in

Francisco Gil lança primeiro álbum da carreira, “Raiz”, e videoclipe para “Coração Tambor”

logo do pop cyber
(POP CYBER)

Francisco Gil (ou simplesmente Fran, como ele prefere) dá nesta sexta feira, 10 de janeiro, seus primeiros passos na carreira solo com o lançamento do álbum “Raiz”. Mas passos certeiros e de gente grande. Para seu CD de estreia o cantor traz participações de grandes nomes da música nacional. Caetano Veloso, o acompanha na faixa “Divino Amor”, enquanto seu avô – Gilberto Gil – participa da música que fecha o disco, chamada “Afro-futurista”. Ruxell é a participação da faixa “Leve Axé” (que conta ainda com backing vocals da filha de Francisco e Laura Fernandez, a pequena Sol de Maria Gil, de 4 anos) e Russo Passapusso, do BaianaSystem, completa o time de convidados na faixa que dá título ao álbum. 

“Raiz” conta com 9 canções e explora ritmos de origem africana e ritmos brasileiros associados a elementos de produção que flertam com a música pop e o R&B americano. Trazendo frescor, novidade e singularidade ao som do cantor. Seu avô e colaborador no disco, Gilberto Gil, pontua: “Raiz” tem muito a ver com a formação de quem é o fran e com as suas origens. Tanta coisa vem da África para o Brasil. Ele gosta de tudo disso. Faz com muito gosto e está cantando muito bonito. Parabéns, Fran”. Russo Passapusso, do BaianaSystem, é outro parceiro musical que destaca os processos e o momento de vida de Fran: “Meu encontro com o Francisco foi justamente essa dádiva. Nosso tempo era o mesmo. Percebi que ele tinha uma maturidade musical que nos fazia entender o q estava chegando e a música se aproximo. Deixa chegar!”

Coração Tambor”, além de abrir o álbum, foi a primeira música a receber um videoclipe, já disponível no canal do selo que Fran é parte, a BLACKTAPE. O primeiro clipe do álbum “Raiz” conta com uma pegada documental e é um filme de Francisco Gil, Pedro Alvarenga e Rafael Di Celio. O trio passou 20 dias em Angola e uma semana na Namíbia, com o objetivo de buscar as raízes e a ancestralidade que forma fran, e sobre a viagem comenta: “A questão de chegar em um lugar completamente novo, com planos de querer ir a fundo naquela realidade… isso tudo gerava apreensão, mas ao mesmo tempo existia uma força maior ali que fazia tudo ser leve e uma certeza de que só coisas boas estavam por vir”

A produção do disco foi feita pelos DOGZ, grupo de produtores composto por Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos. Sobre o processo de composição e produção de “Raiz” contam: “Raiz é um dos trabalhos mais incríveis e sinceros que já tivemos o prazer de fazer! Na verdade eu nem sei se chamaria de trabalho, pq estava com meus amigos, tentando encontrar uma forma verdadeira e única de colocar toda luz e amor do nosso Fran em som.” Os DOGZ são conhecidos no mercado fonográfico por serem os responsáveis por hits de artistas como IZA, Anitta, Preta Gil, Gloria Groove e Lulu Santos. “Acho que trabalhar com os amigos tem essa facilidade, tudo foi tão fluido, tão recíproco. É como se você podesse colocar em palavras, sentimentos e sons, tudo que aquele seu amigo é. Raiz, do Fran, não poderia ser diferente, você se encanta pelo Fran na primeira música da mesma forma que você se encanta com ele quando ele sorri quando te vê!” completam.

logo do pop cyber

Mc 2K e Mia Badgyal lançam novo single “Eu Nunca Vi”

1 pop cyber purple POP CYBER

Selena Gomez divulga o clipe da faixa-título de seu novo álbum, “Rare”