Laura Lavieri e Cacá Machado interpretam João Gilberto no Blue Note SP

LAURA CACA FOTOS JONAS TUCCIF0150 2 scaled POP CYBER
JONAS TUCCIF

Em 1973, João Gilberto gravou o disco que melhor sintetiza sua proposta artística: o chamado “álbum branco”.  João se isolou em um estúdio nos arredores de Nova York com o percussionista norte-americano Sonny Carr junto à pioneira da música eletrônica nos EUA, Wendy Carlos, que assumiu os processos técnicos e criativos das gravações. O trio criou uma experiência radical entre o minimalismo da voz e violão de João e uma ambiência sonora percussiva hipnótica permeada por ruídos de respiração e vassourinha sobre cesta de vime.

Cinquenta anos depois, a cantora Laura Lavieri e o compositor e violonista Cacá Machado criaram o projeto “Melhor do que silêncio”, no qual se encontram para celebrar e recriar esta obra-prima, com a participação especial do percussionista Igor Caracas. Esse trio percorre a seu modo o repertório do disco na busca do espírito radical de João: entoar mantras, flertar com o silêncio e deixar o tempo passar devagarinho.

Tudo começou com o cinquentenário do álbum, em 2023, que gerou o desejo de fazer uma homenagem. “Para mim esse álbum é a gema, ele sintetiza o que tem de mais precioso na obra do João, que é esse minimalismo, esse radicalismo de conseguir tirar tudo o que é excesso e chegar no que é essencial da música, com a nota mais precisa e a interpretação mais forte” – comentou Laura – “O fato de ser só ele voz e violão e um cesto de vime me emocionou muito, nunca tinha visto uma percussão tocada num cesto de vime. O Igor Caracas fez uma grande pesquisa e também utiliza folhas secas e vassoura de piaçava como instrumentos dentro do show”.



Cacá Machado, assim que foi convidado para integrar o projeto, sugeriu que eles estudassem minuciosamente a obra de João, “tirasse exatamente o violão de João Gilberto, procurasse o jeito de posicionar a mão e outros detalhes. E a gente vem estudando isso cada vez mais porque não é fácil entrar na dinâmica de outro músico, muito menos na de João Gilberto” – contou Cacá. – “Para mim também foi muito bacana porque me reencontrei com o violão. Sempre fui um violonista, mas depois acabei indo para a carreira de produtor, compositor, e o violão deixou de ser um protagonista. Então neste período reencontrei o instrumento, o jeito de tocar, as sutilezas”.

Assim, Laura Lavieri, Cacá Machado e Igor Caracas apresentam esse show, se apropriando do álbum, mas trazendo uma leitura deles, “tentando se aproximar o máximo possível do João Gilberto e se distanciando o máximo possível dele, pois  a gente não quer ser e nem sabe ser um cover, então trazemos um jeito nosso” – finaliza Cacá.



FICHA TÉCNICA

Laura Lavieri, voz

Cacá Machado, violão



Participação especial

Igor Caracas, percussão

REPERTÓRIO

Águas de Março, Undiú, Na Baixa do Sapateiro, Avarandado, Falsa Baiana, Eu Quero um Samba, Eu Vim da Bahia, Valsa, É Preciso Perdoar e Izaura

SERVIÇOS:

SP:

“Melhor do que o silêncio” – Laura Lavieri, Cacá Machado e Igor Caracas

Data: 21 de maio

Horário: 20 horas – Blue Note SP

ingressos R$ 120,00

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista

https://www.eventim.com.br/artist/laura-lavieri-e-caca-machado/

Rio de Janeiro:

“Melhor do que o silêncio” – Laura Lavieri, Cacá Machado e Igor Caracas

Data: 31 de maio

Horário: 20 horas

ingressos R$ 120,00

Endereço – Av. Atlântica, 1910 – Copacabana, 22021-001 Rio de Janeiro

Link: https://www.eventim.com.br/event/laura-lavieri-caca-machado-e-igor caracas-show-melhor-do-que-o-silencio-blue-note-rio-18555070/

Crumb Credit Melissa Lunar POP CYBER

Crumb lança o disco “AMAMA”

Matue Teto e WIU encerram Virada Cultural 2024 com apresentacoes impactantes no Anhangabau e Guarapiranga e1716239444662 scaled POP CYBER

Matuê, Teto e WIU encerram Virada Cultural 2024 com apresentações impactantes no Anhangabaú e Guarapiranga