O produtor e compositor do sudoeste da Inglaterra, Jim Godfrey, revelou um novo som “pesado em MOOG” em seu mais recente EP de 3 faixas, The Abominatron.
The Abominatron é nomeado em homenagem ao título que o inventor do MOOG, Bob Moog, deu ao seu novo sintetizador em 1965. Bob Moog é sampleado e pode ser ouvido falando sobre “The Abominatron” na faixa principal do EP.
Combinando sintetizadores orgânicos Moog, loops, baixos distorcidos, baterias Linn e um piano Bluthner Grand carregado de reverb, The Abominatron oferece uma jornada sonora ao coração do Moog. Inspirado pelos sons de bandas modern-retro como Air, Hot Chip, LCD Soundsystem e pela abordagem repleta de samples do Public Service Broadcasting, The Abominatron constrói-se em um groove de ritmo lento, lavado com ricas vozes de Moog e um piano melancólico. O veterano guitarrista Joe Short, baixista da lenda punk Sioxsie Sioux, participa tocando baixo na faixa-título, proporcionando uma introdução lírica sublime a todo o EP.
Na segunda faixa, Social Climber, encontramos um groove atmosférico de electro/piano, com um motivo de piano doce e melancólico, um solo de MOOG melódico de comprimento duplo na ponte, cordas atmosféricas e um sintetizador eletro pulsante repetitivo que acompanha toda a peça.
Por fim, Twenty Years Ago Today, a terceira faixa do EP, é uma homenagem cheia de samples a Sgt. Peppers, com um groove nostálgico e uma ponte de piano suave que remete aos grandes hits de piano ao vivo dos anos 1970.
Jim Godfrey comentou:
“Essas peças foram um verdadeiro trabalho de amor. Meu objetivo aqui foi misturar os sons do Moog com os samples de piano e vocais de uma maneira que parecesse autêntica à sua herança, mas ainda muito contemporânea. Estou orgulhoso dos resultados e espero que os ouvintes também estejam. É definitivamente uma direção na qual quero me aprofundar ainda mais.”