in

Os Céus e suas Histórias – espetáculo para bebês traz ambiente sensorial e lúdico

Thiane Lavrador e Júlia Mariano usam elementos de dança e jogos de luz e sombra para convidar os pequenos espectadores para uma viagem interespacial

496ef3ef 6217 4032 a77e 339ca64f682e POP CYBER
Foto por: Lyvia Gamerc

Os Céus e suas Histórias é um espetáculo pensado para o público que está na primeira infância, abrangendo desde bebês e crianças pequenas de até 5 anos de idade. A montagem é inspirada no livro The Heavens and their Story, da astrônoma Annie Maunder, que foi uma das primeiras mulheres cientistas de quem se tem notícia. Ela obteve destaque na área da astronomia e projetou sua própria câmera fotográfica, conseguindo uma imagem, até então inédita, de um eclipse solar. Com elementos de dança e jogos de luz e sombra para criar uma atmosfera lúdica, os pequenos são conduzidos por uma viagem interespacial, enquanto a curiosidade, a dúvida e a sede de conhecimento movem nossa protagonista nesse caminho cheio de novidades.

O espetáculo fica em cartaz no Espaço Sobrevento, do dia 2 de março a 24 de março, com ingressos a um valor simbólico de R$2,00, abrindo a possibilidade do espectador pagar a mais. Eles podem ser adquiridos com antecedência através do site osceusesuashistorias.ibt.art, ou no local de apresentação, mediante lotação. Os Céus e suas Histórias é uma coprodução iBT e 2 Mililitros Cia Teatral.

A ideia de uma montagem pensada exclusivamente para os bebês é importante e traz inúmeros benefícios para o público desta faixa etária. De acordo com uma revisão do PNPI (Plano Nacional pela Primeira Infância) feita em 2020, o estímulo feito desde a primeira infância contribui para uma sociedade menos vulnerável e para a quebra de ciclos de pobreza. Esse documento, que visa orientar ações na defesa, promoção e realização dos direitos da criança até os 6 anos de idade, junto com outras informações, está presente no site do Governo Brasileiro e integra o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério da da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

A Montagem

A estreia do espetáculo aconteceu em julho de 2022. Com direção de Elenira Peixoto, fundadora da Cia Zin que desde 2009 vem se dedicando à pesquisa da linguagem teatral para bebês, o espetáculo dá continuidade à pesquisa em ações culturais para a primeira infância iniciada em 2017 pela 2 Mililitros Cia. Teatral. Em outubro do mesmo ano, o espetáculo foi convidado para 2 apresentações no Teatro Paulo Autran do SESC Pinheiros, tornando-se a primeira peça teatral dedicada à primeira infância a ocupar esse espaço. 

Já no final de 2023, Os Céus e suas Histórias foi o vencedor da Modalidade Circulação Pequeno Formato, promovida pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT). A iniciativa, que premiou o espetáculo com R$120,000, visa fomentar a produção teatral na Região Metropolitana de São Paulo de forma descentralizada, contribuindo para a formação democrática de público em espetáculos teatrais, valorizando a arte e a diversidade dos(as) profissionais.

Andressa Grazi Felipe e Lucas POP CYBER

Andressa Urach e namorado gravam vídeo de troca de casais com influenciadores

Jennifer Lopez lanca o aguardado album 22This Is Me…Now22 uma jornada de amor e autoaceitacao e1708124390890 POP CYBER

Jennifer Lopez lança o aguardado álbum “This Is Me…Now”, uma jornada de amor e autoaceitação