Categories: CinemaSéries

Vis a Vis El Oasis: Épico ou Decepcionante?

O grande diferencial de Vis a Vis sem dúvida era a capacidade de nos colocar em diversos momentos diferentes ao mesmo tempo, sem perder a lógica da história contada. O universo carcerário feminino da Espanha, trazia o realismo, (diferente por exemplo, de Orange is The New Black que também contava a história do cárcere feminino, porém era bem mais fantasiosa), e o suspense cinematográfico inteligente que nos fazia consumir a série de forma urgente.

Outro grande destaque eram os planos nada óbvios construídos pelos diretores Álex Pina, Iván Escobar e Daniel Écija. A verdade é que o audiovisual espanhol tem tido destaque nos últimos anos e mostrado a capacidade criativa de seus profissionais. O que acaba dando espaço também para outras obras da língua espanhola viralizarem pelos amantes dessa arte.

Tendo dito isso, meu intuito aqui é falar sobre a última temporada de Vis a Vis, que teve o nome acrescido de El Oasis, e conta a história da então protagonista e antagonista Macarena e Zulema fora da prisão. Elas decidiram formar ali uma sociedade limitada para aplicar grandes e pequenos golpes. Durante dois anos se mantiveram assim. Porém, as coisas mudam quando Macarena engravida e resolve mudar de vida. Zulema, então, faz uma proposta para Macarena: Aplicariam um último golpe em um traficante mexicano, que estava casando sua filha e lhe daria de presente uma tiara de diamantes. O foco eram os diamantes, é claro!

O enredo parece interessante, mas diferente do que eu descrevi acima, a condução da história não foi feita com o mesmo brilhantismo. A ideia de fugir da cronologia, deixou a história confusa e desconexa. Além de não ter dado o devido destaque aos personagens principais. A verdade é que o público queria ver de forma profunda como foi construída a relação de Zulema e Macarena. Queríamos assistir as histórias que ambas se envolveram ao longo desses anos de parceria. E para alguns mais apaixonados, como essa humilde escritora que vos fala, o envolvimento sentimental e físico que aconteceu entre elas.

Não posso ser injusta, pois mesmo com apenas oito episódios e dando destaques a personagens que não faziam parte do enredo de Vis a Vis até então, a temporada mostrou no episódio sete, que em uma noite de réveillon onde Macarena e Zulema, possuídas por um alucinógeno, se entregam uma a outra, deixando muitos espectadores chocados pela coragem dos roteiristas e produtores.

A verdade é que a série trabalha muito bem o conceito de que o ódio e o amor são bem próximos. A necessidade que uma tem de ficar perto da outra, mesmo diante de todo passado de conflitos que tiveram, deixa claro que elas possuem sentimentos ambíguos a todo momento. Talvez seja esse o grande charme de Vis a Vis El Oasis. Mas ai, o que nos faz questionar, porque tão pouco destaque para esse enredo?

Dizem que houve um conflito entre as atrizes Maggie e Najwa, que faziam Macarena e Zulema. Eu, sinceramente, acredito no profissionalismo de ambas e não acho que esse tenha sido o problema. Até porque a briga ocorreu durante as gravações, quando o roteiro já estava mais do que pronto.

Eu, particularmente, esperei quase um ano para assistir essa temporada e isso pode explicar meu nível de frustração. Mas em todo caso, sigo agradecida por ter existido essa obra prima espanhola com cinco temporadas. E não tenho nada de negativo para falar das quatro primeiras. Inclusive o final da quarta temporada considero lendário. Já o final da quinta, ou do spin off, como preferirem chamar, nos deixou amargurados. Uma personagem com o nível de Zulema Zahir, deveria ter a possibilidade de existir novamente. Já Macarena Ferreiro, merecia um final mais claro e romântico. Mesmo que isso se colocasse em contradição com o realismo proposto pela série.

Se você ainda não assistiu, as cinco temporadas completas estão disponíveis na Netflix. Caso já tenha assistido e queira saber mais sobre a série, pode ir lá no meu canal do Youtube, no link abaixo, onde comento outros detalhes da série. E não se esqueça de nos acompanhar no Instagram do PopCyber e deixar seu comentário sobre Vis a Vis.

Tags: Vis a Vis
Mariana Berardinelli

Mariana já estudou Cinema e Publicidade e hoje é dona de uma produtora de audiovisual. Além de Escritora e Roteirista, apresenta o quadro Shippalizando no canal Diversifica+ e é apaixonada por séries.

PUBLICIDADE