Saiba porque os artistas estão retirando suas músicas do Spotify

spotify pop cyber

Primeiro foi Neil Young e agora Joni Mitchell. Os dois veteranos da música norte-americana retiraram completamente seu catálogo de músicas do Spotify diante de uma polêmica envolvendo um famoso podcast.

Podcast

O motivo que fez os cantores retirarem suas músicas do Spotify tem nome e sobrenome: Joe Rogan. O comediante é dono do podcast “The Joe Rogan Experience”, exclusivo e também mais popular da plataforma: são 11 milhões de ouvintes por episódio.

O problema é que Joe Rogan está usando seu podcast para espalhar informações falsas sobre a vacinação contra a covid-19 e até divulgar tratamentos ineficazes contra a doença como a ivermectina.

Neil Young exigiu que o Spotify escolhesse entre a presença dele ou de Rogan na plataforma, só que no ano passado, a plataforma assinou um contrato de exclusividade com o podcast que, de acordo com o “Wall Street Journal”, pode ter chegado a US$ 100 milhões (cerca de R$ 537 milhões).

“Quero que vocês avisem o Spotify imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles… Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, reclamou Neil Young na carta divulgada pelo “Wall Street Journal”

Spotify reagiu

A empresa se defendeu das acusações de Neil Young afirmando que já excluíram mais de 20 mil episódios de podcast que espalhavam desinformação sobre a covid-19, mas que não poderiam cercear a liberdade de seus criadores.

Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles

desabafou Neil Young; o músico sobreviveu à pólio, doença erradicada pela vacina, na infância

Mais uma perda

Endossando o movimento de Neil Young, Joni Mitchell também publicou comunicado em seu site, avisando que também retiraria suas músicas do catálogo da plataforma em prol da ciência.

Eu decidi retirar todas as minhas músicas do Spotify. Pessoas irresponsáveis estão espalhando mentiras que custam vidas. Sou solidária a Neil Young e às comunidades científicas e médicas globais nesta questão.

Lucro

Mesmo diante da polêmica e da saída dos veteranos da plataforma, o Spotify consegue lucrar e muito com a exclusividade do podcast de Joe Rogan na plataforma. Além de atrair novos ouvintes, os podcasts contam com anúncios pagos que rendem muito mais dinheiro que músicas.

Porém, enquanto Joni Mitchell e Neil Young não representam grandes perdas financeiras para a plataforma, grandes nomes como Drake, Taylor Swift ou Ariana Grande poderiam causar estrago se decidissem se unir ao boicote.

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

XAND PRAIAGRANDE 01 scaled e1643569716336

Xand Avião lota shows em São Paulo com turnê “Viva la Vida “

Primeira temporada de S.W.A.T. e1643635561756

Primeira temporada de S.W.A.T. chega ao AXN nesta quinta-feira (03)