O Twitter caiu? Veja como saber se a rede está fora do ar

card wide blue

Erros no Twitter podem ser provocados por falhas e instabilidades, e fazer com que o serviço fique fora do ar por tempo indeterminado. As causas que podem levar a esse tipo de problema são muitas, e o usuário só tende a suspeitar que o Twitter caiu e não está funcionando corretamente quando não consegue postar ou carregar tuítes. Veja a seguir quatro formas de checar se o Twitter está fora do ar ou apresenta alguma falha em seus servidores.

1. Acesse sites de monitoramento

DownDetector mostra problemas no Twitter em tempo real — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

DownDetector mostra problemas no Twitter em tempo real — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Uma alternativa para saber se o Twitter está fora do ar é acessar sites que monitoram serviços com falhas na Internet, como o Downdetector (downdetector.com.br). A ferramenta fornece, em tempo real, um relatório de erros e instabilidades em diversos sites. Na página inicial do Downdetector, basta procurar pelo ícone do Twitter para ver se a rede social apresenta algum problema no momento. Existem, ainda, outras opções, como o Outage.Report (outage.report) e Is It Down Right Now (isitdownrightnow.com).

2. Cheque buscas no Google Trends

Google Trends ajuda a saber se houve pico de buscas sobre falhas no Twitter — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Google Trends ajuda a saber se houve pico de buscas sobre falhas no Twitter — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

No Google Trends, é possível descobrir se houve um pico de buscas de termos como “twitter caiu”, “twitter fora do ar” ou “twitter parou de funcionar”. Caso pesquisas do tipo tenham sofrido um aumento repentino nas últimas horas, é possível que se trate se um erro de servidor. Para verificar a informação, digite as palavras-chave no campo superior, defina o Brasil como país de varredura e filtre por “Na última hora” ou “Nas últimas 4 horas”. Um gráfico com tendência crescente indica, possivelmente, que o Twitter esteve fora do ar no período para várias pessoas.

3. Alterne entre site e app do Twitter

Alterne entre site e app do Twitter para saber se problema é interno  — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Alterne entre site e app do Twitter para saber se problema é interno — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Em alguns casos, o problema pode ser interno, e não nos servidores do Twitter. Para se certificar de que não se trata de lentidão do aplicativo ou instabilidade na conexão com a Internet, por exemplo, uma boa dica é alternar a plataforma de uso da rede social. Caso esteja acessando o Twitter pelo computador, experimente abrir o app da plataforma, e vice-versa.

4. Confira o status das funcionalidades no API Status

Twitter API Status indica disponibilidade do serviço — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Twitter API Status indica disponibilidade do serviço — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O Twitter oferece uma página (api.twitterstat.us) que permite a consulta do status de disponibilidade do serviço em tempo real. O site, que pode ser acessado por qualquer usuário, traz um histórico dos últimos problemas e uma lista das manutenções agendadas.

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

dia06 palcomundo anitta vans ihf 18

Anitta anuncia live para ensinar como brancos podem ajudar na luta antirracista

30EmYwYGM602bj5iclJWejB3bwxWY0J3bwB0b0FGdu92Y6YjM4EDM5cjN1IjOnVGcq5iNwMzMzQDOygzMGJTJygzMGJTJyADM1YkMlUDMyQTMf1SNx0yXt92YuIHct1SaGJTJGJTJBNTJwRHdopDO

Hamilton de Holanda, Wilson Simoninha e Mestrinho agitam a semana de lives da UBC, em apoio à campanha “Juntos pela Música”