1. Home
  2. »
  3. Música
  4. »
  5. #FreeRBD: Fãs pedem liberaç...
in

#FreeRBD: Fãs pedem liberação de direitos do catálogo da banda

logo do pop cyber
(POP CYBER)

“A #LIVEEXPERIENCE foi uma homenagem aos fãs do RBD mesmo depois de 12 anos do fim do grupo e uma forma de entretenimento para ajudar na conscientização do #FiqueEmCasa, devido ao surto do Covid-19. Mas infelizmente foi retirado do ar antes mesmo do término de Ser o Parecer, a primeira música do setlist.

Sendo assim, nesta segunda-feira (11) os fãs do RBD subirem a hashtag “FreeRBD” no Twitter com o objetivo de pressionar a Universal e Televisa a liberarem, ou pelo menos pra saberem quem detém os direitos do catálogo da banda, para assim podermos usufruir o material do RBD nas plataformas digitais.

A decepção foi somada às inúmeras tentativas de que o material do sexteto seja incluído em plataformas digitais como Spotify ou YouTube. Com a polêmica, vários fãs foram protestar contra Carlos Lara, autor e produtor de vários sucessos da banda.

“Eu não tenho os direitos do RBD. Se fosse assim, eu seria multimilionário e todos os álbuns estariam no mercado”, disse o profissional em caixa alta no depoimento. (…) Não sei quem disse que eu era o dono”.

“Os produtores de todo o projeto e compositores de algumas obras fomos Armando Ávila e eu, mas a empresa que nos contratou foi a EMI (hoje Universal), assim como a Televisa”, continuou Lara.

“Compartilho com vocês o desejo de que toda obra do RBD volte às plataformas e às lojas, mas não depende de mim. Sigam pressionando Universal e Televisa”, finalizou o produtor.

Como autor e produtor, Carlos Lara vendeu mais de 30 milhões de cópias e trabalhou com artistas como icky Martin, Menudo, Timbiriche, Flans, Magneto, Diego Schoening, Lynda, Yuri, Lola, Luis Fonsi, UFF, Kudai, Diego, além do RBD.

Sobre RBD:

O grupo foi formado em 2004 após a conclusão da novela “Rebelde”. Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher von Uckermann foram selecionados para interpretar os seis protagonistas da trama e também se tornaram os integrantes do RBD. A combinação de talento, beleza e personalidades únicas de cada membro contribuiu para o sucesso meteórico do grupo.

RBD lançou seu álbum de estreia homônimo em 2004, que rapidamente se tornou um fenômeno de vendas em toda a América Latina e em outros países de língua espanhola. O álbum apresentava canções como “Rebelde”, “Sálvame” e “Sólo Quédate en Silencio”, que se tornaram hinos para os fãs do grupo. A música do RBD era um pop cativante, com letras que abordavam temas como amor, amizade, rebeldia e autoexpressão.

O sucesso do RBD se estendeu além da música. O grupo também estrelou uma série de televisão chamada “Rebelde”, que narra as aventuras e desventuras de seis jovens em uma escola de elite. A série foi um grande sucesso e ajudou a solidificar a popularidade do RBD. Os membros do grupo se tornaram ícones da cultura pop, com seus rostos estampados em revistas, produtos licenciados e shows lotados em todo o mundo.

Durante sua carreira, RBD lançou vários álbuns de estúdio em espanhol, português e, inglês incluindo “Nuestro Amor”, “Celestial” e “Rebels”. Eles embarcaram em várias turnês internacionais, esgotando ingressos em locais icônicos, como o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Estádio Azteca, na Cidade do México.

Infelizmente, em 2008, o RBD anunciou sua separação. O último show do grupo foi realizado em dezembro de 2008 no Estádio Palacio de los Deportes, na Cidade do México. Após a separação, cada membro do RBD seguiu caminhos individuais em suas carreiras, explorando diferentes áreas da indústria do entretenimento, como música, teatro e televisão.

Apesar de sua separação, o legado do RBD permanece forte. O grupo deixou uma marca duradoura na cultura pop latino-americana e continua a ser lembrado e amado por fãs de todas as idades. A música do RBD continua sendo ouvida, suas apresentações ao vivo são assistidas online e seu impacto na indústria do entretenimento ainda é sentido.

logo do pop cyber

Zé Ricardo celebra 50 anos com live musical em apoio à campanha “Juntos Pela Música”

logo do pop cyber

Misael acaba de lançar “Coração Calejado”, novo single escrito em parceria com Haitam