O streaming chegou para ficar e transformar o mercado cultural. Um exemplo será a apresentação que Nego do Borel e Xamã farão, no dia 13 de fevereiro, às 15h, especificamente para a plataforma Aune Live. Os artistas estarão dentro de um barco no litoral do Rio de Janeiro, cantando para quem comprar, por apenas R﹩ 19,99, o show através do site aunelive.com.br e para pouquíssimos convidados, entre eles um sortudo que comprar o show, morar no Rio, for maior de idade e acabar sendo escolhido para acompanhar de forma presencial.
A proposta da nova ferramenta é levar o público até o evento que deseja assistir independentemente da distância física. E isto vale tanto para shows, como palestras e eventos de qualquer natureza. A plataforma já passou por testes, como a transmissão ao vivo da apresentação do grupo Fica Comigo, realizada na Fabrika, no Rio de Janeiro, no ano passado.
A tecnologia por trás da ferramenta é nacional, mas já passou pelo crivo da Nasa, a agência espacial americana. A carioca Storm Group, fundada por Wanderley de Abreu Jr. (foto), é responsável pelo streaming que faz com que os astronautas se comuniquem com a base da Nasa nos Estados Unidos. “Usamos os mesmos algoritmos para levar os eventos até as pessoas, numa operação semelhantes à adotada por nós no Rock in Rio, com transmissões com qualidade 4K, ou para a Globosat Play”, explica Wanderley.
O plano de negócio foi pensado de forma a não gerar custos para o artista ou palestrante. A ferramenta é feita para se pagar através dos ingressos comprados e o lucro dividido entre os produtores, configurando uma operação ganha-ganha.