, como Counter-Strike e League of Legends, estão na lista do rapper como os mais jogados. Isso mostra que o músico segue uma tendência da maioria dos brasileiros, pois esses dois jogos estão entre os mais populares por aqui. Ou seja, muitas pessoas entendem as referências que Yung Buda coloca nas músicas.

A proximidade com os games é tão forte que o artista foi chamado para participar de um projeto com o jogo Rainbow Six Siege. Ele conta à Betway, site líder em eSports bets no Brasil, que recebeu uma proposta da Ubisoft e, após aprender um pouco mais sobre o game, realizou uma sessão de estúdio com os músicos Rincon Sapiência e Samuel Ferrari. Além disso, ele também fez um show ao vivo na final do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege. Isso deixou o nome Yung Buda ainda mais ligado aos eSports.

Sucesso do trap no Brasil

Apesar dos bons números de Yung Buda por aqui, ele não é o único que está fazendo sucesso no cenário musical brasileiro. Na verdade, nos últimos cinco anos, o trap conseguiu muito espaço. Desde 2016, segundo números oficiais do Spotify, o estilo cresceu mais de 60% em audiência na plataforma. Além disso, nomes como Pedro Qualy, Recayd Mob, Matuê e Raffa Moreira conseguiram milhões de visualizações na plataforma de streaming de música.

No caso do grupo Recayd Mob, o sucesso da música “Plaqtudum” virou uma referência para outros artistas. Em agosto deste ano, o clipe no YouTube passou a marca dos 130 milhões de visualizações. Um sucesso absoluto para um estilo musical que está apenas começando a ganhar espaço no cenário nacional.

O trap é um estilo novo, criado nos anos 2000, mas que já conseguiu causar um grande impacto na música nacional. Yung Buda é uma das principais referências do estilo, seja falando de anime ou então de jogos eletrônicos. Ele também é um exemplo para futuros rappers do Brasil.

 

 

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: [email protected]

Advertisement