1. Home
  2. »
  3. Entretenimento
  4. »
  5. Força-tarefa do Ministério...
in

Força-tarefa do Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras reduz para três cidades sem comunicação no RS

Dos 497 municípios do estado, 344 estão com sinal em funcionamento das três operadoras de telefonia móvel

Forca tarefa do Ministerio das Comunicacoes Anatel e operadoras reduz para tres cidades sem comunicacao no RS 1 1 POP CYBER
Foto: Anatel/Divulgação

A força-tarefa do Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras reduziu para três cidades no estado sem serviços de telecomunicações. São elas: Ivorá, Tabaí e Tunas. De acordo com dados da agência, há 344 cidades no estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações.

“Com uma grande força-tarefa, estamos melhorando a situação da telefonia e da internet no Rio Grande do Sul. Hoje temos apenas três cidades sem cobertura. Já o número de municípios com as três grandes operadoras funcionando subiu de 271 para 344”, disse Juscelino.

A Anatel criou um painel de dados que permite ao público monitorar a situação operacional das redes móveis no estado, que está disponível neste link: Link. Além do balanço estadual, a informação é detalhada por percentual de falta de sinal das redes móveis afetadas pelas enchentes (afetação) por município. O painel é atualizado diariamente às 21h.

Com a abertura de roaming entre as prestadoras, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar, os impactos sobre os serviços de telecomunicações foram minimizados. Com isso, os usuários podem utilizar ao menos uma operadora nos 150 municípios gaúchos com serviços de telecomunicações afetados de forma parcial.

Além disso, as operadoras vão manter o sinal dos clientes inadimplentes no Rio Grande do Sul. Isso permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.

Ações

O Ministério das Comunicações disponibilizou 53 antenas de emergência da Telebras para atender prefeituras – para viabilizar a retomada de serviços públicos para a população -, Defesa Civil, equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes. Além disso, a empresa estatal pretende instalar 390 antenas de pontos fixos de internet via satélite, em locais onde há energia elétrica.
Os Correios estão recebendo em toda a sua rede de agências donativos destinados às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Com a ampliação, mais de 10 mil unidades em todo país passam a receber a doação de itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Já foram arrecadadas mais de 1,5 mil toneladas de doações desde segunda-feira (6).

Teatro rival petrobras apresenta biafra 45 anos de sucesso POP CYBER

Teatro Rival Petrobras apresenta: Biafra – 45 anos de sucesso

demi lovato instagram e1715528697321 POP CYBER

Descubra o gênero do novo álbum de Demi Lovato