Reforçando a autoestima da mulher preta, Torya lança EP “Nega Doce”

Projeto solo conta com quatro faixas e reforça identidade açucarada da artista

Reforçando a autoestima da mulher preta, Torya lança EP “Nega Doce”
(Crédito: Victoria Brito)

Autoestima, independência e representatividade. Essas são algumas das mensagens que a cantora Torya traz em seu novo EP: “Nega Doce”. Composto por quatro faixas, o projeto chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (10/7) e expande o universo apresentado no sucesso da música homônima, lançada em março deste ano.

“Nega Doce” traz à tona o lado açucarado da mulher preta, ressaltando sua beleza e vaidade. O termo é um trocadilho com a expressão “nego doce”, que se popularizou nas redes sociais. Desta vez, para ilustrar essa personalidade, a artista escolheu fazer referência a personagem Claire Kyle, da série “Eu, a Patroa e as Crianças”, em todo o trabalho visual.

“A galera recebeu o single muito bem e fiquei feliz com o resultado. No primeiro lançamento, fizemos referência ao Júnior e agora escolhi a Claire. No EP, decidi falar sobre mais assuntos que a gente passa no dia a dia, abordando situações como rolês, viver sem depender de ninguém e relacionamentos, porque a gente também ama (risos)”, conta.

Para casar com essa diversidade de temas, Torya permeia por vários estilos musicais, que vão desde o funk, ao disco, afrobeats e love song, sempre destacando sua principal característica: a vibe melódica. Parceiros de longa data da artista, Rob, Jota e Xochuo assinam as produções das faixas.

Esse é o segundo EP solo da carreira de Torya. Considerada uma das promessas da música pop brasileira, unindo a essência do Hip Hop e Afrobeats, a cantora, de 24 anos, já possui três álbuns em sua discografia: Início (2018), A Preta (2020) e Gamora (2022)

Sempre gostei de fazer uma parada mais pensada. Tenho mais trabalhos de EP e álbuns do que singles.Isso me ajuda bastante na construção de uma estética e é sempre bom ver que tem pessoas falando a mesma linguagem que eu“, complementa.

Sobre Torya

Cria da Zona Norte de São Paulo, Torya deu início à sua carreira musical aos 15 anos de idade, fazendo covers dos seus ídolos nos shows de talentos da escola. Em 2017, teve contato com a primeira produtora da carreira e gravou suas primeiras composições, incluindo as faixas “Ela Tem”, “Acordou” e o álbum “Início”. Já em 2020, depois de realizar inúmeros shows e participações em importantes palcos do Brasil, Torya mostrou amadurecimento nos trabalhos: “A Preta” (álbum) e o ”Volupia” (EP). Em 2021 encerrou contrato com a gravadora e lançou, de forma independente, a mixtape “Gamora”, em parceria com o produtor e DJ Bié. Desde 2023, faz parte do selo KZN Records e se prepara para uma série de lançamentos em 2024.

Conectando gerações, Wrecked Machines une a história com a renovação da cena de psytrance no Brasil este sábado no Laroc

Conectando gerações, Wrecked Machines une a história com a renovação da cena de psytrance no Brasil este sábado no Laroc

looks Emmanuel Lejeune para inverno 2024

“looks” Emmanuel Lejeune para inverno 2024