A banda pop britânica foi criada em 1995, porém só ficou conhecida um ano depois, após o lançamento de seu primeiro single ‘Wannabe’. Com 3 álbuns gravados (Spice, Spiceworld e Forever) o grupo vendeu mais de 50 milhões de discos, tornando-se a banda feminina recordista em volume de vendas. A partir daí, as Spice passaram por momentos de altos e baixos: em 1998 o conjunto se desfez, reuniu-se em 2000 e dissolveu-se de novo em 2002. Em 2007, se juntaram novamente para gravar um Greatest Hits, fizeram uma turnê mundial e em 2008 se separaram de vez.
No dia 1º de setembro, porém, a eterna girlband anunciou o lançamento de uma coleção de edição limitada, em vinil e cassete, para comemorar os 25 anos de seu álbum de estreia ‘Spice’. Em um clima nostálgico, a Decode, empresa de client acquisition e consulting do grupo BTG Pactual, foi atrás da repercussão do anúncio na web e descobriu que muitos internautas ainda se declaram fãs das Spice no Youtube:
- 28% dos internautas declararam que ainda amam as músicas
- 25% ficaram chocados com a idade do álbum
- 20% parabenizaram a banda pela trajetória
- 17% tiveram um momento nostálgico com lembranças do passado
- 5% relembraram seu famoso jargão: Girl Power!
- 3% esperam novas produções
- 2% outros
Apesar da separação, o grupo nunca saiu da mente (e do coração) dos usuários e suas plataformas digitais contam com milhares de fãs:
- Youtube: 955 mil inscritos (média de 500 novos seguidores por dia)
- Instagram: 707 mil seguidores (média de 2665 novos seguidores por dia)
- Facebook: 435 mil seguidores
- Twitter: 108 mil seguidores (média de 14 seguidores por dia)
- Tik Tok: 61 mil seguidores
- Spotify: + de 9 milhões de ouvintes mensais
Todos os vídeos postados sobre as Spice Girls no Youtube somam 1.326.287.392 views, o que equivale a 336 clicks por minuto. Além disso, no Spotify, suas top 5 músicas mais tocadas acumulam milhões de streamings:
- ‘Wannabe’: 626 milhões
- ‘Stop’: 105 milhões
- ‘2 Become 1’: 89 milhões
- ‘Say you be there’: 80 milhões
- ‘Spice Up Your Life’: 74 milhões
As buscas pela girlband caíram 98% e 92% no Youtube e no Google, respectivamente, entre os anos de 2008 e 2021. Porém, no Facebook, os internautas ainda manifestaram afeto pelo quinteto nos últimos dois anos: 64% dos usuários demonstraram amor, seguidos de 28% que regiram de maneira sarcástica, enquanto 5% ficaram surpresos, 2% demonstraram tristeza e 1% manifestou raiva.
Todas as 5 integrantes realmente são muito talentosas, mas sempre temos as nossas favoritas! No Youtube, os usuários já escolheram: a primeira colocada é a Scary Spice, com 27% das menções nos comentários, seguida da Sporty Spice, com 24% das menções. Posh Spice, Baby Spice e Ginger Spice completam a lista com 23%, 16% e 10% das menções, respectivamente.
Se você ainda tem alguma dúvida da influência do conjunto musical, aqui vão duas curiosidades para te surpreender: o vestido Union Jack, usado pela Geri Halliwell no BRIT Awards de 1997, foi vendido por 41.320 Libras em 1998 (hoje seria equivalente a R$295 mil) e na época saiu no Guinnes Book como peça de roupa de pop-star mais cara já vendida em leilão. Além do mais, sabe os sapatos de plataforma Buffalo? Pois é! Foram uma moda lançada pelas nossas rainhas do pop!
O lançamento da coleção limitada das Spice Girls está previsto para o dia 29 de outubro. Até lá, vamos ficar escutando as antigas (mas jamais esquecidas) ‘Wannabe’ e ‘Stop’, nos preparando para este grande momento!
A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.