in

Lagum lança novo projeto Ao Vivo e anuncia datas da nova turnê

Banda celebra sucesso da turnê com gravações exclusivas de apresentação realizada no Espaço Unimed e confirma novos shows

SHOOTING LAGUM POR BRENO GALTIER 006 1 scaled POP CYBER
Breno Galtier

Lançado em abril, o álbum “Depois do Fim” marcou o início de uma fase ainda mais próspera e criativa da banda Lagum. Com produção musical envolvente e letras que tomaram os fãs, a energia do disco resultou em uma série de shows pelo Brasil e por parte da Europa. Um deles, realizado em junho no Espaço Unimed, em São Paulo, foi gravado e já está disponível em todas as plataformas digitais. O projeto audiovisual chega acompanhado de outra notícia igualmente especial para os ouvintes: o anúncio da segunda parte da turnê com novas datas de apresentações da banda.

Além de ser uma celebração ao sucesso da temporada e um agradecimento aos fãs, a gravação do show — em formato semelhante aos DVDs — é uma forma de mostrar a energia da performance ao vivo que não é captada pelas versões em estúdio: “Muitas pessoas conheceram nosso som a partir das plataformas de streaming, com nossas gravações de estúdio, mas o que a gente faz no palco chega a ser completamente diferente. O Lagum é uma banda que nasceu nos palcos e só depois foi gravar a sua primeira música”, comenta Pedro Calais, vocalista da banda, que também entende o lançamento como uma forma de transmitir a potência dos shows a quem não conseguiu comparecer à turnê. “Hoje em dia, com a facilidade do consumo de música na palma da mão e, ao mesmo tempo, a dificuldade geográfica de levar nosso show para todo o Brasil, nós queremos levar pra casa das pessoas aquilo que mais nos orgulhamos e nos conectamos, que é Lagum Ao Vivo”.

A escolha de registrar o show de São Paulo não foi por acaso: além de esgotado, tocar no espaço era um sonho da banda: “O show no Espaço Unimed foi um marco na nossa carreira, com 8 mil ingressos vendidos em São Paulo, na Turnê Depois do Fim. Um lugar que já sonhávamos em tocar há muito tempo e que representa bastante pro mercado da música”, compartilha Calais. Desde o repertório à cenografia (que representa o ambiente em que a banda foi formada), toda a apresentação foi pensada para construir um ode à trajetória do Lagum. Foram 13 câmeras filmando o show, que tem direção de Júlio Loureiro e captação de áudio por Maycon Mendes. Para Jorge, guitarrista da banda, o show reflete todo o trabalho realizado pelo grupo durante o ano: “2023 foi um ano de muitos acontecimentos para o Lagum. Nos esforçamos muito, ensaiamos muito e entregamos um show maravilhoso que representa o ápice da turnê”.

Os vídeos também demonstram a relação da banda com a sonoridade, estética e performance do rock e como outros instrumentos (como sintetizadores e o trompete) foram incorporados ao trabalho do grupo. Na turnê, pela primeira vez, Zani (guitarrista) também experimenta nos teclados e Chicão (baixista) no “Moog”. O trompete é tocado pelo músico que integra a turnê, Willian Pajé. “Depois de alguns anos produzindo álbuns e fazendo shows, percebemos que muita gente não tinha acesso ao tipo de entrega que fazemos ao vivo. Lançar esse projeto, juntamente com uma nova turnê, é fazer com que as pessoas possam ter essa experiência tanto dentro de casa quanto nas novas datas de shows”, compartilha Zani, guitarrista da banda.

Em relação à segunda fase da turnê, a ideia é passar por ainda mais localidades e continuar explorando as possibilidades da música ao vivo para potencializar a obra da banda. “São quase 10 anos de banda, vários álbuns, e muitos singles. Com isso, podemos brincar, experimentar e ampliar ainda mais o nosso repertório nos shows. Atingimos um novo nível de maturidade e entrosamento musical nessa turnê e a ideia é que isso se expanda ainda mais na segunda fase. Vamos chegar com tudo em 2024!”, finaliza Jorge.

G B IN CASA 34 scaled POP CYBER

“Guilherme e Benuto In Casa – As Que Marcaram” é o novo projeto de regravações da dupla

Captura de Tela 2023 12 19 as 09.48.57 POP CYBER

Breno e Caio Cesar encerram o ano com chave de ouro, com o aguardado lançamento do DVD “La Fiesta” – Volume 2!