Um dos nomes mais influentes do Brasil, Ratier atravessa a fronteira levando curadoria refinada e atmosfera do D-EDGE para a Argentina

Em nova turnê internacional, DJ e produtor brasileiro apresenta showcases do D-EDGE em Buenos Aires, Córdoba e Entre Ríos, província argentina

Com “Oleiro”, Ratier integra “Night Edition” em compilação da Serialism Records
Créditos da imagem: Divulgação

Um dos nomes mais influentes da música eletrônica sul-americana, Ratier desembarca na Argentina neste mês de outubro para três apresentações que reforçam a força do D-EDGE como símbolo global da cultura clubber.

Nesta sexta-feira, 17, o DJ e produtor musical se apresenta em Buenos Aires, no clube Morocco, como headliner da festa 2GTHR, que recebe a D-EDGE Tour Argentina. A noite conta ainda com o residente do D-EDGE SP, Teclas, e com o duo argentino de residentes locais Festa Bros.



Na quarta-feira, 22, se apresenta no Basement Club, na cidade de Córdoba. Já na sexta, 24, segue para Paraná, capital de Entre Ríos, província argentina, onde toca no XL Club, em mais uma edição da festa AL+, que desta vez traz um showcase oficial do club paulistano como parte da sua “Closing Season”.

Ainda no dia 24, se apresentam os DJs Adria — também residente do D-EDGE SP — e Teclas, além do artista local Lucas Martinez, que assina o warmup da noite.



Um expoente da música eletrônica brasileira

Com quase três décadas de trajetória, Renato Ratier é considerado uma das figuras mais importantes na construção e profissionalização da cena eletrônica no Brasil. Em sua faceta artística, é reconhecido por sua versatilidade, transitando com fluidez entre vertentes da house, do techno e do minimal, sempre com uma curadoria refinada e foco na construção de atmosferas imersivas.

Já se apresentou em festivais e clubes lendários, como Rock in Rio, Lollapalooza, Tomorrowland Brasil, MELT (Alemanha), Sunwaves (Romênia), Amnesia e Hï Ibiza (Espanha), além de turnês por países como França, Alemanha, Grécia e Holanda.

Chegou ainda a dividir lineup com inúmeros ídolos mundiais, como o DJ britânico Carl Cox, uma de suas grandes referências, Ben Klock, Charlotte de Witte, Ben Böhmer, Laurent Garnier, Boris Brejcha e Richie Hawtin; e fez performances em back to back (tocando lado a lado) com nomes como Anderson Noise, Richy Ahmed, Classmatic e DJ Murphy.

Sua discografia inclui lançamentos como o remix oficial para “Tatibitati”, de Rita Lee; o EP “Cat Eyes” — inspirado nos próprios gatos —; a colaboração “Can We Fly”, com Lu.cian; o EP “Diving”, que explora atmosferas inspiradas no fundo do mar; e três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente deles. Em relação a gravadoras, já assinou lançamentos por Kompakt, Stil Vor Talent, Get Physical e, claro, sua própria label, a D-EDGE Records.

Além de atuar com destaque como DJ e produtor musical, Renato também é empresário e curador cultural. No Brasil, criou casas noturnas que redefiniram o conceito de experiência clubber, como o lendário D-EDGE SP, o D-EDGE Rio e o Surreal Park (Santa Catarina).

Um novo momento criativo

Agora, em 2025, o artista apresentou ao público três novos formatos de show:

  • Ratier 360°, com cabine giratória e set de 11 horas — estreado em setembro no Surreal Park;

  • Ratier & Friends, em que convida DJs de diferentes origens para diálogos sonoros em formato B2B;

  • e Ratier All Night Long, performance solo que atravessa a noite inteira.

Esses projetos, somados às tours internacionais e ao contínuo trabalho à frente de seus clubes, o colocam como um dos principais embaixadores da cultura eletrônica brasileira no mundo.

Com noites que prometem intensidade, inovação e energia, Ratier leva sua assinatura inconfundível de pista — construída ao longo de décadas — para dois encontros que reforçam o diálogo entre as sonoridades do Brasil e da Argentina, unidas sob a batida do D-EDGE.

2GTHR ft D.EDGE tour: RATIER, TECLAS, FESTA BROS @ MOROCCO, Viernes 17.10

Local: 2GTHR Club Morocco (Viernes) CJH4+9F, C1425 Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina

Data: 17/10 (sexta-feira)

Horário: A partir das 23h59

Atrações: Ratier, Teclas e Festa Bros

Ingressos: A partir de $ 20.000,00 (+ taxas) via Venti

Basement Club

Local: Basement Club – Dámaso Larrañaga 52, X5000 Córdoba, Argentina

Data: 22/10 (quarta-feira)

Atrações: Ratier e outros

Ingressos: Em breve

AL+ CLOSING SEASON XL – Vie 24 Oct – RATIER

Local: XL Club – 1622 Av Estrada, Paraná, Entre Ríos, Argentina

Data: 24/10 (sexta-feira)

Horário: A partir das 21h

Atrações: Ratier, Adria, Teclas e Lucas Martinez

Ingressos: A partir de $ 15.000,00 (+ taxas) via Tickea

Mais sobre Ratier

Com quase 30 anos de legado, Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil.

Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes da música eletrônica global, com maior número de aberturas das Américas e que acaba de celebrar 25 anos de história —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro. Também foi dono da Tozen (2005–2010), que trouxe nomes como Laurent Garnier e Kevin Saunderson para Campo Grande/MS.

O impacto de Ratier vai além das paredes do D-EDGE. Ele expandiu seu império criando a D.Agency, que promove artistas nacionais, a DJ College, escola de DJs que já formou mais de 1.500 alunos, e selos como D-EDGE Records, Olga e D-EDGE Records Black.

Produtor de três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente deles —, já lançou música por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical, além, é claro, da sua própria label, a D-EDGE Records.

Ratier já dividiu o palco com os maiores artistas da música eletrônica global e fez apresentações marcantes em grandes festivais, como o alemão MELT e o romeno Sunwaves, Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland Brasil, e clubes como o Amnesia e Hï Ibiza (Espanha), WOMB (Japão) e Hive (Suíça). O artista já levou sua pesquisa musical para países como Grécia, França, Alemanha e Holanda.

Além disso, produz conteúdo para três séries no YouTube — “StoryTelling”, que traz entrevistas com personalidades da música, arte e saúde; “For RReal”, mostrando os bastidores de sua rotina artística; e “In da House”, em que visita casas de outros artistas — e já administrou negócios no universo da moda (como as marcas Vallet e Ratier, e a loja de roupas Subculture), do turismo (com a agência D-Travel), da cultura (como o centro cultural Holzmarket, em Berlim) e da culinária (como o bar-restaurante Bossa, em São Paulo), e integrou a sociedade do Warung Beach Club por dez anos.

Com uma trajetória que conecta diferentes vertentes criativas, Renato Ratier é mais do que um artista: é um catalisador de experiências, ideias e movimentos que moldam a cena eletrônica nacional e um dos poucos que que pilotam há 25 anos alguns dos clubes mais premiados mundialmente do país.

Publicado por Gustavo Neves

Gustavo Neves, jornalista e especialista em marketing, produção de conteúdo e definição de linha editorial, possui vasta experiência na realização de entrevistas, organização de coberturas de eventos, gerenciamento de redes sociais e coordenação da equipe. E-mail: [email protected]