in

Retrospectiva Spotify 2023: A música latina conquistou o mundo!

Entre os 10 artistas mais escutados no mundo, quatro são latinos: #2 Bad Bunny, #5 Peso Pluma, #6 Feid e #9 KAROL G; Ana Castela, artista mais escutada no Brasil, é #16 no ranking de latinos mais escutados

Retrospectiva Spotify 2023 A musica latina conquistou o mundo POP CYBER
Spotify

A música latina conquistou grandes marcos no Spotify este ano; não apenas se destacou por ser o ano em que o maior número de músicas latinas alcançou o primeiro lugar nas paradas globais do Spotify, mas ao longo da história 15 músicas latinas alcançaram este lugar, 7 das quais ocorreram este ano. Com a Retrospectiva Spotify 2023 (Wrapped em inglês), fica evidente o impacto dos artistas latinos. Claramente, 2023 foi O ano para eles.

No Top 10 de músicas mais escutadas globalmente, há duas músicas latinas: #5 Ella baila sola, por Eslabon Armado e Peso Pluma, e #9 Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53, por Bizarrap e Shakira. Entre os 10 artistas mais escutados no mundo, quatro são latinos: #2 Bad Bunny, #5 Peso Pluma, #6 Feid e #9 KAROL G.

Top Artistas LATAM 2023

  1. Bad Bunny
  2. Peso Pluma
  3. Feid
  4. Junior H
  5. KAROL G
  6. Taylor Swift
  7. Rauw Alejandro
  8. Natanael Cano
  9. Shakira
  10. Grupo Frontera

Top músicas LATAM 2023

  1. Ella baila sola, por Eslabon Armado e Peso Pluma
  2. La Bebe – Remix, por Yng Lvcas e Peso Pluma
  3. un x100to, por Grupo Frontera e Bad Bunny
  4. TQG, por KAROL G e Shakira
  5. Yandel 150, por Yandel e Feid
  6. Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53, por Bizarrap e Shakira
  7. La Bachata, por Manuel Turizo
  8. Hey Mor, por Ozuna Feid
  9. Classy 101, por Feid e Young Miko
  10. PRC,por Peso Pluma e Natanael Cano

Apenas cinco artistas não latinos aparecem no Top 50 de artistas mais escutados na América Latina – dados sólidos que respaldam a ideia de que ‘todos querem ser latinos’:

Brasil

  • O Brasil aparece pela primeira vez no Top LATAM de músicas mais escutadas em #20 com Nosso Quadro, por Ana Castela e AgroPlay (#1 no País).
  • Artistas femininas representam 7/10 no Top 10 das músicas mais escutadas no Brasil.
  • No Top 10 músicas mais escutadas no Brasil, apenas uma não pertence ao universo Sertanejo/Forró (Tá OK, por MC Kevin o Chris, uma faixa de funk).
  • A primeira artista brasileira a aparecer no Top Artistas mais escutadas na América Latina é Ana Castela em #16 (#1 no BR). Há oito artistas brasileiros no Top 50 artistas mais escutadas na América Latina.
  • No Top 50 artistas mais escutadas no Brasil, apenas dois não são locais, ambos anglo-saxônicos: Taylor Swift e The Weeknd.

México

  • No México, 9/10 das músicas do Top 10 mais escutadas no país são música mexicana, enquanto 3/10 do Top 10 mais escutadas no Top LATAM são desse mesmo gênero.
  • Já no Top 10 artistas mais escutados, 7/10 pertencem a esse gênero nas paradas mexicanas, e 4/10 na lista LATAM.

Colômbia

  • Na Colômbia, 8/10 das faixas são música urbana no Top 10 músicas mais escutadas no país, enquanto 6/10 na lista LATAM.
  • Feid dominou 6/10 posições no Top 10 das músicas mais escutadas no país e 3/10 na lista LATAM.

Argentina

  • A Argentina também aumentou seu consumo local, tendo 9/10 artistas argentinos no Top 10 artistas mais escutados no país.
  • 5/10 das músicas mais escutadas no país pertencem ao gênero Urbano, enquanto o restante são faixas de Turreo, Cuarteto e Cumbia.
Pietra Quintela curte clima natalino em navio da Disney Cruise Line POP CYBER

Pietra Quintela curte clima natalino em navio da Disney Cruise Line

SOS Mata Atlantica e Heineken lancam edital que apoia com ate R 100 mil projetos que colaborem com a despoluicao do rio Pinheiros POP CYBER

SOS Mata Atlântica e Heineken lançam edital que apoia com até R$ 100 mil projetos que colaborem com a despoluição do rio Pinheiros