MC indígena Anarandà se apresenta no Festival Theaterformen, na Alemanha

Cantora sul-mato-grossense sobe ao palco do evento internacional neste sábado (22)

MC Anarandá
Eduardo Medeiros

A MC Anarandá, indígena da etnia Guarani Kaiowá, embarca para Europa para se apresentar no Festival Theaterformen, que ocorre desde o dia 13 na cidade de Braunschweig, na Alemanha. O show inédito da cantora sul-mato-grossense está marcado para sábado, dia 22, às 21h, no palco Gartenhaus Haeckel.

A apresentação, que terá a participação da multi-instrumentista Kezia Miranda, faz parte da programação Ko’eyene, projetado artisticamente por Gustavo Caboco, que também traz performances de músicos de comunidades indígenas: Qom, Shipibo-Konibo e Sámi.

O Festival Theaterformen é voltado para música, teatro e dança. Com direção artística de Martine Dennewald, o evento tem o objetivo de dar visibilidade as perspectivas que raramente são visíveis e audíveis, e que questionam as estruturas de poder existentes com uma reflexão crítica à discriminação.

Na página oficial do Festival, a rapper é apresentada desta forma:  “MC Anarandá é Kuña Poty Rory, que em português significa ‘Mulher-flor brilhante, carismática e comunicadora’. Mulher indígena Guarani-Kaiowá, ela é a voz original e ancestral do Rap, cantora, compositora, atriz e influenciadora digital que transmite em sua música a resistência dos povos indígenas do Brasil, abrindo caminhos para a compreensão da riqueza cultural dos povos Guarani e Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

Neste projeto, Anarandá traz músicas com mensagens cheias de experiências ancestrais que acompanham o ritmo e a poesia que o Rap Indígena apresenta ao Brasil e ao mundo. Palavra falada, uma mensagem eternizada na tradição oral da cultura ancestral Guarani Kaiowá, com batidas, baixo e muito swing, e com a participação de Kezia Miranda, uma multi-instrumentista que incorpora sons ao vivo das florestas e outros ambientes do contexto histórico indígena, criando uma atmosfera sonora mágica.

Para alcançar este e outros voos, a MC conta com produção da Sonhares Filmes e Orum Sounds, que somam na direção visual a cargo da cineasta Marineti Pinheiro e na direção musical Vinil Moraes. Já quem assina a produção musical é Wagner Bagão. Mais informações: @anarandagk21

Chrystian da dupla com Ralf morre em São Paulo

Chrystian da dupla com Ralf morre em São Paulo

Foto: Laura Castro, Gabriella Saraivah e Bela Fernandes são as protagonistas de

“Tudo Por Um Pop Star 2” Tem Estreia, Trailer E Pôster Oficiais Divulgados