in

Rock The Mountain anuncia line-up 100% feminino para edição 2023

Festival acontece nos dias 04 e 05, 11 e 12/11, na região Serrana do Rio de Janeiro

Rock The Mountain Divulgacao I Hate Flash POP CYBER
Rock The Mountain (Divulgação I Hate Flash)

Com mais de 50% dos ingressos vendidos antes da virada do ano, a edição comemorativa de 10 anos do festival Rock The Mountain anuncia line-up totalmente dedicado às mulheres. Pela primeira vez, um festival brasileiro dedica 100% do artístico para o talento e a força de artistas brasileiras, mostrando diversidade de estilos musicais e muito talento das mais de 100 artistas divididas nos 8 palcos do Rock The Mountain.

O line foi criado pela equipe do festival, em parceria inédita com a WME (Women’s Music Event), plataforma que desde 2017 atua em âmbito nacional com o intuito de aumentar a representatividade feminina no ecossistema da música. A consultoria do WME se estende, para além da diversidade no line-up, também na criação de ações dentro do festival que aumentem a participação das mulheres nas áreas técnica e de produção.

A ideia de criar uma edição com protagonismo feminino vem ao encontro do espírito vanguardista do Rock The Mountain. “A cada ano, vínhamos aumentando a participação feminina no festival, dando mais protagonismo tanto nos palcos quanto na hierarquia do line-up. Para a edição de 2023, já tínhamos definido colocar somente mulheres em todos os palcos, e quando conseguimos fechar Marisa Monte, Maria Bethânia e IZA, tivemos ainda mais essa certeza”, conta Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival. “A gente gosta de quebrar barreiras, como aconteceu quando criamos a praça de alimentação 100% vegetariana. Somos um festival que não tem fogos, por causa de animais e pessoas sensíveis a ruídos, também somos carbono neutro e estamos rumando para ser lixo zero”, conta.

O desenho curatorial levou em conta a diversidade regional, racial e de estilos musicais entre as artistas que irão se apresentar nos palcos do Rock The Mountain em novembro. A pluralidade de narrativas musicais nos palcos será engrandecida por uma área de talks, que se inaugura este ano no RTM e passará a ser fixa na programação nas próximas edições.

Além de estarem performando nos palcos, as mulheres também estarão no backstage, trabalhando nas áreas técnicas. Um programa de mentoria para novas técnicas de PA e de monitor irá contemplar 5 vagas de estágio para profissionais que se inscreverem no programa, cuja mecânica será anunciada em breve. Com ações que garantem a presença da mulher nos palcos, na produção e na técnica, o Rock The Mountain ganha a chancela do selo Igual, concedido pelo WME a iniciativas que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans e não-binárias em suas equipes e palcos.

Crescendo e ganhando relevância a cada edição, o Rock the Mountain, festival que reúne música, arte, diversão, estilo, gastronomia e sustentabilidade em meio à natureza, em Itaipava, no Rio de Janeiro, escalou poderosas headliners para seus três grandes palcos (Estrela, Floresta e Magolab), que receberão shows de estrelas da música brasileira como Marisa Monte, Maria Bethânia, Iza, Maria Rita, Alcione, Gaby Amarantos, Daniela Mercury, Sandra de Sá, Margareth Menezes, Majur, Dona Onete, Karol Conka & MC Carol, Preta Gil, Marina Sena, Paula Toller, Katu Mirim, entre outras (veja line-up completo abaixo).

Nos palcos Magic Disco e Fervo, DJs da novíssima geração se misturam a nomes que vêm construindo a cena há anos para trazer um clima de festa sem hora para acabar para a montanha. Entre as confirmadas estão Valentina Luz, Marta Supernova, Lys Ventura, Iasmin Turbininha, Tamy, Pathy de Jesus, Tata Ogan, Kenya 20Hz, entre muitas outras.

O palco Roda de Samba, sucesso da última edição do RTM, em novembro passado, trará este ano para as tardes do festival o talento dos grupos femininos Só Damas e Samba que elas Querem.

Público em alta

A trajetória do Rock The Mountain tem números meteóricos. Em 2013, na primeira edição, 2 mil pessoas compareceram ao festival. O número foi crescendo exponencialmente até que, em 2019, o festival contou com 16 mil pessoas. Em 2022, ano em que o RTM se desdobrou em dois encontros anuais, o crescimento foi maior ainda. Enquanto na edição de abril o festival recebeu cerca de 60 mil pessoas, em dois finais de semana, em novembro, também em dois finais de semana, o Rock The Mountain atingiu a marca de 80 mil pessoas, se consolidando como um dos maiores festivais do Brasil.

Participaram do evento atrações como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Djavan, Alceu Valença, Gloria Groove, Lulu Santos, BaianaSystem, Silva e muitos outros.

Gastronomia vegetariana e diversas experiências de entretenimento

Tendo a música como mote principal, o RTM ainda reúne experiências de entretenimento, com atrações como Roda Gigante, Tirolesa, Balão e Bungee Jump, além de gastronomia comprometida com a sustentabilidade, com uma praça de alimentação 100% vegetariana desde a edição de abril de 2022. A iniciativa gerou, de acordo com os realizadores, uma economia aproximada de 100 milhões de litros de água, caso houvesse consumo de proteína animal ao longo dos quatro dias de evento, e a pegada de carbono para a produção seria o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados. O festival também é um dos pioneiros em acessibilidade no Brasil, contando com tradutores de libras nos palcos, áudio descrição nos bares, praça de alimentação e shows, além de veículos elétricos para garantir a mobilidade de PCDs.

Nas próximas edições, o festival se compromete em manter a coerência de equidade assumindo um compromisso de ter pelo menos 50% das artistas mulheres e pessoas trans e não-binárias. “O line-up 100% feminino é uma ação para fazer as pessoas refletirem e não será uma ação pontual”, diz Brautigam.

CONFIRA O LINE-UP DO ROCK THE MOUNTAIN
PALCOS FLORESTA, ESTRELA E MANGOLAB

Maria Bethânia, IZA, Pitty, Marisa Monte, Margareth Menezes, Alcione, Daniela Mercury, Majur, Paula Toller, Marina Sena, Maria Rita, Vanessa da Mata, Katu Mirim, Gaby Amarantos, Jup do Bairro, Negra Li, Sandra de Sá, Karol Conka + MC Carol, Tati Quebra Barraco + Valeska Popokuda, Illy, Preta Gil, Dona Onete, Bixarte, Rachel Reis, Carol Biazin, Luisa e Os Alquimistas, Tuyo, Clara X Sofia, Amabbi, Enony, Ana Frango Elétrico, Abronca X Shury, Clarice Falcão, Rafa Pinta, Alulu Paranhos

MAGIC DISCO

MartaSupernova, Valentina Luz, Kenya 20hz, Tata Ogan, Cauana, Idlibra, Aya Ibeji, Paulete Lindacelva, Martha Pinel, Julia Weck, claudia ASSEF, Etcetera, Rafa Jazz

 

FERVO

Miss Tacaca, WLDZ, Tamy, Lais Conti, Lysventura, Bruna Strait, Giordana Forte, Yas, Sô Lyma, Malira, Pathy de Jesus, Mari Krüger, Luisa Viscardi, LARINHX, Lol, Iasmin Turbininha, TheBlackHaus Crew (Bruna Lennon, Cix e Ise)

SAMBA

Samba que elas Querem, Só Damas

 

CORETO

Kika Notini, Duda Queiroz, Nega Jay, Marcela de Sá, Coletivo SerraForró

 

CHILL OUT

GIU NUNEZ, SUE, HELOAH, ETÉRICA, QUIMERA, JUBÁ, DANI AVELLAR, SHIGARA, maga, YULE

 

VJS

BIANCA TURNER, CECI SOLOAGA, ANDRESSA NÚBIA, XLAVINHA, LUV, CAROL SANTANA, LAURA DO LAGO, LUAEL, LIGIA ALONSO, VISUAL LORES

foto de perfil de gustavo neves author do pop cyber

Escrito por Gustavo Neves

Gustavo Neves é um jornalista experiente na cobertura de notícias nacionais e internacionais. Com uma paixão inabalável pela música, tem se destacado em diversas áreas. E-mail: [email protected]

bbb 23 mc guime cueca branca POP CYBER

MC Guimê toma banho de cueca branca no BBB 23

Dubdogz emplaca single com Zuffo e Rhoden pela Smash The House POP CYBER

Dubdogz emplaca single com Zuffo e Rhōden pela Smash The House