Connect with us

Música

Kany García lança seu novo single “DPM (De Pxta Madre)”

Published

on

Kanyparadpm2 2 242254909 scaled

Hoje, a premiada cantora e compositora porto-riquenha Kany García apresenta seu primeiro lançamento como artista principal em 15 meses com o hino libertador “DPM (De Pxta Madre)”. O single está disponível em todas as plataformas de streaming de música digital, enquanto o videoclipe pode ser apreciado no canal dela no Youtube.

Uma refrescante fusão acústico-tropical, “DPM (De Pxta Madre)” oferece uma mensagem fortalecedora apesar de seu título irreverente. As letras aumentam a consciência de como a vida pode ser difícil em um relacionamento tóxico. “Me fui acostumbrando a discutir por las tonterías que no importaban, y aunque tuviera yo la razón, igual te la daba.” (Acostumei-me a discutir sobre coisas mesquinhas que não importavam e, mesmo que estivesse certa, daria a você a última palavra).

No entanto, a protagonista encontra coragem para se libertar, se reconectar com os amigos e redescobrir seu verdadeiro eu, o que leva ao título, uma abreviatura que significa “de pxta madre”.

Esta canção foi escrita por Kany junto com três outros vencedores do Latin GRAMMY® – os músicos venezuelanos Servando Primera e Yasmil Marrufo, além do engenheiro e produtor colombiano Richi López, que também atua como produtor da faixa.

Filmado no Virginia Key Beach Park de Miami pelo diretor Andrés Ibáñez para Rockanfella, Inc., o videoclipe festivo deixa claro que podemos abandonar um relacionamento manipulador em qualquer idade e podemos ajudar outros a fazer o mesmo. Preparando comidas e bebidas deliciosas, e nos encantando com sua personalidade, Kany organiza um encontro para pessoas de todas as esferas da vida que estão prontas para conquistar suas vidas de volta.

“DPM (De Pxta Madre)” é o primeiro lançamento original de Kany desde o álbum de seu álbum em 2020, Mesa Para Dos, que recebeu uma indicação ao GRAMMY® de Melhor Pop Latino ou Álbum Urbano.

Desde o lançamento de Mesa Para Dos, ela também se juntou ao pianista Arthur Hanlon em um remake do clássico de Ana Gabriel de 1992, “Evidencias”, e fez um dueto com JP Saxe na versão em espanhol e inglês de seu single “Like That”.

Sobre Kany García:

A renomada cantora e compositora porto-riquenha Kany (pronuncia-se Connie) García é um talento único e inconfundível cujas performances expressivas, jogo de palavras vívido e letras perspicazes a tornaram a voz de mulheres jovens na América Latina e nos Estados Unidos.

Vencedora de seis Latin GRAMMYs®, Kany García lançou seu primeiro álbum Cualquier Día em 2007. Nos últimos 14 anos, ela escreveu e gravou alguns dos maiores sucessos do pop latino, incluindo “Hoy Ya Me Voy,”, “Alguien”,”Duele Menos” e “Para Siempre.”.

Seu quinto álbum de estúdio Soy Yo (2018) foi eleito um dos 50 Melhores Álbuns Latinos da Década pela Billboard, e o videoclipe de seu single “Banana Papaya”, com Residente, ganhou o Latin GRAMMY® 2019 de Melhor Videoclipe. Em 2019, ela lançou seu sexto álbum Contra El Viento, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Cantora e Compositora no Latin GRAMMYs®.

No mesmo ano, Kany ofereceu um concerto histórico no El Coliseo de Puerto Rico em San Juan, que foi gravado para um especial da HBO.

Seu último disco Mesa Para Dos (2020) é composto por 10 dez duetos totalmente originais com artistas como Carlos Vives, Camilo, Mon Laferte e Carlos Rivera; e ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Cantora e Compositora no Latin GRAMMYs® pelo segundo ano consecutivo.

Retribuindo à comunidade latina nestes tempos durante a pandemia, Kany aparece na nova versão all-star de “Color Esperanza” de Diego Torres, (Color Hope), que arrecada fundos para os esforços da Organização Pan-Americana de Saúde contra o vírus.

Como compositora, Kany escreveu canções para artistas lendários como Jennifer López, Chayanne e Ha*Ash.

Além do Latin GRAMMYs®, Kany obteve sucesso em outras cerimônias de premiação de prestígio. Ela ganhou Outstanding Music Artist, Spanish no 2017 GLAAD Music Awards em Nova York. Ela também foi vitoriosa nos prêmios ASCAP, Billboard Latin Music Awards, Elena Casals Musa, Premios Juventud e Premios Soberano (República Dominicana). Kany García faz discos que resistem ao teste do tempo – tesouros que recompensam nossa descoberta e redescoberta.

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: [email protected]

Advertisement