Harman do Brasil registra mais de 250 mil produtos falsificados apreendidos em 2021

JBL Compre Original e1644335184515

Líder global do segmento de áudio, a Harman registrou a apreensão de mais de 250 mil produtos falsificados em 2021, envolvendo principalmente as caixas de som portáteis e os fones de ouvido das marcas JBL e Harman Kardon. A empresa monitora as ações da Receita Federal que têm por objetivo o combate à pirataria no Brasil – no último ano, foram mais de 40 operações com apreensão de produtos, devido às fiscalizações realizadas pelas autoridades. Em 2020, a Harman fechou o ano com mais de 295 mil itens apreendidos nacionalmente.

Entre os mais de 250 mil itens apreendidos em 2021, 63% são caixas de som portáteis, 29% rótulos com réplicas das logomarcas e 8% fones de ouvido. Além desse monitoramento junto às autoridades, a Harman mantém uma atenção especial com lojas online e outros varejistas para inibir os anúncios de modelos falsificados.

Rodrigo Kniest, vice-presidente Senior para a América do Sul e presidente da Harman do Brasil, reforça a importância do trabalho da Polícia Federal no combate à pirataria. “As recorrentes cargas de produtos falsificados prejudicam nossa empresa, o mercado e a sociedade com produtos que tem performance muito inferior, eventualmente colocando em risco os usuários com baterias que podem até incendiar e, ainda, sonegando impostos que deveriam ser revertidos em serviços para a comunidade”, afirma o executivo.

Em linhas gerais, há dois perfis de consumidores destas réplicas. Há pessoas que não percebem que o produto é falsificado e, consequentemente, decepcionam-se com a qualidade da marca posteriormente. “Muitas vezes recebemos reclamações em nossos canais de comunicação de modelos que sequer temos em nosso portfólio”, destaca Rodrigo Kniest. Já outra parcela do público busca conscientemente a pirataria, pois quer ter aquele produto desejado mesmo que abaixo do padrão original – no entanto, colocam-se em risco com baterias ilegais, além de ter um item sem nenhuma das tecnologias exclusivas da Harman, com um som descaracterizado e de baixa qualidade.

Como identificar caixas de som e fones de ouvido falsificados

A primeira dica para identificar caixas de som e fones de ouvido falsificados da JBL e da Harman Kardon é conferir os portfólios das marcas em seus canais oficiais. Em diversas situações, o mercado clandestino comercializa modelos com nomes que sequer existem na empresa, além de ofertar preços muito abaixo dos praticados pelo mercado regular.

Além do som com qualidade superior, as marcas da Harman são amplamente reconhecidas por seu design de ponta e visual elegante. Comumente, os produtos falsificados contam com a logomarca distorcida ou muito grande. Outro ponto de atenção é a paleta de cores e os detalhes de cada item (como traços metálicos, acabamentos em couro, etc), que o mercado ilegal não consegue se aproximar com precisão.

A história da Harman se mistura com todo o desenvolvimento do segmento de áudio no mundo. As tecnologias de som e conectividade da marca foram projetadas a partir deste conhecimento profundo obtido ao longo de décadas no mercado, de forma que a pirataria não é capaz de produzir algo minimamente parecido. Portanto, ao ouvir uma caixa de som ou fone de ouvido da JBL ou da Harman Kardon com qualquer distorção de graves, o consumidor já pode ter certeza: não se trata de um produto original.

Para saber mais, acesse o site oficial da JBL e confira a página “Compre Original”: https://bit.ly/3gUqm1O.

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

Novo hit Jonas Esticado anuncia single com participação de Marcynho Sensação

Novo hit: Jonas Esticado anuncia single com participação de Marcynho Sensação

OSCAR 2021

Veja lista completa de indicados ao Oscar 2022